quinta-feira, 18 de abril de 2013

TERRORISMO

  No início do século XXI, o terrorismo foi proclamado como a principal ameaça à humanidade. Isso por conta de sua imprevisibilidade, pela dificuldade ou até impossibilidade de controle e pela falta de visibilidade do inimigo. Desse modo, o terrorismo e a luta contra ele têm sido colocados como assuntos obrigatórios nas relações internacionais.
  Os Estados Unidos declararam guerra ao terrorismo. Após o atentado ao World Trade Center, em 2001, o combate a ele justificou as principais ações militares norte-americanas no Afeganistão e no Iraque. No entanto, essa meta já proclamada na década de 1980 pelo governo Reagan, não evitou que milhares de atentados ocorressem nos últimos anos e que aumentasse o número de grupos que utilizam o terrorismo como estratégia de luta. Muitos são bastante conhecidos, como o ETA, na Espanha; os Tigres Tâmeis, no Sri Lanka; e os grupos islâmicos fundamentalistas em diversos países africanos e asiáticos. Outros não têm a mesma projeção internacional, mas podem ser contados à dezenas.
As Torres Gêmeas em chamas após o atentado em 11 de setembro de 2001
  Ações de caráter terrorista como instrumento de luta política passaram a ocorrer já no século XIX. Ao longo dos séculos XX e XXI, diversos outros grupos promoveram ações terroristas na Europa e em outras partes do mundo. As motivações, as estratégias e as consequências foram diversas, segundo o momento histórico e as nações envolvidas.
  Foi, no entanto, durante o período da Guerra Fria que o terrorismo adquiriu dimensão internacional. Grupos terroristas de diversos matizes ideológicos (de oposição a governos, ditatoriais ou não; nacionalistas em luta pela independência e pela autonomia nacional; seitas e grupos religiosos) foram formados em todos os continentes. Na maioria dos casos, esses grupos eram apoiados pelos Estados Unidos ou pela ex-URSS.
Minutos após o assassinato de Fernando Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, em 1914, em Sarajevo, capital da Bósnia. Esse assassinato foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial.
  Na década de 1970, surgiram na Europa diversas organizações terroristass de cunho político, somadas às já existentes IRA e ETA: na Itália, as Brigadas Vermelhas; na França, a Ação Direta; e na Alemanha, o Baader Meinhof. Esses grupos aterrorizavam a população europeia ao mesmo tempo em que recebiam a simpatia de parcela da população.
  No Oriente Médio, considerado hoje o grande foco do terrorismo internacional, os primeiros grupos tiveram origem entre os judeus na Palestina, na década de 1960. Mas foi somente a partir da década de 1980 que ocorreu a disseminação de grande quantidade de grupos terroristas na região. Além do uso de carros-bombas, utilizados originalmente por organizações terroristas europeias, foi acrescentado, por alguns grupos, o terrorismo suicida.
Carro-bomba colocado pelo ETA em Pamplona em 2008
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
  O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Conta, atualmente, com 1 bilhão e 200 milhões de fiéis espalhados, sobretudo, pelo Oriente Médio, norte da África e sudeste asiático. Essa religião foi fundada por Maomé, no século VII, e baseia-se no Corão, ou Alcorão, também chamado Livro de Deus (Kitsb Alah). Os seguidores do islamismo são denominados muçulmanos.
  A interpretação do Corão não é a mesma para todos os muçulmanos. Pra os chamados fundamentalistas, certos aspectos das sociedades ocidentais, como, por exemplo, a liberdade de expressão e de religião e a igualdade de direitos para homens e mulheres, são incompatíveis com a lei do Corão. Para eles, o Ocidente, com seus valores, constitui uma ameaça à sociedade muçulmana.
Mapa do mundo muçulmano com as principais escolas da lei islâmica (madhhab)
  Superado o "perigo vermelho", representado pla extinção da URSS, o fundamentalismo islâmico surgiu como um dos grandes "vilões" do Ocidente. Após os atentados de 11 de setembro de 2001, essa imagem foi muito explorada pelos EStados Unidos, que relacionavam os grupos islâmicos de orientação fundamentalista ao terrorismo.
  Além dos esforços de preservação cultural, o crescimento do fundamentalismo islâmico está relacionado aos sucessivos fracassos econômicos e políticos dos governos de vários países muçulmanos da Ásia e do norte da África. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, esses países conquistaram a sua independência e passaram a ter governos próprios. Desde então, o caos econômico e social, aliado ao autoritarismo e à corrupção da classe política dirigente, é a base fértil da expansão do fundamentalismo. A população muçulmana depositou cada vez mais suas esperanças de uma vida melhor nas próprias raízes religiosas e culturais, já que a chegada da modernidade só trouxe benefícios para uma minoria - a elite econômica.
Peregrinação (hajj) a Meca - um dos "cinco pilares do Islão".
  Além disso, a independência política conquistada por esses países não significou o fim das interferências externas das grandes potências mundiais - sobretudo dos Estados Unidos -, cuja posição sempre foi ambígua. No Oriente Médio, por exemplo, o petróleo foi o fio condutor que determinou o apoio norte-americano a um ou outro governante, de acordo com as vantagens econômicas e estratégias que pudessem ser obtidas nessa região.
A QUESTÃO AFEGÃ E O TALIBÃ
