segunda-feira, 14 de março de 2016

AS ILHAS FIJI

  A República de Fiji, anteriormente conhecido como República das Ilhas Fiji, é um país insular da Oceania, composto por 332 ilhas no oceano Pacífico. Faz fronteira marítima com Tuvalu e com o território francês de Wallis e Futuna ao norte, com Tonga a leste, e com o território francês de Nova Caledônia, com Vanuatu e com as Ilhas Salomão a oeste. A sul, a ilha mais próxima corresponde às ilhas neozelandesas de Kermadec, mas estão bastante afastadas destas ilhas.
Mapa de Fiji
HISTÓRIA
  Os primeiros habitantes de Fiji chegaram do Sudeste Asiático muito tempo antes das ilhas serem descobertas por exploradores europeus. Evidências arqueológicas mostram que os primeiros colonos de Fiji, conhecidos como povos melanésios, chegaram navegando das Ilhas Santa Cruz (politicamente parte das Ilhas Salomão, mas seu ecossistema de florestas úmidas é o mesmo de Vanuatu) nas primeiras migrações do povo ancestral conhecido como Lápita (cujos melanésios são descendentes diretos desse povo) para a região do "crescente" Fiji-Tonga-Samoa, berço da cultura polinésia, em 1.500 a.C.
  As ilhas Vanua, Levu e Viti Levu, as principais do arquipélago de Fiji, foram descobertas em 1643 pelo navegador holandês Abel Tasman. As outras ilhotas que compõem o arquipélago foram descobertas no século seguinte pelo explorador inglês James Cook. Os europeus estabeleceram o primeiro posto de colonização em Fiji, no ano de 1804.
Pousada em Fiji
  Um Ratu (chefe), chamado Cakobau, ganhou o controle limitado sobre as ilhas ocidentais em 1850, mas as constantes anarquias levou uma convenção de chefes a ceder incondicionalmente as ilhas aos britânicos, que ficaram sob o controle do Reino Unido em 1874, com o estatuto de colônia. Entre 1879 e 1916,  mais de 60 mil indivíduos foram trazidos do subcontinente indiano para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, o que dá a origem à comunidade indiana no país, que até os dias atuais exerce uma grande influência política e social, entrando constantemente em choque com os fijianos nativos.
  Na Segunda Guerra Mundial, soldados fijianos lutaram ao lado dos Aliados, ganhando uma boa reputação na dura campanha das Ilhas Salomão. Em 10 de outubro de 1970, uma conferência constitucional em Londres decidiu que Fiji deveria se tornar uma nação totalmente soberana e independente dentro da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth).
  Em 1990, foi proclamada uma Constituição que garantiu o controle do país pela população fijiana, mas deu origem à uma grande emigração de indianos. A perda da população, levou o país a passar por uma série de dificuldades econômicas, mas garantiu aos melanésios a maioria sobre a população do país.
Paisagem de Fiji
  Em 1992, ocorreram eleições livres, que são vencidas pelo Partido Político Fijiano. Uma revisão realizada em 1997, tornou a Constituição das Ilhas Fiji mais equitativa. Realizaram-se eleições livres e pacíficas em 1999, que resultaram na eleição de um governo liderado por um indo-fijiano. Em 1998, o governo foi deposto por um golpe de Estado liderado por George Speight, um nacionalista fijiano de linha dura.
  A partir de então, Fiji vem convivendo com períodos de calmaria, seguidos de outros de grande instabilidade, sendo a mais recente ocorrida em 2009, quando o presidente Ratu Josefa Iloilo revogou a Constituição, gerando uma crise institucional que suspendeu Fiji da Commonwealth.
Parlamento de Fiji, em Suva
GEOGRAFIA
  O arquipélago das ilhas Fiji tem origem nos recifes de coral formados em torno de vulcões inativos. São mais de 300 ilhas, um terço das quais são desabitadas, e se destacam as ilhas de Viti Levu, onde está a capital Suva, e a de Vanua Levu. Em Viti Levu se concentra quase três quartos da população do país.
  As ilhas são montanhosas, sendo que o Monte Tomanivi (antigamente conhecido como Monte Vitória) é ponto culminante do país, com uma altitude de 1.324 metros acima do nível do mar.
  Os recifes de coral cercam a maioria das ilhas. A floresta tropical úmida predomina em grande parte das ilhas, cuja floresta já foi, em grande parte, desmatada para dar lugar às pastagens e à agricultura. O clima dominante nas ilhas é o tropical, com grande umidade e fracas oscilações térmicas ao longo do ano.
Monte Tomanivi - ponto culminante de Fiji
ECONOMIA
  A economia de Fiji é pouco desenvolvida, tendo como principal fonte de receitas a agricultura, desenvolvida nos solos férteis do país. O principal produto cultivado em Fiji é a cana-de-açúcar. Outros produtos bastante cultivados são o coco, o gengibre, o arroz e a banana. O açúcar fijiano tem como principal destino a União Europeia. Os principais parceiros comerciais de Fiji são Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia e Estados Unidos.
  O turismo é outra importante fonte de renda. O país recebe todos os anos cerca de 650 mil turistas. O atrativo está nas paisagens paradisíacas dos atóis de coral, com suas praias de areias brancas e o mar de águas claras e quentes.
Labasa - com uma população de 29.161 habitantes (estimativa 2016) é a quarta maior cidade de Fiji
CULTURA
  A culinária e as tradições de Fiji foram alteradas durante os 96 anos de colonização inglesa, iniciada em 1874. Na capital do país, Suva, existe o Mercado Municipal de Suva, presença obrigatória aos visitantes pelas suas exóticas comidas, como frutas, vegetais, peixes, frutos-do-mar e condimento. Esse mercado apresenta um cardápio multicultural, com camelôs vendendo coloridos e ricos doces indianos e bebidas de frutas de tanques de vidro.
