sexta-feira, 31 de julho de 2015

HUNGRIA

Rio Danúbio, em Budapeste
  A Hungria ocupa a maior parte da Grande Planície Húngara, no centro-sul da Europa, e, embora sem saída para o mar, tem boa comunicação fluvial com outros países através do Rio Danúbio. Esse rio separa os dois centros urbanos (Buda e Peste) que formam a capital, Budapeste. Indiscutivelmente, Budapeste foi nas últimas décadas a verdadeira metrópole da Europa oriental, pois fornecia produtos e serviços diversificados a uma população com razoável poder aquisitivo. O país limita-se ao norte com a Eslováquia, Ucrânia e Áustria, a leste com a Romênia, a oeste com a Áustria e a Eslovênia, e a sul com a Croácia e a Sérvia.
  A Hungria é membro da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), da União Europeia e do Grupo Visegrád (também chamado V4, é uma aliança para fins de cooperação entre quatro países da Europa Central: Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia).
Mapa da Hungria
HISTÓRIA
  A Hungria é formada por descendentes da tribo dos magiares, cavaleiros oriundos das margens do rio Volga. Esse povo vieram da região norte dos Montes Urais, onde levava uma vida nômade.
  A região que abrange a atual Hungria era uma parte das províncias romanas da Dácia e da Panônia. Localizadas no território limite do Império Romano, essas províncias foram das primeiras a cair em mãos de tribos germânicas que começaram a invadir o território no final do século II.
  Durante o século VIII, os moravos, um dos povos eslavos, se apossaram das regiões norte e leste e, de 791 a 797, Carlos Magno, rei dos francos, anexou o restante da região. Nos anos 895 e 896, os magiares tomaram o controle da Panônia e da Morávia sob o comando do chefe Arpad. Em 955, Oto I, o Grande, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, os derrotou na grande batalha de Lechfeld, facilitando a penetração do cristianismo e da cultura do ocidente na Hungria.
  Estevão I, que mais tarde passou a se chamar Santo Estevão da Hungria, conseguiu unificar o país no início do século XI (997) e se torna o primeiro Rei da Hungria, no ano 1000, pela outorga do papa Silvestre II, convertendo toda a região ao cristianismo e recebendo o título de rei apostólico.
Estátua de Santo Estevão, em Budapeste
  O cristianismo acabou com o paganismo, tornando-se a religião oficial. A autoridade real centralizou-se e o país dividiu-se em comitats (condados) administrativos. A população não-magiar passou a ser tratada como uma etnia submissa. Os sucessores de Estevão incorporaram os territórios da Croácia, Bósnia, parte da Transilvânia e da Dalmácia.
  A partir do século XII, a autoridade real começa a entrar em declínio, devido principalmente a distribuição de propriedades da coroa, pelo imperador bizantino Manuel I Comnenos, aos seus partidários da nobreza húngara, propiciando o desenvolvimento do feudalismo.
  Em 1308, Carlos Roberto de Anjou e da Sicília foi eleito rei da Hungria com o nome de Carlos I da Hungria, estabelecendo no país a dinastia Anjou. Durante o seu reinado, que acabou em 1342, ele restaurou a ordem, impondo limitações aos nobres e consolidando o reino. Adquiriu também novos territórios, entre os quais se encontravam em zonas da Bósnia e em parte da Sérvia. Através de seu casamento com Isabel, irmã de Casimiro III, o Grande, rei da Polônia, garantiu a sucessão do seu filho Luís ao trono polonês.
Szeged - com 165.542 habitantes, é a quarta maior cidade da Hungria
  Em 1458, foi eleito rei Matias Corvino, apesar de forte oposição por parte dos partidários do imperador do Sacro Império, Frederico III da Estíria. O novo monarca introduziu diversas reformas administrativas, criou um exército permanente e desenvolveu o comércio e a cultura no país. Obteve o controle da Áustria dos Habsburgo em 1485, transferindo sua residência para Viena. Após a morte de Matias, em 1490, os senhores feudais adquiriram novamente seus antigos privilégios.
  Em 1526, o exército turco de Solimão I, o Magnífico, derrotou o exército húngaro na batalha de Mohacs. Durante mais de 150 anos após a derrota de Mohacs, a Hungria foi testemunha de lutas contínuas entre os imperadores Habsburgo do Sacro Império, que se apossaram da parte oeste do reino, os turcos estabelecidos na parte central e grupos da nobreza húngara.
  Durante a luta pela posse da Hungria, a Transilvânia se tornou o centro do movimento magiar contra o domínio dos turcos e dos austríacos. Os magiares abandonaram a Igreja Católica durante a Reforma Protestante, agravando sua inimizade contra os Habsburgo. Desde meados do século XVI, com a Contra-Reforma imposta pela Igreja Católica, a luta entre os protestantes magiares e os católicos Habsburgo tornou-se cada vez mais violenta, acarretando na chamada Guerra dos Quinze Anos (1591-1606).
Ponte das Correntes, em Budapeste
  A guerra turco-austríaca se estendeu de 1593 a 1648, quando o imperador Rodolfo II se viu obrigado a conceder aos magiares da Transilvânia a autonomia política e religiosa e várias concessões territoriais. Pelas prescrições da Paz de Karlowitz (1699), os turcos só conservaram o Banato de Temesvar, uma região que eles perderiam 19 anos depois, garantindo a Transilvânia para a dinastia Habsburgo.
  Após a explosão da Revolução Francesa, em 1789, inúmeros nacionalistas magiares, influenciados pelas ideias revolucionárias, fizeram ressurgir o nacionalismo húngaro a partir de 1815. Este despertar trouxe como consequência a criação do Partido Liberal, que lançou uma campanha em favor de um governo constitucional e de reformas que reduziam algumas das exigências dos senhores feudais sobre os camponeses.
Parque Nacional Kiskunság - Hungria
  O governo austríaco viu-se ameaçado pela revolução liberal que eclodiu em Viena em 1848, permitindo a formação de um governo húngaro. A Hungria rompeu praticamente todos os laços com a Áustria. Em 1849, a Dieta húngara proclamou a deposição da dinastia dos Habsburgo e a independência da Hungria. Nesse mesmo ano, o imperador austríaco Francisco José I formou uma aliança militar com Nicolau I da Rússia e venceu o exército húngaro. Depois da derrota austríaca em 1859, durante o processo de unificação italiana, o regime imperial sofreu uma série de impasses diplomáticos e militares.
  A Prússia derrotou a Áustria na guerra Austro-Prussiana, fortalecendo amplamente a posição dos húngaros. Sob as regulamentações do Compromisso (Ausgleich), que se adotou em 1867, a Áustria e a Hungria se tornaram uma monarquia dual sob o comando de um soberano único que seria imperador da Áustria e rei da Hungria. A monarquia dual vigorou até seu declínio total com a derrota na Primeira Guerra Mundial.
Mapa do Império Austro-Húngaro
  Em 1918, o Império Austro-Húngaro foi dissolvido oficialmente e o Conselho Nacional proclamou a República Democrática Húngara. Em 1919, os comunistas, liderados por Béla Kun, derrotaram o governo e instauraram uma República de Conselhos (soviets), socializando a economia. Nesse mesmo ano, os tchecos invadiram o norte da Hungria e os romenos o sul, promovendo a abdicação de Béla Kun e do Conselho e os romenos ocuparam Budapeste. Sob a supervisão dos aliados, formou-se um governo interino dominado por Miklos Horthy.
  Em 1920, ocorreu eleições gerais, com o objetivo de formar uma assembleia nacional que acabou dissolvendo todos os vínculos com a Áustria, proclamando a monarquia e nomeando Horthy como regente. Nesse mesmo ano, o governo húngaro aceitou o Tratado de Trianon, que estabelecia as condições de paz com os aliados, perdendo inúmeros territórios. Horthy manteve a ditadura no país por quase duas décadas.
Paisagem do inverno na Hungria
  Com o início da Segunda Guerra Mundial, o governo húngaro proclamou-se neutro, mas suas ações posteriores indicavam uma total simpatia com as forças do Eixo (Itália, Alemanha e Japão).  Ao final da guerra foi proclamada a república parlamentarista na Hungria, com Ferenc Nagy como presidente do Conselho e Matyas Rakosi, secretário geral do Partido Comunista Húngaro, no cargo de vice-presidente. Em 1949, novas eleições aconteceram, com uma única lista de candidatos composta apenas por comunistas. A assembleia adotou uma nova Constituição, que proclamou a República Popular Húngara.
  Em novembro de 1956, Budapeste foi bombardeada pelas tropas do Pacto de Varsóvia. O motivo desse bombardeio foi as reformas feitas pela cúpula do Partido Comunista, inspiradas pelo líder Imre Nagy e pela crença em tempos menos sombrios, após a morte do ditador soviético Josef Stalin, em 1953.