  O Afeganistão, composto por uma variedade de etnias rivais, era uma monarquia desde 1933. Em 1973, sofreu um golpe de Estado, liderado pelo general Mohammed Daud, que transformou o país numa república e assumiu a presidência. No período da Guerra Fria, principalmente após a crise do petróleo de 1973, o Afeganistão tornou-se um país estratégico, cujo território passou a ser disputado pelas duas superpotências na época. Os soviéticos aspiravam à dominação da região para controlar o acesso ao Golfo Pérsico, e os Estados Unidos buscavam inibir a expansão soviética na região do Oriente Médio.
Mapa do Afeganistão
  Em 1978, Mohammed Daud foi derrubado e assassinado por membros do Partido Democrático do Povo (comunista). Esse episódio desencadeou a disputa pelo poder entre grupos guerrilheiros de etnias diversas, principalmente a muçulmana. Hafizullah Amim, líder de uma das facções do Partido Democrático do Povo, acabou conquistando a presidência, mas não se mostrou capaz de contemplar os interesses soviéticos. No final de 1979, a União Soviética invadiu o país. O presidente Hafizullah Amim foi assassinado e o presidente nomeado, Babrak Karmal, passou a governar o Afeganistão apoiado pelas forças soviéticas, que em pouco tempo chegaram a mobilizar quase cem mil soldados para a região.
Mapa da intervenção soviética no Afeganistão em 1981
  A resistência contra o regime de Babrak Karmal, por parte dos vários grupos de mujahedins (conhecidos como guerreiros da liberdade), foi implacável. Instaurou-se no país uma guerra civil, que os soviéticos nunca conseguiram controlar. Estados Unidos, China, Paquistão, Irã e Arábia Saudita forneceram armas e dinheiro aos guerrilheiros que lutavam contra a ocupação soviética. Durante a década de 1980, os Estados Unidos estiveram diretamente envolvidos no recrutamento e treinamento dos mujahedins, entre eles, Osama Bin Laden.
Retirada de tropas soviéticas do Afeganistão em 1988
  No final da Guerra Fria, em 1989 - no governo Gorbatchev -, o exército soviético retirou-se do Afeganistão, e a guerra continuou entre as facções de grupos muçulmanos que disputavam o poder entre si. Em 1996, o Talibã, grupo islâmico ultrarradical, assumiu o poder e o controle de 95% do território afegão, e o país se tornou abrigo seguro do principal suspeito dos atentados terroristas de 11 de setembro, o milionário saudita Osama Bin Laden.
  Os mujahedins treinados pelos Estados Unidos para combater a expansão do comunismo soviético voltaram-se contra o seu principal provedor de armas.
Osama Bin Laden em 1997
AS NOVAS DIMENSÕES DO TERRORISMO
  Durante o século XX, proliferaram grupos terroristas em praticamente todos os continentes, com objetivos os mais diferentes possíveis: grupos de esquerda em luta contra governos capitalistas, grupos de direita contra governos de orientação socialista, grupos nacionalistas, grupos separatistas, lutas pela independência, descolonização etc.
  No entanto, os atentados terroristas de grande dimensão são elementos marcantes da nova ordem mundial. Colocam em evidência a continuidade dessa estratégia de luta por grupos radicais que tentam derrotar Estados organizados, já que nada conseguiriam num combate frontal. O terrorismo é, portanto, uma guerra assimétrica, mas de grandes proporções, que amedronta e coloca a sociedade em estado de permanente tensão.
Momento em que o assassino salta em direção ao carro e dispara contra seus ocupantes, no episódio conhecido como Assassinatos de Marselha de 1934, onde foram mortos o rei Alexandre I da Iugoslávia e o Ministro das Relações Exteriores da França, Louia Barthou, em 9 de outubro de 1934, em Marselha - França.
 A rede Al Qaeda, gestada no contexto da Guerra do Afeganistão com a fusão de facções islâmicas ultrarradicais com  conexões espalhadas pelo mundo islâmico, inaugurou o terrorismo de "espetáculo", de grandes dimensões e projeção internacional. Neste início do século XXI, três atentados chocaram o mundo por sua crueldade: o de 11 de setembro de 2001, em Nova York; o de 11 de março de 2004, em Madri; e o de Beslan, na Ossétia do Norte, também em 2004. Os dois primeiros atentados foram atribuídos à rede terroristaAl Qaeda e o terceiro, a um grupo separatista da Chechênia.
Na manhã de 11 de março de 2004 dez bombas explodiram em quatro comboios que faziam a ligação entre Alcalá de Henares e a estação madrilhena de Atocha, que deixou 191 pessoas mortas e milhares feridas.
  Mesmo que o terrorismo seja uma forma de luta antiga e bem conhecida, os grandes atentados realizados pela Al Qaeda mostram que foram executados com base em planejamento minucioso, visando alcançar o máximo impacto e repercussão internacional.
  Quanto mais gigantesca e violenta é a ação, mais o terrorismo conta com a cobertura dos meios de comunicação, que transforma a barbárie em espetáculo para ser acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo. No atentado do World Trade Center, depois de o primeiro avião ter atingido uma das torres, as câmaras de televisão passaram a transmitir ao vivo o acontecimento. Pessoas do mundo todo puderam ver, em tempo real, um segundo avião mergulhar na outra torre. Foi também ao vivo que os telespectadores  assistiram ao edifício desabando e o desespero da população sob a poeira e os escombros.
A Torre Norte em chamas após o atentado de 11 de setembro
FONTE: Lucci, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia: ensino médio, volume 3 / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco, Cláudio Mendonça. - 1. ed. - São Paulo: Saraiva, 2010.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

AGRADECIMENTO

  Em nome de toda a família, queria agradecer a todos os que já doaram sangue para a minha sobrinha Regina Elita Dantas Bisneta e à todos que compartilharam e fizeram uma corrente de oração. No facebook já foram mais de 1.000 pessoas que compartilharam, dando força e rezando e orando pela sua saúde, independente da religião.
  Graças a Deus o resultado do exame aponta para um quadro de leucemia menos agressivo, mas nem por isso vamos deixar de fazer as preces e de doar sangue.
  Para os que desejarem ainda doar sangue, é só procurar o Hemonorte, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, próximo ao Bosque dos Namorados, ou no Centro Cultural da Zona Norte, localizado na Av. João Medeiros Filho, ou nos postos de coleta do Hemonorte em Natal - RN. Para doar basta apresentar o nome dela (Regina Elita Dantas Bisneta) e o nome do hospital em que ela está internada (Hospital Infantil Varela Santiago).
  Mais uma vez agradecemos pela força de todos.

A LEI DE TERRAS

  A Lei de Terras foi uma estratégia dos latifundiários na defesa de seus interesses, pois impediu que os escravos libertos e os imigrantes se instalassem como posseiros nas terras do oeste paulista, privando a economia cafeeira da força de trabalho de que ela necessitava. Desse modo, consolidou-se a estrutura de grandes propriedades na região cafeeira.
  No Brasil, a Lei de Terras (Lei n°601 de 18 de setembro de 1850) foi uma das primeiras leis brasileiras, após a independência do Brasil, a dispor sobre normas do direito agrário brasileiro.
  Trata-se de legislação específica para a questão fundiária. Esta lei estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra e abolia, em definitivo, o regime de sesmarias. Junto com o código comercial, é a lei mais antiga ainda em vigor no Brasil.
Carta de Sesmaria do início do século XIX
  A Lei de Terras teve origem em um projeto de lei apresentado ao Conselho de Estado do Império Colonial, em 1843, por Bernardo Pereira de Vasconcelos. Essa lei foi regulamentada em 30 de janeiro de 1854, pelo Decreto Imperial n° 1.318.
  As crises periódicas da economia cafeeira empurraram milhares de trabalhadores em direção aos centros urbanos (principalmente São Paulo), onde foram absorvidos como operários nas indústrias, que começavam a surgir, ou como empregados no comércio. Com os imigrantes vieram o sotaque, a culinária e outros elementos que até hoje marcam a cultura paulistana.
Avenida Paulista em 1902 - berço da imigração no país
EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA DO DIREITO AGRÁRIO BRASILEIRO
  A situação do Brasil em relação aos países europeus que baseavam sua economia no Mercantilismo, era bem diferente, pois, não havia demanda por produtos, visto que não havia relações econômicas capitalistas nos povos indígenas.
  Os portugueses chegaram ao Brasil com o objetivo básico de negociar seus produtos e explorar a matéria-prima do Brasil, ampliando seu comércio com países europeus.
  Diante disso os portugueses passaram mais ou menos trinta anos sem intensificarem suas relações com o Brasil (período pré-colonial). Enquanto isso, os holandeses e franceses faziam pequenos negócios com os índios no Brasil, gerando expectativas negativas (perda de posse) por parte dos portugueses.
Invasões holandesas no Brasil
INÍCIO DA COLONIZAÇÃO
  Após o período pré-colonial, o governo português resolve criar o sistema com quinze capitanias hereditárias, doando-as aos nobres portugueses, que receberam o título de Capitão Donatário e uma carta de doação de terras, porém, tinham que obedecer ao rei e deviam prosperar. Esse sistema dava muita autonomia aos capitães donatários que passaram a ter amplo poder de decisão e durou 17 anos. Então o Rei de Portugal resolve substituir o sistema de capitanias pelo sistema de governador-geral, que durou mais ou menos três séculos (Período Colonial).
  As terras eram doadas, desde o início da colonização do Brasil, até 1821, em sesmaria, após o requerente comprovar o uso da terra por pelo menos 3 anos. As primeiras sesmarias no Brasil foram doadas em 1532 por Martim Afonso de Sousa.
Divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias
  Em Minas Gerais, foram dadas 5.100 sesmarias desde a criação das Minas Gerais, em 1720, até a extinção do sistema, em 1821. Em geral, as sesmarias tinham até 3 léguas de frente por 6 léguas de fundo. Como a área das sesmarias eram muito grande, poucos proprietários conseguiam cultivar sua sesmaria em toda a sua extensão.
  Em 1808, a família real chegou ao Brasil e logo abriu os portos brasileiros às nações amigas, intensificando o comércio. Em 1815, ocorreu o Congresso de Viena, quando o Brasil passou a ser chamado de Reino Unido. Durante todo este período não se fez nenhuma lei que regulamentasse a posse e a propriedade da terra. Todas as terras eram propriedade do rei, o qual podia doá-las conforme seu interesse. Mas, ao mesmo tempo, acabava ocorrendo uma ou outra apropriação direta da terra. Alguns homens livres, mas sem possibilidades de manter uma grande propriedade, instalavam-se em terras menores, para produzir alimentos para o mercado interno. Era uma apropriação através da posse e não da doação real.
Propriedade rural no século XIX
A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA E A TERRA
  Na Constituição Brasileira de 1824, os privilégios e as injustiças em relação à posse da terra foram mantidos, embora houvesse algum avanço sociopolítico nas discussões sobre a terra. O sistema de sesmarias, porém, fora suspenso em 17 de julho de 1822; ou seja, depois do Dia do Fico, mas antes da Independência.
  Em 1842, o gabinete conservador enviou um projeto ao Parlamento, cujo relator era Bernardo Pereira de Vasconcellos, inspirado no Plano Wakefield da Austrália. Foi aprovado pela Câmara dos Deputados com certa polêmica devido às normas tributárias. Os não fluminenses acusavam o projeto de "socializar os custos e privatizar os benefícios dos cafeicultores do Vale do Paraíba", então proeminentes na política nacional. Ao longo do Quinquênio Liberal (1844 a 1848), o projeto de lei tramitou lentamente. O Gabinete Saquarema de 1848, porém, resgatou-o. Foram suprimidas as disposições polêmicas, como o imposto territorial e a expropriação de terras, abrindo caminho para a aprovação no Senado em 18 de setembro de 1850.
Mares de morros no Vale do Paraíba - região que foi grande produtora de café
  A partir de 1850, portanto, só poderia haver ocupação de terras por meio de compra e venda ou de autorização do Rei. Todos os que já estavam nela, receberam o título de proprietário, porém, tinha que residir e produzir na terra.
  A criação desta Lei transformou a situação na época, porque garantiu os interesses dos grandes proprietários do Nordeste e do Sudeste, que estavam iniciando a promissora produção do café.
  Essa lei definiu que: as terras ainda não ocupadas passavam a ser propriedade do Estado e só poderiam ser adquirida através da compra nos leilões mediante pagamento à vista, e não mais através de posse. E quanto às terras já ocupadas, estas podiam ser regularizadas como propriedade privada.
  Essa legislação vigorou até bem pouco tempo, não havendo mudanças, nem nestas datas históricas, como a Proclamação da República (1889), nem na Constituição de 1891.
A Lei de Terras contribuiu para o aumento de latifúndios no Brasil
  Em 1930, ocorreu a Revolução de 1930, onde a Lei de Terras sofreu um pequeno acréscimo: autoriza-se a desapropriação de terra com interesse público e a propriedade deveria ser indenizada. Em 1934, os ganhos sociais foram consideráveis, mas, com a instalação do Estado Novo, as conquistas não se consolidaram devido a postura conservadora de Getúlio Vargas. Só em 1946 houve uma nova constituição, considerada democrática, quando atribuiu-se uma nova função à terra: ela deveria cumprir sua função social.
  Em 1964, os Militares tomaram o governo, por meio de um golpe de Estado, onde elaboraram e aprovaram o Estatuto da Terra, que ainda está em vigor. Porém, toda iniciativa de reforma agrária, embora garantida no Estatuto da Terra, era inibida por força do Código Civil (1916), revogado em 2002, que era mais conservador e dificultava as desapropriações de terras para reforma agrária. Também da época dos militares é a lei n° 6.383, de 7 de dezembro de 1976, que dispõe sobre o processo discriminatório de terras devolutas da União, estando ainda em vigor.
Reforma agrária - uma possível solução para diminuir a concentração de terras.
  Essa política durou até a Constituição de 1988, que enfim legitimou a desapropriação da terra para fins de reforma agrária e que foi regulamentada pela lei n° 8.629, de 25 de fevereiro de 1993.
  A mais recente lei de terras no Brasil é a lei n° 11.952, de 25 de junho de 2009, que dispõe sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas da União, no âmbito da Amazônia Legal.
A LEI DE TERRAS E A COLONIZAÇÃO DE SÃO PAULO E PARANÁ
  A Lei de Terras imperial, junto com outras leis estaduais a respeito de terras devolutas, especialmente a Lei de Terras paulista n° 323 de 1895, foi fundamental para a colonização do interior do estado de São Paulo, na República Velha no início do século XX, quando 40% do território paulista foi rapidamente, entre 1890 e 1930, colonizado a partir de leilão público de grandes lotes de terra. Os arrematadores, após a aquisição, as revendiam em pequenos lotes, os chamados "sítios", para pequenos e médios agricultores pioneiros.
Cotia - SP, no início do século XX
  No norte do Paraná, a colonização e ocupação também se fez rapidamente, entre 1930 e 1960, dentro do princípio de ceder terras a colonizadores. No Paraná, a principal empresa colonizadora foi a Companhia de Terras do Norte do Paraná.
PROJETOS ATUAIS DE LEI DE TERRAS PARA A AMAZÔNIA LEGAL
  O projeto de Lei federal n° 7.492/2002, do Ministério do Meio Ambiente, propunha a "concessão" sob as formas de leilões de grandes áreas de florestas para exploração madeireira por empresas nacionais, estrangeiras e consorciadas. De igual teor é o projeto n° 4.776/05, que estabelece as "Florestas nacionais", onde o comprador teria 60 anos para pagar o lote de terra adquirido.
  Veja o que diz a Lei de Terras.
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI N° 601, DE 18 DE SETEMBRO DE 1850
Sociopolítico                                            Dispõe sobre as terras devolutas do Império
  Dispõe sobre as terras devolutas no Império, e acerca das que são possuídas por título de sesmaria sem preenchimento das condições legais, bem por simples título de posse mansa e pacífica, e determina que, medidas e demarcadas as primeiras, sejam elas cedidas a título oneroso, assim para empresas particulares, como para o estabelecimento de colônias de nacionais e estrangeiros, autorizado o Governo a promover a colonização estrangeira na forma que se declara.
  D. Pedro II, por Graças de Deus e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os Nossos Súditos, que a Assembleia Geral decretou, e Nós queremos a Lei seguinte:
Art. 1° Ficam proibidas as aquisições de terras situadas nos limites do Império com países estrangeiros em uma zona de 10 léguas, as quais poderão ser concedidas gratuitamente.
Art. 2° Os que se apossarem de terras devolutas ou de alheias, e nelas derrubarem matos ou lhes puserem fogo, serão obrigados a despejo, com perdas de benfeitorias, e de mais sofrerão a pena de dois a seis meses de prisão e multa de 100$, além da satisfação do dano causado. Esta pena, porém, não terá lugar nos atos possessórios entre erários confinantes.
Parágrafo único. Os Juízes de Direito nas correções que fizerem na forma das leis e regulamentos, investigarão se as autoridades a quem compete o conhecimento destes delitos põe todo o cuidado em processá-los e puni-los, e farão efetiva a sua responsabilidade, impondo no caso de simples negligência a multa de 50$ a 200$000.
Art. 3° São terras devolutas:
§ 1° As que não se acharem aplicadas a algum uso público nacional, provincial ou municipal.
§ 2° As que não se acharem no domínio particular por qualquer título legítimo, nem forem havidas por sesmarias e outras concessões do Governo Geral ou Provincial, não incursas em comisso por falta do cumprimento das condições de medição, confirmação e cultura.
§ 3° As que não se acharem dadas por sesmarias, ou outras concessões do Governo, que, apesar de incursas em comissão, forem revalidadas por esta Lei.
§ 4° As que não se acharem ocupadas por posses, que, apesar de não se fundarem em título legal, forem legitimadas por esta Lei.
Art. 4° Serão revalidadas as sesmarias, ou outras concessões do Governo Geral ou Provincial, que se acharem cultivadas, ou com princípios de cultura, e morada habitual do respectivo sesmeiro ou concessionário, ou de quem os represente, embora não tenha sido cumprida qualquer das outras condições, com que foram concedidas.
Art. 5° Serão legitimadas as posses mansas e pacíficas, adquiridas por ocupação primária, ou havidas do primeiro ocupante, que se acharem cultivadas, ou com princípio de cultura, e morada, habitual do respectivo posseiro, ou de quem o represente, guardada as regras seguintes:
§ 1° Cada posse em terras de cultura, ou em campos de criação, compreenderão, além do terreno aproveitado ou do necessário para pastagem dos animais que tiver o posseiro, outrotanto mais de terreno devoluto que houver contíguo, contanto que em nenhum caso a extensão total da posse exceda a de uma sesmaria para cultura ou criação, igual às últimas concedidas na mesma comarca ou na mais vizinha.
§ 2° As posses em circunstância de serem legitimadas, que se acharem em sesmarias ou outras concessões do Governo, não incursas em comisso ou revalidadas por esta Lei, só darão o direito à indenização pelas benfeitorias.
  Excetua-se desta regra o caso de verificar-se a favor da posse qualquer das seguintes hipóteses:
ter sido declarada boa por sentença passada em julgado entre os sesmeiros ou concessionários e os posseiros;
ter sido estabelecida antes da medição da sesmaria ou concessão, e não perturbada por cinco anos;
ter sido estabelecida depois da dita medição, e não perturbada por 10 anos.
§ 3° Dada a exceção do parágrafo antecedente, os posseiros gozarão do favor que  lhes assegura o § 1°, competindo ao respectivo sesmeiro ou concessionário ficar com o terreno que sobrar da divisão feita entre os ditos posseiros, ou considerar-se também posseiro para entrar em rateio igual a eles.
§ 4° Os campos de uso comum dos moradores de uma ou mais freguezias, municípios ou comarcas serão conservados em toda a extensão de suas divisas, e continuarão a prestar o mesmo uso, conforme a prática atual, enquanto por Lei não se dispuser o contrário.
Art. 6° Não se haverá por princípio de cultura para a revalidação das sesmarias ou outras concessões do Governo, nem para a legitimação de qualquer posse, os simples roçados, derrubadas ou queimas de matos ou campos, levantamento de ranchos ou outros atos de semelhante natureza,  não sendo acompanhados da cultura efetiva e morada habitual exigidas no artigo recente.
Art. 7° O Governo marcará os prazos dentre dos quais deverão ser medidas as terras adquiridas por posses ou por sesmarias, ou outras concessões, que estejam por medir, assim como designará e instruirá as pessoas que devam fazer a medição, atendendo às circunstâncias de cada Província, comarca e município, o podendo prorrogar os prazos marcados, quando o julgar conveniente, por medida geral que compreenda todos os possuidores da mesma Província, comarca e município, onde a prorrogação convier.
Art. 8° Os possuidores que deixarem de proceder à medição nos prazos marcados pelo Governo serão reputados caídos em comisso, e perderão por isso o direito que tenham a serem preenchidos das terras concedidas por seus títulos, ou por favor da presente Lei, conservando-o somente para serem mantidos na posse do terreno que ocuparem com efetiva cultura, havendo-se por devoluto o que se achar inculto.
Art. 9° Não obstante os prazos que forem marcados, o Governo mandará proceder medição das terras devolutas, respeitando-se no ato da medição os limites das concessões e posses que acharem nas circunstâncias dos arts. 4° e 5°.
Qualquer oposição que haja da parte dos possuidores não impedirão a medição; mas, ultimada esta, se continuará vista aos opoentes para deduzirem seus embargos em termo breve.
As questões judiciárias entre os mesmos possuidores não impedirão tão pouco as diligências tendentes à execução da presente Lei.
Art. 10. O Governo proverá o modo prático de extremar o domínio público do particular, segundo as regras acima estabelecidas, incumbindo a sua execução às autoridades que julgar mais convenientes, ou a comissários especiais, os quais procederão administrativamente, fazendo decidir por árbitros as questões e dúvidas de fato, e dando de suas próprias decisões recurso para o Presidente da Província, do qual o haverá também para o Governo.
Art. 11. Os posseiros serão obrigados a tirar títulos dos terrenos que lhes ficarem pertencendo por efeito desta Lei, e sem eles não poderão hipotecar os mesmos terrenos, nem aliená-los por qualquer modo.
Esses títulos serão passados pelas Repartições provinciais que o Governo designar, pagando-se 5$ de direitos de Chancelaria pelo terreno que não exceder de um quadrado de 500 braças por lado, e outrotanto por cada igual quadrado que de mais contiver a posse; e além disso, 4$ de feitio, sem mais emolumentos ou selo.
Art. 12. O Governo preservará das terras devolutas as que julgar necessárias:
, para a colonização dos indígenas;
, para a fundação de povoações, abertura de estradas e quaisquer outras servidões e assento de estabelecimentos públicos;
, para a construção naval.
Art. 13. O mesmo Governo fará organizar por freguezias o registro das terras possuídas, sobre as declarações feitas pelos respectivos possuidores, impondo multas e penas àqueles que deixarem de fazer nos prazos marcados as ditas declarações, ou as fizerem inexatas.
Art. 14. Fica o Governo autorizado a vender as terras devolutas em hasta pública, ou fora dela, quando e como julgar mais conveniente, fazendo previamente medir, dividir, demarcar e descrever a porção das mesmas terras que houver de ser exposta à venda, guardadas as regras seguintes:
§ 1° A medição e divisão serão feitas, quando o permitirem as circunstâncias locais, por linhas que corram de norte a sul, conforme o verdadeiro meridiano, e por outras que as cortem em ângulos retos, de maneira que formem lotes ou quadrados de 500 braças por lados demarcados convenientemente.
§ 2° Assim, esses lotes, como as sobras de terras, em que se não puder verificar a divisão acima indicada, serão vendidos separadamente sobre o preço mínimo, fixado antecipadamente e pago à vista, de meio real, um real, real e meio, e dois reais, por braça quadrada, segundo for a qualidade e situação dos mesmos lotes e sobras.
§ 3° A venda fora da hasta pública será feita pelo preço que se ajustar, nunca abaixo do mínimo fixado, segundo a qualidade e situação dos respectivos lotes e sobras, ante o Tribunal do Tesouro Público, com assistência do Chefe, e com aprovação do respectivo Presidente, nas outras Províncias do Império.
Art. 15. Os possuidores de terra de cultura e criação, qualquer que seja o título de sua aquisição, terão preferência na compra das terras devolutas que lhe forem contíguas, contanto que mostrem pelo estado da sua lavoura ou criação, que tem os meios necessários para aproveitá-las.
Art. 16. As terras devolutas que se venderem ficarão sempre sujeitas ao ônus seguintes:
§ 1° Ceder o terreno preciso para estradas públicas de uma povoação a outra, ou algum porto de embarque, salvo o direito de indenização das benfeitorias e do terreno ocupado.
§ 2° Dar servidão gratuita os vizinhos quando lhes for indispensável para saírem à uma estrada pública, povoação ou porto de embarque, e com indenização quando lhes for proveitosa por encurtamento de um quarto ou mais de caminho.
§ 3° Consentir a tirada de águas desaproveitadas e a passagem delas, precedendo a indenização das benfeitorias e terreno ocupado.
§ 4° Sujeitar às disposições das Leis respectivas quaisquer minas que se descobrirem nas mesmas terras.
Art. 17. Os estrangeiros que comprarem terras, e nelas se estabelecerem, ou vierem à sua custa exercer qualquer indústria no país, serão naturalizados querendo, depois de dois anos de residência pela forma por que o foram os da colônia de São Leopoldo, e ficarão isentos do serviço militar, menos do da Guarda Nacional dentro do município.
Art. 18. O Governo fica autorizado a mandar vir anualmente à custa do Tesouro certo número de colonos livres para serem empregados, pelo tempo que for marcado, em estabelecimentos agrícolas, ou nos trabalhos dirigidos pela Administração pública, ou na formação de colônias nos lugares em que estas mais convierem, tomando antecipadamente as medidas necessárias para que tais colonos achem emprego logo que desembarcarem.
Aos colonos assim importados são aplicáveis as disposições do artigo antecedente.
Art. 19. Os produtos de direito de Chancelaria e da venda das terras, de que tratam os arts. 11 e 14 será exclusivamente aplicado:
, à ulterior medição das terras devolutas;
, a importação de colonos livres, conforme o artigo precedente.
Art. 20. Enquanto o referido produto não for suficiente para as despesas a que é destinado, o Governo exigirá anualmente os créditos necessários para as mesmas despesas, às quais aplicará desde já as sobras que existirem dos créditos anteriormente dados a favor da colonização, e mais a soma de 200$000.
Art. 21. Fica o Governo autorizado a estabelecer, com o necessário Regulamento, uma Repartição especial que se denominará Repartição Geral das Terras Públicas, e será encarregada de dirigir a medição, divisão e descrição das terras devolutas, e sua conservação, de fiscalizar a venda e distribuição delas, e de promover a colonização nacional e estrangeira.
Art. 22. O Governo fica autorizado igualmente a impor nos Regulamentos que fizer para a execução da presente Lei, penas de prisão até três meses, e de multa de 200$000.
Art. 23. Ficam derrogadas todas as disposições ao contrário.
Mandamos, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar inteiramente, como nela se contam. O Secretário de Estado dos Negócios do Império a faça imprimir, publicar e correr.
Dada no Palácio do Rio de Janeiro aos 18 do mês de Setembro de 1850, 29° da Independência e do Império.
IMPERADOR com a rubrica e guarda.
Visconde de Mont'alegre.
Carta de Lei pela qual Vossa Magestade Imperial Manda executar o Decreto da Assembleia Geral, que Houve por bem Sancionar, sobre terras devolutas, sesmarias, posses e colonização.
Para Vossa Magestade Imperial Ver.
João Gonçalves de Araújo a fez.
Eusébio de Queiroz Coutinho Matoso Câmara.
Selada na Chancelaria do Império em 20 de setembro de 1850. - Josino do Nascimento Silva.
Publicada na Secretaria de Estado dos Negócios do Império em 20 de setembro de 1850. - José de Paiva Magalhães Calvet.
Registrada à fl. 57 do livro 1° dos Atos Legislativos. Secretaria d'Estado dos Negócios do Império em 2 de outubro de 1850. - Bernardo José de Castro.
Este texto não substitui o publicado na CLBR de 1850.

FONTE: Terra, Lygia. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil / Lygia Terra, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2010.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

URGENTE!
  Olá a todos os internautas. Esta é minha sobrinha Regina Elita Dantas Bisneta. Ela tem 15 anos e está internada no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal -RN, acometida de LEUCEMIA. A mesma está precisando urgentemente de sangue (qualquer tipo). Os doadores deverão se deslocar até o Hemonorte localizado na Av. Alexandrino de Alencar ou no Espaço Cultural, localizado na Av. Dr. João Medeiros Filho, ou em qualquer posto de coleta de sangue do Hemonorte, espalhado por Natal e outras cidades do Rio Grande do Norte, levando o nome dela (Regina Elita Dantas Bisneta) e do Hospital (Varela Santiago). Peço também a todos que façam uma corrente de oração pela sua saúde. Desde já a família agradece a todos que colaborarem. Para maiores informações, ligarem para o meu número (84) 88049949.

domingo, 7 de abril de 2013

CEUTA E MELILLA: A PORTA DOS FUNDOS PARA A EUROPA

  Melilla, é uma cidade autônoma espanhola, situada no norte da África, na parte oriental da cadeia montanhosa de Rif, na parte norte do cabo das Três Forcas e na margem do mar de Alborão. Marrocos reclama-a como parte integrante do seu território, mas o governo espanhol nunca manteve nenhuma negociação com o país a esse respeito nem nunca expressou intenção de o fazer.
  A população de Melilla é de origem espanhola. Os muçulmanos são a única minoria importante. A atividade do porto está vinculada à exportação de produtos marroquinos. Tem uma indústria tradicional de peles curtidas, sapatos e conservas de pesca. Melilla é um exclave da Espanha, limítrofe com o Marrocos e já próximo da Argélia.
Mapa de Melilla
  A cidade e seu território dependente se estendem por 12,3 km² de superfície na parte oriental do cabo de Três Forcas, possuindo uma população de cerca de 69.980 habitantes e apresenta diversas particularidades devido à sua posição geográfica e à sua história, tanto na composição da sua população, suas atividades econômicas, como na sua cultura, onde destaca a influência das minorias muçulmanas, judia e hindu, o uso do berbere, assim como de seu patrimônio arquitetônico que é considerado junto com o de Barcelona, um dos símbolos do estilo modernista espanhol do século XX.
Rua na cidade antiga de Melilla
  Ceuta é uma cidade autônoma da Espanha, situada na margem africana da desembocadura oriental do estreito de Gibraltar, na pequena península de Almina, em frente a Algeciras e à colônia britânica de Gibraltar, situadas no lado oposto do estreito. O território constitui um enclave espanhol no território do Marrocos, com o qual faz fronteira a oeste e a sudoeste, e é rodeado a leste, norte e sul pelo Mediterrâneo.
  Do lado do Marrocos, as zonas fronteiriças pertencem à prefeitura de Fahs-Anjra a oeste e a província de M'diq-Fnideq, a sudoeste, ambas na região de Tânger-Tetuão. A cidade marroquina mais próxima, situada junto ao único posto fronteiriço, é Fnideq.
  O território tem 18,5 km² de área abrigando uma população de 83.579 habitantes. A população é composta sobretudo de cristãos e muçulmanos, havendo também uma comunidade judaica e uma pequena comunidade hindu. As zonas urbanizadas situam-se no istmo e em parte no chamado Campo Exterior, na parte mais continental, a oeste do istmo. O centro urbano e os bairros mais antigos situam-se perto do porto e na encosta do Monte Hacho, que domina a cidade.
Mapa de Ceuta
  Graças à sua situação estratégica, o porto de Ceuta tem um importante papel na passagem do Estreito, assim como nas comunicações entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. Devido ao relevo acidentado e à escassez de água, energia e matérias-primas, tanto o setor primário (à exceção da pesca) como o secundário, têm pouco peso na economia local. O estatuto de zona franca e uma série de vantagens fiscais favorecem um intenso comércio.
  O território foi constituído cidade autônoma em 1995, apesar da Constituição espanhola de 1978 reconhecer o direito a constituir-se como comunidade autônoma. Desde 2004 que está em preparação um novo estatuto de autonomia que converteria Ceuta numa comunidade autônoma. Não obstante a isso, a nível de ensino superior ainda depende da Universidade de Granada e judicialmente está adstrita ao Tribunal Superior de Justiça Andaluzia, Ceuta e Melilla, com sede em Granada.
Vista do Monte Hacho com o porto de Ceuta em primeiro plano
  Os especialistas em segurança sabem que toda cerca tem um ponto vulnerável. No caso da Europa, ele está localizado em Ceuta e Melilla, dois enclaves espanhóis na África, bem diante do estreito de Gibraltar. Para separar a União Europeia do continente africano foi construída uma dupla cerca metálica de mais de 6 metros de altura, com arame farpado e um sistema de vigilância eletrônico. Entre as duas cercas, há uma estrada constantemente patrulhada por guardas espanhóis.
  Em toda a extensão das cercas - são 8 quilômetros em Ceuta e 11 em Melilla - africanos tentam, incansavelmente, ultrapassar a barreira que os separa das oportunidades de trabalho e de uma sobrevivência mais digna no continente europeu. Determinação é o que não falta a esses imigrantes clandestinos. Eles constroem escadas com troncos da floresta à beira da cerca e realizam em média cinco tentativas até conseguirem não ser capturados e trazidos de volta ao ponto de partida.
Muro de Ceuta
  Ao chegar à costa, a cerca adentra o mar sobre uma barreira de pedras construída artificialmente. A construção do muro custou 180 milhões de euros, dos quais metade foi financiada pela União Europeia, que tem todo interesse em ajudar a Espanha a conter a onda de imigrantes africanos.

FONTE: COMPARATO, Bruno Konder. Discutindo Geografia, ano 3, n. 15. São Paulo: escala, 2007.

sábado, 6 de abril de 2013

A ANTÁRTIDA

  A Antártida ou Antártica, do grego antarktikos, "oposto a Ártico", é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com superfície de 14 milhões de km². Rodeia o Polo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos e seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos.
  É o continente mais frio, mais seco, com a maior altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártida, sendo a temperatura média na costa, durante o verão, de apenas -10 °C; no interior do continente, é de -40 °C. Muitos autores o consideram um grande deserto polar, pela baixa taxa de precipitação no interior do continente. A altitude média da Antártida é de aproximadamente 2.000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.
Terra Australis Incognita - continente fictício que frequentemente aparecia em mapas europeus entre os séculos XV e XVIII.
ANTÁRTIDA - ASPECTOS NATURAIS
  As regiões polares, apresentam características bastante peculiares, em termos climáticos, biológicos, geológicos e hidrológicos. Muitas dessas características são ainda desconhecidas ou pouco conhecidas pelos cientistas.
  Enquanto no verão as temperaturas médias oscilam em torno de 0 °C, chegando a 15 °C no norte da península Antártica, no inverno elas ficam em torno de - 35 °C, chegando a atingir -89 °C, temperatura registrada na estação Vostok (Rússia) em 1983.
  Os círculos polares (66°33' de latitude norte e sul) delimitam as regiões polares e assinalam o limite máximo de iluminação nessas regiões no início do verão (solstício de verão) em cada hemisfério. Dessa forma, durante o verão, não há noite na região polar, que recebe os raios solares durante 24 horas. A partir do início do inverno (solstício de inverno), acontece o contrário, ou seja, não se vê a luz do dia.
Noite polar durante o inverno na Antártida vista da base norte-americana de Mc Murdo
  A Antártida encontra-se coberta por uma camada de gelo, cuja espessura varia entre 2 mil e 4 mil metros. Durante o inverno, sua área é o dobro da do Brasil (cerca de 19 milhões de km²), pois o continente fica circundado por uma enorme massa de gelo flutuante, que se forma pelo congelamento das águas da superfície oceânica. Essa massa é conhecida como banquisa.
  As massas de ar formadas nessa região, ao se deslocar, atingem o Sul e o Sudeste do Brasil, provocando baixas temperaturas no inverno. Nas zonas de alta pressão dos polos formam-se as massas de ar polares.
Banquisa na Antártida
  Na primavera, o gelo começa a derreter, fazendo com que, no verão, a Antártida tenha 73% da superfície do inverno (cerca de 14 milhões de km²).
  Também com a entrada da primavera, grandes blocos de gelo começam a desprender-se das geleiras interiores, dirigindo-se para o mar. Assim, se formam os icebergs, que, à deriva, são impulsionados pelas correntes marinhas e pelo vento e à medida que se aproximam de latitudes mais baixas, vão se derretendo. Eles representam grande perigo às embarcações.
Icebergs flutuando no mar da Antártida
  Pesquisadores ingleses do British Antartic Survey (BAS) acreditam que a frequência com que tem ocorrido a formação de icebergs de grande porte na região está relacionada a um aumento de temperatura na Antártida. Essa constatação foi feita também pelos cientistas brasileiros Jorge Arigony-Neto e Jefferson Simões, da UFRGS, que estimaram em 5 °C o aumento de temperatura média nos últimos 50 anos, marca atingida especificamente na região da península Antártica. Entretanto, não havia consenso entre os pesquisadores sobre a relação entre esse aumento da temperatura antártica e o fenômeno do aquecimento global.
Monte Erebus - vulcão ativo localizado na ilha de Ross
BIODIVERSIDADE
  Por causa do clima muito rigoroso, a vegetação praticamente inexiste. Apenas em alguns lugares aparece a tundra, constituída por musgos e liquens.
  Nas ilhas próximas, como as Malvinas (Falklands), a abundância de plâncton possibilita a existência de grande número de peixes, que servem de alimento para pássaros, focas, pinguins, baleias, cachalotes (mamífero da ordem dos cetáceos, de dimensões comparáveis às da baleia) e orcas.
  A biodiversidade é muito rica na região marinha situada no entorno do continente. Uma campanha oceanográfica realizada por um navio alemão no mar de Weddell, em 2007, encontrou mais de 800 novas espécies, que nunca tinham sido descritas pela ciência.
Pinguins-imperador na ilha do Monte Nevado
  Grandes frotas pesqueiras, principalmente do Japão e da Rússia, têm se deslocado para a região, com a finalidade de explorar até mesmo a carne de pinguim, utilizada na produção de um concentrado proteico que serve para a fabricação de rações de aves, gado bovino e porcos.
  As correntes marinhas, que partem da Antártida e se dirigem às áreas mais próximas dos continentes, contribuem para a formação do fitoplâncton e do zooplâncton, alimento para milhões de peixes  que povoam os mares do hemisfério Sul.
  Um produto pesqueiro que vem atraindo a atenção de diversos países é o krill, pequeno crustáceo parecido com o camarão, rico em proteínas. A pesca indiscriminada do krill poderá ocasionar problemas ecológicos, pois esse crustáceo é o alimento básico de muitas espécies marinhas que habitam a região.
Krill
  A riqueza da fauna da Antártida compreende também as diversas espécies de pinguins, focas, elefantes-marinhos e baleias.
CONTROLE E EXPLORAÇÃO NA REGIÃO
  O interesse em manter pesquisas na região, além de uma possível posse de terras, com a apropriação de recursos minerais - o que é proibido atualmente -, fez com que diversos países procurassem estabelecer suas bases científicas na Antártica. Há interesses também na determinação de trechos do "mar territorial", que são as áreas marítimas próximas do território do país. O Reino Unido, por exemplo, reivindica direitos de soberania sobre aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados de mar territorial nas proximidades de suas ilhas do Atlântico Sul - Geórgia do Sul e Falklands (que os argentinos denominam Malvinas e pelas quais já empreenderam uma guerra contra os ingleses).
Aurora Austral, vista da Estação Polo Sul Amundsen-Scott
  Um critério cogitado para a determinação da posse das áreas na Antártida seria o pioneirismo, ou seja, as terras pertenceriam àquele que chegou primeiro. Porém, alguns países, como a Argentina, o Chile e a Nova Zelândia, julgam que o direito de posse deve ser regido pela proximidade geográfica. Outros países, entre eles a Rússia, têm interesse em estabelecer outros critérios.
  Em dezembro de 1959, o Tratado da Antártida foi assinado por 12 países e entrou em vigor em junho de 1961. Atualmente dele fazem parte 45 países, entre eles o Brasil. O tratado instituiu condições para pesquisas e explorações no continente, como prioridade para a cooperação científica internacional, proibição de atividades militares e a exploração de reservas minerais pelo prazo de 30 anos (até 1991).
Base antártica brasileira Comandante Ferraz
  Para ser admitido no tratado, o Brasil teve de organizar expedições à Antártida, o que começou a ser feito regularmente em 1982, com o navio de apoio oceanográfico Barão de Teffée. A partir de 1994, as expedições científicas brasileiras ao continente antártico passaram a utilizar o navio Ary Rangel.
  Em 1991, durante a 11ª Conferência Especial do Tratado Antártico (Protocolo de Madri), foi firmado um novo acordo, que proíbe a exploração mineral e o uso para fins militares por mais 50 anos (até 2047).
  A entidade mundial de defesa do meio ambiente, Greenpeace, considera o novo acordo o primeiro passo para converter a Antártida em um parque ecológico mundial.
Navio de exploração na Antártida Ary Rangel, da Marinha do Brasil
FONTE: LUCCI, Elian Alabi. Geografia: homem & espaço, 9° ano / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco. 23. ed. - São Paulo: Saraiva, 2010.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A ATIVIDADE INDUSTRIAL NA CHINA

  Apesar de ainda ter 60% da população ocupada em atividades agrárias, o motor da economia chinesa atual é movido principalmente pela atividade industrial. Os produtos industriais predominam na pauta de exportações.
  Atualmente, a China detém uma das cinco maiores indústrias siderúrgicas do globo. Produtos químicos, locomotivas, navios e tratores também ampliaram a escala de produção.
Indústria siderúrgica em Pequim - China
  As indústrias de bens de consumo conquistaram destaque no mercado internacional, principalmente a têxtil, a alimentícia, a de brinquedos, a de calçados e a de eletroeletrônicos. Esses setores receberam grandes investimentos de empresas estrangeiras, que instalaram filiais nas ZEEs (Zonas Econômicas Especiais).
  Nos últimos anos, a China tem conquistado os setores industriais de maior desenvolvimento tecnológico. O grupo chinês Lenovo é proprietário do setor de computadores pessoais da IBM e um dos maiores fabricantes mundiais desses produtos. O setor automobilístico de capital totalmente chinês, como a Chery, Geely e Brilliance Auto, começa a dominar o mercado externo.
Fábrica de automóveis na China
  A localização industrial, desde o processo de transformações econômicas adotadas por Deng Xiaoping, concentrou-se nas regiões litorâneas. Essas regiões, que abrigam a maior população urbana do país, dirigem sua produção para o mercado externo.
  Posteriormente, o governo chinês passou a estimular também a instalação industrial no interior do país. Desde então, diversas cidades situadas ao longo do rio Yang-Tsé-Kiang estão se industrializando.
Mapa econômico da China
FONTE: LUCCI, Elian Alabi. Geografia: homem & espaço, 9° ano / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco. 23. ed. - São Paulo: Saraiva, 2010.

ADSENSE

Pesquisar este blog