Muitos povos viviam nas terras que formam a atual América antes da chegada dos europeus. Alguns desses grupos tinham uma organização social e econômica bem desenvolvida. Conhecer povos do passado é fundamental para entender a origem de tradições presentes nos países.
Além disso, esses povos fazem parte de uma herança cultural relevante, que se expressa na paisagem e nos costumes. A forma como transformam a natureza e produzem o espaço geográfico pode ser encontrada ainda hoje em reservas indígenas, ainda que alguns deles já vivam em cidades.
As primeiras nações, métis e inuítes
Nas terras que hoje pertencem ao Canadá são reconhecidos três grandes grupos de povos indígenas: as chamadas "primeiras nações", os métis e os inuítes. Em 2011, segundo o Censo do Canadá, eles representavam cerca de 4,3% da população do país, com pouco mais de 1,4 milhão de pessoas de um total de cerca de 32,5 milhões de habitantes. Parte dos povos indígenas vive em reservas, áreas delimitadas e reconhecidas pelo Estado para uso e que colaboram com a manutenção de suas tradições, e parte vive em áreas urbanas.
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Daniel Cranmer e Andy Everson (líderes das Primeiras Nações do Canadá) e a premiê da Colúmbia Britânica canadense Christy Clark |
A expressão "primeiras nações" é usada para identificar centenas de povos que ainda hoje mantêm suas tradições. De acordo com o Censo canadense de 2011, integram as primeiras nações 617 comunidades, que correspondem a 50 povos, com 50 línguas definidas. Fazem parte desse grupo os hurons-wendat, caçadores que viviam em áreas que permitiam a agricultura e plantavam milho, feijão e abóbora.
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Índios da nação Huron-Wendat |
Os hurons-wendat é uma comunidade que habita uma reserva no município de Wendake, na província de Quebec. Falantes da língua wendat, da família linguística iroquesa, foram os primeiros indígenas a terem contato com os colonizadores europeus. Atualmente, cerca de 3.500 pessoas vivem nessa província (Quebec). A maioria são católicos e falam o francês. São conhecidos por sua produção de artesanato e objetos tradicionais, como mocassins e raquetes de neve.
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Botas artesanais produzidas pelos hurons-wendat |
Outro povo que se destaca nas "primeiras nações" é o tahltan, que fala a língua na-dene ou athabaskan. Assim como os hurons-wendat, esse povo também é caçador, além de pescar e colher frutos silvestres. Habitam uma área a noroeste da Colúmbia Britânica, centrada principalmente no rio Stikine. Atualmente, a comunidade desenvolve atividades para recuperar e manter suas tradições. Uma delas foi a criação de uma página na internet (http://didenekeh.com), na qual é possível aprender o na-dene. Além disso, eles criaram uma associação que busca defender seus direitos e organizar a atividade econômica.
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Povos da nação Tahltan |
Os métis são identificados como descendentes gerados do casamento entre europeus com mulheres de origem indígena, uma vez que poucas mulheres europeias atravessaram o oceano na época da colonização. Eles falam o michif, uma língua que surgiu da combinação do francês com línguas nativas. A principal atividade desse povo era a caça de búfalos, mas depois eles passaram a atuar como intérpretes entre colonos e grupos indígenas, já que conheciam as duas tradições.
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Pessoas de origem métis |
Os inuítes, são um povo que habita o norte do Canadá, em áreas com temperaturas baixíssimas. Caçadores e pescadores, eles inicialmente utilizavam osso e pele de animais para produzir suas vestimentas. Além disso, desenvolveram técnicas construtivas que geraram abrigos adaptados ao frio. Mais tarde, com a chegada dos europeus, vendiam peles em troca de alimentos. Ainda assim, preservam suas línguas originais, o inuktitut e o inuinnaqtun, idiomas oficiais no Território de Nunavut, reconhecido pelo governo canadense em 1999.
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Crianças inuítes |
Os inuítes vivem no Ártico há milhares e conservam grandes experiências de sobrevivência no gelo. Além disso, são caçadores de focas muito habilidosos e grandes pescadores, o que lhes garante uma boa alimentação, mesmo no rigoroso inverno.
Os inuítes são povos tradicionais que aprenderam a conviver com o clima polar e sua região. Ao longo de sua história, desenvolveram técnicas para a caça e a pesca em condições muito adversas, sob temperaturas muito baixas. Suas habilidades tradicionais permitiram a construção de moradias com materiais simples, mas que oferecem razoável segurança e conforto em relação às condições naturais. Possuem conhecimento astronômico muito rico, assim como a habilidade de se orientarem em meio à uniformidade das áreas cobertas por gelo. Atualmente, poucos deles vivem de acordo com suas tradições mais antigas. O contato com os europeus resultou na assimilação de técnicas, costumes e hábitos diferentes da sua tradição, inclusive são praticantes do cristianismo.
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Inuíte em frente à sua habitação, o iglu |
Cherokee e diné
Nas terras que hoje pertencem aos Estados Unidos também havia muitos povos indígenas. De acordo com o Censo de 2010 dos Estados Unidos, declararam ter origem indígena cerca de 3,5 milhões de pessoas, distribuídos em reservas e em áreas urbanas. Estimativas dos pesquisadores apontam que eles eram cerca de 8 a 10 milhões antes da chegada dos europeus.
Entre os grupos indígenas, os que se encontram em maior número são os cherokee (pouco mais de 875 mil indivíduos declararam ao Censo de 2010 ter origem nesse grupo indígena) e os navajo (cerca de 310 mil declararam-se oriundos desse grupo.)
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Tribos indígenas dos Estados Unidos |
O grupo cherokee possui 144 escolas de nível básico e superior. Desse modo, conseguem manter sua língua, o cherokee, que foi unificada em um código em 1820. Por isso é possível encontrar textos antigos nesse idioma, bem como obras ocidentais traduzidas para a língua. A agricultura é praticada pelas mulheres, e a caça, pelos homens.
O idioma cherokee é da família iroquois, que é uma língua polissíndeta escrita com um silabário (alfabeto em que cada símbolo representa uma sílaba inteira, não um único fonema), inventado pelo líder indígena Sequoyah. Acredita-se, atualmente, que já havia uma silabário ancestral que teria inspirado Sequoyah a criar o sistema.
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Índios cherokee |
O povo navajo prefere usar a palavra diné para autorreferir-se. A língua usada por eles é o diné bizaad, que, como no caso dos cherokee, tem origem no ramo athabaskan. Eles eram caçadores. Hoje vivem em reservas e, também, em áreas urbanas.
Os navajos entraram em conflito com os colonizadores espanhóis e mexicanos no fim do século XVIII e início do século XIX. Seus contatos com os espanhóis foi curto, mas importante, pois introduziram cavalos, ovinos e caprinos, o que deu grande impulso na economia. Em 1846, os navajos assinaram seu primeiro tratado com o governo dos Estados Unidos, mas alguns conflitos com as tropas do exército, motivados pela ganância, levaram às hostilidades em 1849.
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Índios navajos |
Olmecas e zapotecas
Também havia povos que habitavam a região que se estende do atual México Meridional até a Guatemala. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estadística y Geografia do México, 6% da população do país, estimada em 105 milhões de habitantes, falava ao menos uma língua indígena.
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Territórios indígenas do México |
Na faixa que vai da Guatemala ao sul do México estavam os olmecas, no período de 1250 a.C. a 400 a.C.. Estudos de arqueólogos apontaram que essas terras permitiam o cultivo do milho, pois eram férteis e também ocorriam chuvas regulares e temperaturas elevadas na região. Além de serem ótimos escultores, criaram também o primeiro calendário astronômico de que se tem notícia. Por isso, muitos arqueólogos acreditam que eles influenciaram as culturas que os sucederam.
Os olmecas são a designação do povo e da civilização que estiveram na origem da antiga cultura pré-colombiana da Mesoamérica e que se desenvolveram nas regiões tropicais durante o período pré-clássico, próximo de onde hoje estão localizados os estados mexicanos de Vera Cruz e Tabasco. Crê-se que a cultura olmeca tenha sido a civilização-mãe de todas as civilizações mesoamericanas que se desenvolveram posteriormente.
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Monumento 1, uma das quatro cabeças colossais encontradas em La Venta, com altura aproximada de 3 m3tros |
Os zapotecas criaram um sistema de escrita em que usavam glifos, que são símbolos gravados, para separar as letras. Acredita-se que esse sistema constituiu a base da escrita para as civilizações posteriores.
Os zapotecas também construíram cidades monumentais, como Monte Alban (400 a.C a 700 d.C.), que está situada no estado de Oaxaca, no México. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas viveram na cidade em seu auge. Considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas, a Ciência e a Cultura (Unesco), essa cidade também era reconhecida por abrigar rituais religiosos, alguns envolvendo sacrifícios humanos. Os zapotecas desenvolveram uma agricultura muito variada e para ter boas colheitas rendiam culto ao Sol, à chuva, à terra e ao milho.