  Kava é a bebida nacional, levemente forte e alcoólica, feita de raízes da planta sakau. É utilizada principalmente em cerimônias ou eventos importantes e sempre servida na metade de um casco de coco. Segundo os nativos fijianos, essa bebida reduz a ansiedade, combate à depressão e é um ótimo redutor da pressão sanguínea.
Mercado de Suva - Fiji
ALGUNS DADOS DE FIJI
NOME: República de Fiji
CAPITAL: Suva
Região central de Suva
GENTÍLICO: fijiano
LÍNGUA OFICIAL: inglês, fijiano e hindi
GOVERNO: República Parlamentarista
INDEPENDÊNCIA: do Reino Unido, em 10 de outubro de 1970
LOCALIZAÇÃO: Oceania (Melanésia)
ÁREA: 18.274 km² (152º)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2016): 875.158 habitantes (163°)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 47,89 hab./km² (127°). Obs: a densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população total e a superfície de um determinado território.
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU - Estimativa 2015): 0,62% (153°). Obs: o crescimento vegetativo, crescimento populacional ou crescimento natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma  determinada população.
CIDADES MAIS POPULOSAS (Estimativa 2016):
Suva: 92.101 habitantes
Suva - capital e maior cidade de Fiji
Lautoka: 54.486 habitantes
Lautoka - segunda maior cidade de Fiji
Nadi: 44.119 habitantes
Nadi - terceira maior cidade de Fiji
PIB (FMI - 2015): US$ 3,946 bilhões (151º). Obs: o PIB (Produto Interno Bruto), representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano).
PIB PER CAPITA (FMI 2015): US$ 4.605 (101°). Obs: o PIB per capita ou renda per capita é o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar dividido por sua população. É o valor que cada habitante receberia se toda a renda fosse distribuída igualmente entre toda a população. 
IDH (ONU - 2015): 0,727 (90°). Obs: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais, variando de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e PIB per capita. A classificação é feita dividindo os países em quatro grandes grupos: baixo (de 0,0 a 0,500), médio (de 0,501 a 0,800), elevado (de 0,801 a 0,900) e muito elevado (de 0,901 a 1,0).
  acima de 0,900
    0,850-0,899
   0,800-0,849
   0,750-0,799
   0,700-0,749
  0,650–0,699
   0,600–0,649
   0,550–0,599
   0,500–0,549
   0,450–0,499
  0,400–0,449
   0,350–0,399
   0,300–0,349
   abaixo de 0,300
   Sem dados
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU - 2015): 68,8 anos (121º). Obs: a expectativa de vida ou esperança de vida, expressa a probabilidade de tempo de vida média da população. Reflete as condições sanitárias e de saúde de uma população.
TAXA DE NATALIDADE (ONU - 2015): 22,37/mil (85º). Obs: a taxa de natalidade é a porcentagem de nascimentos ocorridos em uma população em um determinado período de tempo para cada grupo de mil pessoas, e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE (CIA World Factbook 2015): 5,65/mil (158º). Obs: a taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas, em média por mil habitantes, em uma determinada região por um período de tempo e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (CIA World Factbook - 2015): 10,73/mil (84°). Obs: a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem no primeiro ano de vida entre mil nascidas vivas em um determinado período, e é contada de menor para maior.
TAXA DE FECUNDIDADE (CIA World Factbook - 2015): 2,47 filhos/mulher (81º). Obs: a taxa de fecundidade refere-se ao número médio de filhos que a mulher teria do início ao fim do seu período reprodutivo (15 a 49 anos), e é contada de maior para menor.
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (CIA World Factbook - 2015): 93,7% (101°). Obs: essa taxa refere-se a todas as pessoas com 15 anos ou mais que sabem ler e escrever.
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook - 2015): 52,4% (110°). Obs: essa taxa refere-se a porcentagem da população que mora nas cidades em relação à população total.
MOEDA: Dólar Fijiano
RELIGIÃO: cristianismo (53%, sendo 34,5% de metodistas, 7,2% de católicos, 3,8% da Assembleia de Deus, 2,6% de adventistas, e 4,9% de outras religiões cristãs), hinduísmo (34%), islamismo (7%), outras religiões e/ou sem religião (6%).
DIVISÃO: o arquipélago de Fiji está dividido em quatro regiões administrativas (Central, Norte, Leste e Oeste), que por sua vez, estão subdivididas em 14 províncias. Cada divisão é chefiada por um Comissário, indicado pelo governo de Fiji. As divisões são basicamente agrupamentos de províncias e possuem poucas funções administrativas. Cada província possui uma Câmara Provincial, que podem, dentro de suas províncias, criar leis e impostos sujeitos a aprovação do governo de Fiji. O governo de Fiji também é responsável pela nomeação do Roko Tui, chefe executivo da Câmara Provincial.
  A ilha de Rotuma, ao norte do arquipélago, tem status de dependência. Ela está incluída na divisão Oeste para fins estatísticos, porém, administrativamente, ela possui autonomia interna, com sua própria câmara e poderes para legislar sobre a maioria dos assuntos locais.
Divisão administrativa de Fiji
FONTE: Geografia espaço e vivência: a dinâmica dos espaços da globalização, 9º ano / Levon Boligian. [et al.]: 4. ed. - São Paulo: Saraiva, 2012.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog