sábado, 20 de junho de 2020

O PLANISFÉRIO DE CANTINO

Mapa de Cantino
  Nos primeiros séculos de ocupação europeia na América foram produzidos muitos mapas, que eram importantes fontes de informação para a exploração do território. Eles indicavam a posição e o nome de serras, rios e localidades. Além disso, muitos desses mapas representavam a visão dos europeus sobre os povos originários que viviam no Novo Mundo.
  Em 1502 foi elaborado um mapa do mundo que representava pela primeira vez as terras que viriam a ser o território brasileiro: o mapa de Cantino. Recebeu esse nome de Alberto Cantino, um representante e espião do Ducado de Ferrara que, a serviço em Lisboa, Portugal, conseguiu obter e remeter clandestinamente a seu empregador na Itália, um detalhado mapa dos descobrimentos portugueses até a época. Nele estão representadas a costa brasileira e a linha do Tratado de Tordesilhas, além da costa das Guianas, da Venezuela e de parte oriental da América do Norte.
  O mapa de Cantino é um dos mais antigos mapas da era dos descobrimentos. Foi desenhado por um cartógrafo português e demonstra o elevado grau científico com que os portugueses trabalhavam durante os descobrimentos.
Planisfério de Cantino de 1502, mostrando pela primeira vez o continente americano
  Foi a primeira vez que as linhas do Equador e do Tratado de Tordesilhas apareceram num mapa, bem como a costa do Brasil e da América do Norte com a Flórida, Groenlândia e Terra Nova, além de apresentar a Índia, Madagascar, Malásia e o Golfo da Tailândia. A África aparece bem desenhada nesse mapa, que encontra-se na Biblioteca Estense, em Modena, Itália.
  As informações geográficas disponibilizadas pelo Planisfério de Cantino serviu como referência para a elaboração do Planisfério de Waldseemüller, de 1507, em que nele, pela primeira vez apareceu o termo "América".
Planisfério de Waldseemüller, de 1507
  Em sua forma original, o Planisfério de Cantino apresenta os continentes e as grandes ilhas representados de verde, enquanto que as pequenas ilhas apresentam-se na cor vermelho ou azul. O mapa apresenta ainda as bandeiras das nações as quais os territórios pertenciam. A Linha do Equador está representado por uma espessa linha dourada, e a linha que representa o Tratado de Tordesilhas por uma espessa linha azul. Os trópicos e o Círculo Polar Ártico (nessa época a Antártida ainda não tinha sido descoberta) são assinalados por finas linhas vermelhas. O mapa apresenta, também, várias rosas dos ventos.
  A América do Norte aparece representada em várias partes: o sul da Groenlândia, o leste da Terra Nova e a Flórida, além de uma possível passagem para a China. As Antilhas figuram com a menção "has antilhas del Rey de castella", e é a mais antiga referência do nome Antilhas em uma carta geográfica. Ao sudeste da África, encontra-se Madagascar e o arquipélago de Mascarenhas.
Costa do Brasil apresentado no Planisfério de Cantino

2 comentários:

Unknown disse...

Esses mapas estão no museu? E a onde fica

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Obrigado por acessar o blog. O original desse mapa encontra-se na Biblioteca Estense de Módena, na Itália

ADSENSE

Pesquisar este blog