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Monte Alban |
Maias e toltecas
Os maias surgiram por volta de 1000 a.C., e seu Império se estendia das terras da atual Guatemala até o Vale do Yucatán, no México. Conhecedor do calendário astronômico dos olmecas e da escrita zapoteca, esse povo também edificou grandes pirâmides.
Ao contrário de outras civilizações, os maias não se organizaram politicamente através de uma estrutura de poder político centralizado. O esplendor da sociedade maia é fundamentalmente explicado pelo controle e as disciplinas empregadas no desenvolvimento da agricultura. Entre os vários alimentos que integravam a dieta alimentar dos maias, destacam-se o milho (produto de grande consumo), o cacau, o algodão e o agave. Para ampliar a vida útil de seus terrenos, os maias costumavam organizar um sistema de rotação de culturas.
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Ruínas da antiga cidade-Estado maia de Zaculeu, nas terras altas da Guatemala |
O processo de organização da sociedade maia era bastante rígido e se orientava pela presença de três classes sociais. No topo da hierarquia encontramos os governantes, os funcionários de alto escalão e os comerciantes. Logo em seguida, vinham os funcionários públicos e os trabalhadores especializados. Na base da pirâmide ficavam os camponeses e trabalhadores braçais.
Os maias criaram inovações técnicas na Astronomia. Eles construíram observatórios, como o Chichén Itzá (550 d.C.), por meio dos quais realizaram observações da Lua e de outros astros, como Vênus. Esses avanços técnicos os tornaram militarmente superiores a outros povos, que foram dominados pelos maias nessa época.
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Chichén Itzá - localizado em Yucatán, México - mais importante cidade da antiga civilização maia |
Após o declínio de Teotihuacán, os toltecas, oriundos de áreas mais ao norte, ocuparam o México Central. Entre as cidades que construíram, Tula (900 d.C.) era a capital do Império, na qual se estima que viveram cerca de 30 mil pessoas. Ocuparam Chichén Itzá por cerca de 200 anos. A antiga capital tolteca revela pistas sobre as crenças e comportamentos de seus habitantes.
No fim do século XII, Tula foi praticamente destruída, marcando o declínio dos toltecas. Mas ainda se encontram esculturas desse povo no sítio arqueológico que abrigou a cidade, a 84 quilômetros da capital mexicana. Com o aparecimento dos chichimecas, povo bárbaro que deu origem posteriormente ao Império Asteca, o império tolteca entrou em declínio.
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Guerreiros toltecas representados pelos famosos Atlantes de Tula, no México |
Mexicas
Os mexicas, também chamados de astecas pelos colonizadores e historiadores europeus, consideravam-se descendentes dos toltecas, aos quais admiravam pela capacidade de construir enormes esculturas. Estima-se que os mexicas chegaram ao Vale do México entre 1200 e 1300 d.C., onde, em 1325, edificaram Tenochtitlán, cidade hoje enterrada no mesmo sítio que abriga a Cidade do México.
Na época, Tenochtitlán estava localizada em uma ilha no Lago Texcoco. Ela foi alagada pouco antes da chegada dos espanhóis e praticamente reconstruída em poucos anos. Dotada de um sofisticado sistema de distribuição de água, chegou a abrigar mais de 100 mil pessoas.
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Representação de Tenochtitlán, capital e maior cidade asteca |
Assim como os maias, os mexicas valorizavam os militares, o que os levou a dominar e escravizar muitos povos. O seu amplo domínio chegou ao seu apogeu no início do século XVI, e Montezuma II foi o maior imperador mexica.
Entretanto, uma crença religiosa foi uma das razões do fim do Império. Os mexicas acreditavam que o deus Quetzalcóatl retornaria à Terra como humano, vindo do Oriente. Foi justamente do Oriente que surgiu Hernán Cortés (1485-1547), comandante espanhol que, montado em seu cavalo, foi associado ao deus mexica. Ele foi recebido no palácio de Montezuma II, que morreu pouco depois da chegada do colonizador.
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Representação que marca a luta entre os espanhóis e os mexicas |
Os mexicas tinham armas e maior contingente, mas foram insuficientes para combater as armas de fogo e as armaduras espanholas. Isso resultou no pleno domínio dos mexicas pelos espanhóis. Em 1521, doenças como varíola e sarampo, trazidas pelos europeus, dizimaram a população mexica, que, segundo estimativas, chegou a cerca de 1 milhão de indivíduos, um décimo do que era antes dos conflitos com os invasores.
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Sociedade mexica |
REFERÊNCIA: Ribeiro, Wagner Costa
Por dentro da Geografia, 8º ano / Wagner Costa Ribeiro. - 3. ed. - São Paulo: Saraiva, 2015.
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