segunda-feira, 15 de junho de 2015

AS MIGRAÇÕES COMPULSÓRIAS DECORRENTES DA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS


  O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população de mudar de país, estado, região, município ou até domicílio. Dentre os fatores que influenciam os processos migratórios, o principal deles refere-se às questões econômicas. Quando a migração ocorre dentro de um mesmo país ela é chamada de migração interna. Dentre as migrações internas, destacam-se:
  • Êxodo rural - é o tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o espaço urbano. As principais causas do êxodo rural na atualidade está relacionada a mecanização do campo e à concentração fundiária.
A mecanização do campo é um dos principais causadores do êxodo rural na atualidade
  • Migração urbano-rural - tipo de migração que se dá com a transferência de populações urbanas para o espaço rural. Hoje em dia esse tipo de migração é pouco comum.
  • Migração urbano-urbano - tipo de migração que se dá com a transferência de populações de uma cidade para outra. É bastante comum nos dias atuais.
  • Migração sazonal - tipo de migração que se caracteriza por estar ligada às estações do ano. É uma migração temporária, onde o migrante sai de um determinado local, em determinado período do ano e, posteriormente, volta em outro período do ano. É conhecido também como transumância. É o que acontece com muitos nordestinos, que saem da sua terra natal em busca das regiões produtoras de grãos durante a safra agrícola e retornam após o fim desta.
Trabalhadores nordestinos trabalhando no corte da cana em São Paulo
  • Migração pendular - tipo de migração característico de grandes cidades e regiões metropolitanas, no qual centenas ou milhares de trabalhadores saem todas as manhãs de sua residência (em determinada cidade) em direção ao seu trabalho (que fica em outro município), retornando no final do dia. Geralmente, a cidade onde está a residência destes trabalhadores passam a ser chamadas de cidades-dormitórios.
Metrô de São Paulo - responsável por transportar milhões de passageiros que realizam o movimento pendular
  • Migração compulsória - a migração compulsória é o tipo de migração onde a população residente é obrigada a sair do seu lugar de origem, seja por questões econômicas, políticas, naturais ou sociais. É algo obrigatório, ou que não tem saída. Durante a Segunda Guerra Mundial, milhões de pessoas, principalmente judeus, foram forçadas a deixarem seus lugares de origem para irem para os campos de concentração, onde muitos deles acabaram sendo mortos, fato este que ficou conhecido como "holocausto".
Durante a Segunda Guerra Mundial, milhões de judeus foram mortos pelas tropas nazistas
  No Brasil, um dos principais fatores que contribuem para a migração compulsória está relacionada a construção das usinas hidrelétricas.
  A decisão política de alterar a matriz energética de um determinado país, construindo megausinas, é um dos exemplos de migração compulsória, representada pelos contingentes populacionais, que para dar lugar a barragem, os seus moradores são obrigados a se retirarem de seus locais de origem e são reassentadas em outros lugares.
  A construção de uma grande barragem, atingindo comunidades urbanas e rurais, tem forte impacto na dinâmica populacional da região de instalação do empreendimento, tanto pelos eventos decorrentes das migrações compulsórias, como pela própria questão das transformações paisagísticas resultantes das áreas inundadas. Trata-se, primeiro, de um fluxo para dentro dos trabalhadores necessários à construção em si (bem como de outras pessoas que vêm prestar serviços que orbitam à volta da obra) e, depois, de um movimento de fluxo para fora dos que tem suas terras atingidas pelos reservatório.
Igreja da antiga Petrolândia (PE), que foi inundada pelas águas do lago de Sobradinho
  As barragens, tanto forçam a migração compulsória da população residente na projeção do reservatório, como a obra, em si, atrai temporariamente (geralmente, apenas pelo tempo de duração da construção da barragem) um número significativo de pessoas, sejam elas funcionárias das empresas atuantes na sua execução ou outras, que vislumbram, na estrutura que passa a se formar ali, outras perspectivas de trabalho.
  O número de trabalhadores envolvidos diretamente na construção de uma grande UHE (usina hidrelétrica) pode chegar, dependendo das suas dimensões, a três ou quatro mil empregados (ou até mais), que, somados a outros trabalhadores que fluem para o local (para atuarem na prestação de pequenos serviços como alimentação, mecânica, etc.), resultam em um número de pessoas que pode equivaler ou até superar o de habitantes de municípios próximos. Este fato produz transformações importantes no comércio local, no preço dos aluguéis e também nos índices de criminalidade.
Construção da Usina Belo Monte, no Rio Xingu - Pará
  Terminada a obra, a quase totalidade destas pessoas, após terem permanecido três ou quatro anos no local (tempo de duração da obra), migram novamente.   Em diferentes regiões do Brasil comunidades inteiras são realojadas em novas cidades e assentamentos rurais construídos especificamente para este fim. Trata-se de um evento de expulsão do lugar de residência. Ainda que juridicamente legal, a remoção de populações, para a criação dos lagos artificiais das grandes barragens, pelo seu caráter compulsório, caracteriza uma expulsão, pois é, ou tem sido, uma decisão vertical, de cima para baixo.
Ruínas da antiga São Rafael (RN), que foi inundada pelas águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves
FONTE: Adas, Melhem
Expedições geográficas / Melhem Adas, Sérgio Adas. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2011

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog