quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

OCEANIA

  A Oceania ocupa 5,6% das terras emersas do globo e é o menor e menos povoado continente do planeta, onde se localizam 14 nações e outras pequenas possessões estadunidenses, francesas e britânicas. Graças à sua colonização mais recente, é também chamado de o "novíssimo" continente. Mas um fato se torna relevante ao estudarmos essa região. Apesar de também terem sido colônias, os dois principais países da região, Austrália e Nova Zelândia, apresentam elevados índices de desenvolvimento humano, sendo as únicas nações inclusas no chamado "Norte industrializado", ou desenvolvido, que se situam ao sul da linha do Equador.
  Sua maior área concentra-se no território da Austrália, cercado ao norte e a leste por milhares de ilha, com destaque para Papua-Nova Guiné e a Nova Zelândia. As ilhas menores são classificadas em três grupos: Melanésia (ilha de negros), Polinésia (muitas ilhas) e Micronésia (pequenas ilhas).

POVOS NATIVOS, COLONIZAÇÃO E DOMÍNIOS CULTURAIS
  Durante muitos séculos, os europeus acreditavam na existência de uma terra desconhecida ao sul da linha do Equador, ao qual chamavam de terra australis incognita. Essa teoria não tinha critério científico e baseava-se no fato de que, devido às extensas superfícies continentais existentes no hemisfério Norte, uma massa equivalente deveria existir ao sul.
  Apesar da extensão territorial não ser aquela imaginada, coincidentemente havia de fato uma terra que permaneceu isolada até 70 mil anos atrás, quando ali chegaram os primeiros habitantes. Uma glaciação naquele período teria rebaixado o nível dos oceanos e possibilitado a migração de povos do continente asiático para a massa continental australiana.
Pintura rupestre aborígene no Parque Nacional de Kakadu, no norte da Austrália
  O principal povo a habitar essa região foram os aborígenes, que, mesmo não dominando a escrita, possuíam uma cultura rica e complexa, registrada por meio de pinturas rupestres e utensílios de caça e coleta.
  A partir do século XVII, com a chegada dos europeus, a história desses povos começou a mudar. Muitos foram exterminados ou obrigados a viver em reservas definidas pelos colonizadores. Uma grande parcela foi escravizada ou, mais tarde, empregada como mão de obra barata no campo ou nas cidades, onde foram, e em muitos casos ainda são hoje, vítimas de preconceito e segregação racial.
Aborígenes australianos
  As ilhas do Pacífico, por sua vez, foram ocupadas por povos de diferentes etnias, como os maoris, na Nova Zelândia, os polinésios, melanésios e micronésios, que teriam chegado na mesma época em que os aborígenes penetravam nas terras que hoje formam o território australiano.
Povos maoris
  Os primeiros europeus a aportarem na Oceania, em 1606, foram os holandeses. Eles navegaram pela costa da Austrália denominando-a de Nova Holanda. Outro navegador do mesmo país, Abel Tasman, chegou a uma ilha ao sul do continente (hoje denominada Tasmânia), à Nova Zelândia e às ilhas Fiji em meados do mesmo século.
Ilha da Tasmânia - Austrália
  Os holandeses, no entanto, não chegaram a colonizar essas terras, que foram ignoradas por mais de um século pelos exploradores do Velho Mundo. Em 1770, os ingleses, liderados pelo capitão James Cook, chegaram à costa leste e deram a ela o nome de Nova Gales do Sul, em referência ao País de Gales, no Reino Unido. Mas a constatação de que a Austrália formava um bloco continental único só ocorreu no início do século XIX quando, pela primeira vez, ela foi cartografada como tal.
James Cook (1728-1779)
  A ocupação inglesa iniciou-se em 1788, quando foi fundada Port Jackson, atual Sydney, nome em homenagem ao secretário do interior britânico na época. Assim como Sydney, outros pontos do país foram transformados em colônias penais, ou seja, lugares onde eram construídos presídios para abrigar os condenados das ilhas britânicas. Cerca de 160 mil prisioneiros foram enviados para lá até 1868.
Sydney - Austrália
  Na mesma época, dezenas de expedições partiam de vários pontos da Austrália com o  objetivo de explorar as terras recém-conquistadas. Esta é uma das razões para que grande parte da toponímia australiana se refira à metrópole britânica, como o nome de alguns estados: Vitória (nome da rainha inglesa), Quessland (terra da Rainha) e Nova Gales do Sul.
  A Comunidade da Austrália foi fundada em 1901 como uma federação de seis estados. Atualmente, além dos três estados citados, há também a Austrália Ocidental, Austrália Meridional e a Tasmânia, e ainda os Territórios do Norte e da Capital Federal.
Mapa da Austrália
  Em 1999, às vésperas de completar seu centenário, a Comunidade da Austrália, como é chamada oficialmente o país, submeteu sua população a um plebiscito para poder torná-lo uma República. No entanto, a maioria dos australianos optou por manter seu atual status de monarquia constitucional sob a Coroa Britânica, tendo a Rainha da Inglaterra como Chefe de Estado.
FONTE: Bigotto, José Francisco. Geografia sociedade e cotidiano: espaço mundial 2, 9º ano / José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza Vitiello, Maria Adailza Martins de Albuquerque. -- 2. ed. -- São Paulo: Escala Educacional, 2009.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog