sexta-feira, 6 de maio de 2011

SIG (SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA)

  O SIG (Sistema de Informação Geográfica), é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
  O SIG também exemplifica as enormes possibilidades de coleta e processamento de dados espaciais gerados pela utilizaçao da informática.
  Os SIG são o resultado da utilização conjunta de mapas digitais, crescentemente elaborados com base em imagens de satélite e o auxílio do GPS e de bancos de dados georreferenciados. Esses sistemas computadorizados, permitem coletar, armazenar, processar, recuperar, correlacionar e analisar diversas informações sobre o espaço geográfico, gerando grande diversidade de mapas e gráficos para necessidades específicas.
  É um poderoso instrumento para o planejamento urbano e rural, facilitando também a solução de problemas espaciais complexos.
  Há vários exemplos de aplicação prática dos sistemas de informações geográficas, cada vez mais presentes nas empresas e nos órgãos públicos de gerenciamento territorial, como prefeituras e órgãos de planejamento.
SIG sobre o Jardim Botânico do FCUP (Faculdade de Ciências Universidade do Porto - Portugal)
  Os SIG podem ser utilizados para:
  • planejar a distribuição e calcular os custos dos serviços prestados pelas prefeituras no território municipal, como a coleta e a destinação do lixo;
  • planejar investimentos em obras públicas, como a canalização de um córrego, um novo viaduto, um hospital, e avaliar seus resultados;
  • facilitar o levantamento de imóveis para cálculo e controle da arrecadação das taxas e impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Territorial Rural (ITR);
  • melhorar a qualidade do sistema de transportes coletivos e do tráfego urbano;
  • cadastrar propriedades, empresas e moradores, com grande número de informações, tornando mais rápidos e eficientes os programas de atendimento.
  Os SIG também têm sido muito utilizados para as pessoas se situarem e se locomoverem nas grandes cidades. Com ele, é possível descobrir a distância entre dois pontos, identificar rotas de circulação, itinerários de ônibus, localizar endereços etc.
Imagem sobre os bairros da Zona Leste de Natal
  As empresas que trabalham com pesquisas de opinião, de comportamento, de intenção de voto etc., conseguem resultados muito mais rápidos e precisos com a utilização de um SIG. As informações coletadas são rapidamente apresentadas em tabelas, gráficos e mapas integrados, servindo de base para as decisões das empresas. Os SIG também têm sido bastante utilizados no turismo, tanto no planejamento das atividades de lazer quanto na localização de atrações turísticas em plantas digitais que servem para orientar os usuários.
Fonte: Sene, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil, volume 1: espaço geográfico e globalização: ensino médio/Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. - São Paulo: Scipione, 2010. 

Um comentário:

Edil santos disse...

É primordial oconhecimentodoSIGna area do meio ambiente.Esse sistema coleta , armazena, processa,recupera,correlaciona e analisa diversas informações sobre o espaço geográfico gerando assim diversos mapas e gráficos em diversas áreas.

ADSENSE

Pesquisar este blog