Parque Nacional Kiskunság - Hungria
  A ascensão de Nikita Khruschev na URSS, com a sua campanha de "desestalinização", alimentava as esperanças em um novo começo para os Estados do bloco soviético. Na Hungria, os reformistas ousaram detonar um dos alicerces do totalitarismo soviético, suprimindo o princípio do partido único.
  Os húngaros ultrapassaram o limite ao anunciar a retirada do Pacto de Varsóvia. Criada apenas um ano antes, a organização militar cristalizava o poder da URSS sobre o Leste Europeu e demarcava a esfera de influência de Moscou na Europa. A decisão húngara, assentada sobre o princípio da soberania nacional, ameaçava deflagrar uma reação em cadeia, desintegrando o bloco geopolítico que acabava de se estruturar.
Tanque soviético destruído Budapeste, em 1956
  A invasão ordenada por Khruschev definia os limites da "desestalinização", reafirmando o controle soviético sobre os territórios que configuravam as fronteiras estratégicas da superpotência, no auge da Guerra Fria. A resistência desesperada de Budapeste deixou um saldo de 20 mil mortos e 160 mil exilados. Imre Nagy e seu ministro da Defesa, o general Pál Maléter, foram presos e fuzilados dois anos mais tarde. Heróis trágicos, tornaram-se mártires nacionais e símbolos de uma época de chumbo.
  János Kádár, com o apoio do governo soviético, assume o poder na Hungria e instala uma ditadura que dura de 1956 a 1988. Kádár, durante o seu longo governo, garante a estabilidade e o crescimento econômico da nação. Suas medidas econômicas e liberalizantes tornam o país um precursor da perestroika - programa de reforma política, econômica e social implementado em meados da década de 1980 na União Soviética, pelo presidente Mikhail Gorbachev.
János Kádár (1912-1989)
  A democratização no país se acelera em 1989, influenciado pela morte de Kádar e pelas gigantescas manifestações que ocorriam na Hungria e no bloco socialista em favor do fim da liberdade política e econômica. Em outubro desse ano, o Partido Comunista decreta sua dissolução, reconstituindo-se como Partido Socialista, levando o país a abandonar o comunismo.
  As primeiras eleições livres dessa nova fase da Hungria aconteceram em 1990, onde os socialistas perderam as eleições por uma pequena minoria de votos. Porém, em 1994, voltaram ao poder, apoiados pela queda do padrão de vida da população e da economia húngara. Desde então, os socialistas e os centro-direitistas disputam o poder político. O país procurou uma aproximação com o Ocidente, aderindo em 1999 à Otan e em 2004 à União Europeia.
Pécs - com 157.275 habitantes, é a quinta maior cidade da Hungria
GEOGRAFIA
  A paisagem húngara consiste principalmente das planícies planas a onduladas da Bacia Carpática, com colinas e montanhas baixas, apresentando altitudes que não superam os 200 metros. No norte, próximo à fronteira com a Eslováquia, as altitudes são um pouco mais elevadas, e onde se encontra o ponto culminante do país, o Monte Kékes, com 1.014 metros.
  Os principais rios do país são do Danúbio e o Tirza, sendo o primeiro navegável por 418 quilômetros em território húngaro e o rio que banha a capital Bucareste. O rio Tirza é navegável por 444 quilômetros. O lago Balaton cobre uma área de 592 km², e é considerado o maior lago da Europa Central e Oriental, sendo conhecido como "Mar Húngaro", devido a sua dimensão. Outros lagos menores são o Velence e o Neusiedl, que tem 315 km², mas apenas 75 km² no território húngaro, sendo o restante localizado em território austríaco.
Pôr do sol no Lago Balaton
  A Hungria possui um clima temperado continental, sendo bastante frio e úmido durante o inverno e quente no verão. A temperatura média anual do país é de 9,7°C, com grande amplitude térmica (extremos de 42°C e -29°C). A média pluviométrica é de 600 milímetros anuais. As chuvas são bastante irregulares, com maiores precipitações a oeste do Danúbio. Uma pequena vila, próxima à cidade de Pécs, possui um clima diferenciado do resto do país, semelhante ao clima mediterrâneo.
Monte Kékes - ponto culminante da Hungria
ECONOMIA
  Com extensa área de solos férteis, a Hungria foi um dos países que conseguiu estabelecer de maneira mais eficiente uma distribuição de terras no período socialista. Sua agricultura se baseava nas granjas estatais, nas cooperativas e nas pequenas propriedades. Isso proporcionou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária para exportação e abastecimento interno. O país apresenta uma agricultura moderna.
Szombathely - com 98.936 habitantes, é a décima maior cidade da Hungria
  Até 1914, a Hungria destacava-se principalmente em atividades do setor primário, pois o Império Austro-Húngaro não lhe permitia desenvolver o setor secundário para que as indústrias da porção austríaca não sofressem concorrência interna. As vastas planícies que cobrem 90% do território do país e as terras férteis em abundância, comum nessa parte da Europa, favoreceram bastante o desenvolvimento da agricultura em toda a sua história.
  Durante o período socialista, a agricultura foi mecanizada e modernizada. Porém, com o fim da URSS, a agricultura húngara perdeu o apoio que tinha do Estado, provocando uma grande crise no setor.
Paisagem rural da Hungria
  Após a Segunda Guerra Mundial, a Hungria passou a dar maior atenção às indústrias de base, sem descuidar das indústrias de bens de consumo. Na década de 1980, o país foi considerado o mais moderno industrialmente dos países socialistas, exportando bens de consumo até para grandes potências, como a Alemanha e os Estados Unidos.
  A transição da economia socialista para a economia capitalista, a partir do início dos anos 1990, promoveu uma reestruturação industrial na Hungria com a abertura dos mercados, os cortes de subsídios às empresas estatais e a liberalização dos preços, o que acarretou um surto inflacionário no país. Muitas dessas empresas faliram, e o país sofreu com a queda de produção e dos níveis de emprego.
  Nos últimos anos, o país iniciou uma recuperação econômica, marcada pelo aumento dos investimentos estrangeiros e pela instalação de várias empresas transnacionais.
Nyíregyháza - com 119.270 habitantes, é a sétima maior cidade da Hungria
  Juntamente com a Polônia e a República Tcheca, a Hungria foi o país europeu oriental que mais avançou no desmonte da economia planificada e na introdução da economia de mercado ou capitalista, e também um dos que mais receberam investimentos estrangeiros desde os anos 1990. Com a privatização de empresas estatais e o fechamento de outras deficitárias, o desemprego aumentou bastante na Hungria, gerando grande descontentamento popular.
  Em 2004, o país ingressou na União Europeia, mas o seu desempenho econômico não foi muito satisfatório, pois apresentou baixos índices de crescimento do PIB, sobretudo com a crise de 2008.
Györ - com 129.929 habitantes, é a sexta maior cidade da Hungria
  A Hungria é um grande produtor de manganês, e seus principais produtos de exportação são máquinas, produtos mecânicos e alimentos industrializados. A indústria húngara herdou as características do sistema socialista, com base no setor de bens de produção, que foi modernizado e em grande parte privatizado após a queda do regime. Dentre os principais ramos industriais destacam-se o siderúrgico, o automobilístico, o químico, o de eletrodomésticos e eletrônicos.
  O turismo vem crescendo a cada ano no país. A grande infraestrutura cultural da Hungria transformou o país em um dos maiores destinos turísticos do Leste Europeu. Destaca-se a cidade de Budapeste, que possui, entre outras atrações, inúmeros castelos e construções do período medieval.
Kecskemét - com 110.286 habitantes, é a oitava maior cidade da Hungria
POPULAÇÃO
  A população da Hungria possui um elevado padrão de vida. Mais de um terço da população húngara vive em países vizinhos, como Croácia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Ucrânia, Sérvia e Montenegro, por causa da perda de territórios após a Primeira Guerra Mundial.
  O final da censura e do impedimento de organização de partidos políticos fez surgir várias correntes, que promovem manifestações e disputam o poder: os social-democratas, os antigos comunistas, os nacionalistas radicais e até grupos neonazistas - os skinheads ("cabeças raspadas"), que promovem ações contra ciganos (minoria bastante significativa na Hungria, correspondente a cerca de 4% de sua população total), judeus e outros grupos étnicos.
Székesfehérvár - com 109.849 habitantes, é a nona maior cidade da Hungria
ALGUNS DADOS SOBRE A HUNGRIA
NOME OFICIAL: República da Hungria
CAPITAL: Budapeste
Parlamento Húngaro, em Budapeste
GENTÍLICO: húngaro (a)
LÍNGUA OFICIAL: húngaro
GOVERNO: República Parlamentarista
INDEPENDÊNCIA: do Império Austro-Húngaro, em 31 de outubro de 1918
Formação do Reino da Hungria: fevereiro de 1000
Ocupada pelos Otomanos: 29 de agosto de 1526
Império Austro-Húngaro: 8 de junho de 1867
República da Hungria: 16 de novembro de 1918
LOCALIZAÇÃO: Europa Centro-Oriental
ÁREA: 93.032 km² (108°)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2015): 9.970.638 habitantes (80°)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 107,17 habitantes/km² (69°). Obs: a densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população total e a superfície de um determinado território.
CIDADES MAIS POPULOSAS (Estimativas 2015):
Budapeste: 1.747.001 habitantes (2012)
Budapeste - capital e maior cidade da Hungria
Debrecen: 211.878 habitantes
Debrecen - segunda maior cidade da Hungria
Miskolc: 173.337 habitantes
Miskolc - terceira maior cidade da Hungria
PIB (Banco Mundial 2013): US$ 129,959 bilhões (58°). Obs: o PIB (Produto Interno Bruto), representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano).
IDH (ONU 2014): 0,818 (43°). Obs: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais, variando de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e PIB per capita. A classificação é feita dividindo os países em quatro grandes grupos: baixo (de 0,0 a 0,500), médio (de 0,501 a 0,800), elevado (de 0,801 a 0,900) e muito elevado (de 0,901 a 1,0).
Mapa do IDH dos países
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU 2012): 75,0 anos (74°). Obs: a expectativa de vida ou esperança de vida, expressa a probabilidade de tempo de vida média da população. Reflete as condições sanitárias e de saúde de uma população.
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU 2005-2010): -0,29% (218°). Obs: o crescimento vegetativo, crescimento populacional ou crescimento natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma determinada população.
TAXA DE NATALIDADE (ONU 2005-2010): 9,66/mil (173°). Obs: a taxa de natalidade é a porcentagem de nascimentos ocorridos em uma população em um determinado período de tempo para cada grupo de mil pessoas, e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE (CIA World Factbook 2007): 13,11/mil (39°). Obs: a taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas, em média por mil habitantes, em uma determinada região por um período de tempo e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (CIA World Factbook 2013): 5,82/mil (36°). Obs: a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem no primeiro ano de vida entre mil nascidas vivas em um determinado período, e é contada de menor para maior.
TAXA DE FECUNDIDADE (CIA World Factbook 2014): 1,42 filhos/mulher (206°). Obs: a taxa de fecundidade refere-se ao número médio de filhos que a mulher teria do início ao fim do seu período reprodutivo (15 a 49 anos), e é contada de maior para menor.
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (CIA World Factbook 2014): 99,0% (25°). Obs: essa taxa refere-se a todas as pessoas com 15 anos ou mais que sabem ler e escrever.
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook 2005-2010): 68,3% (66°). Obs: essa taxa refere-se a porcentagem da população que mora nas cidades em relação à população total.
PIB PER CAPITA (FMI 2013): US$ 13.404 (54°). Obs: o PIB per capita ou renda per capita é o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar dividido por sua população. É o valor que cada habitante receberia se toda a renda fosse distribuída igualmente entre toda a população.
MOEDA: Florim Húngaro
RELIGIÃO: 86,7% da população húngara segue o cristianismo (sendo 57,8% de católicos, 23,9% de protestantes e 5% de outras religiões cristãs), 11,3% não têm religião, e 2% seguem outras religiões (principalmente judaísmo e islamismo).
Catedral Basílica de Santo Estevão, em Budapeste
DIVISÃO: administrativamente, a Hungria é dividida em 19 condados mais a capital, que é independente de qualquer condado. Para propósitos demográficos e de desenvolvimento, os 19 condados e Budapeste são agrupados em sete regiões. Os 19 condados são subdivididos em 173 sub-regiões e Budapeste é a sua própria sub-região. Cada sub-região pode ser classificada em cidade ou vila, ou ainda em condado urbano - uma cidade com direito de condado, mas que tem que se submeter às ordens do condado na qual está inserida, não possuindo independência política do condado.
  As sete regiões da Hungria são: Transdanúbia Ocidental, Transdanúbia Meridional, Transdanúbia Central, Hungria Central, Hungria Setentrional, Grande Planície Setentrional e Grande Planície Meridional.
Mapa da Hungria com os 19 condados (em laranja está a capital Budapeste)
FONTE: Projeto Araribá: geografia / organizadora Editora Moderna; editor responsável Fernando Carlo Vedovate. - 3. ed. - São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog