quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O POVO DONGRIA KONDH

  Uma das tribos mais antigas da Índia enfrenta uma ameaça renovada de destruição depois que uma nova licitação legal foi lançada pelo governo do estado para abrir suas terras ancestrais à exploração de uma gigante britânica de mineração.
  O movimento surpresa contra a tribo Dongria Kondh, no empobrecido estado de Orissa, chocou ativistas que acreditavam que um veredito final para salvar a tribo havia alcançado em uma decisão histórica em 2013.
  Ser um Dongria Kondh significa viver nas montanhas de Niyamgiri, no estado de Orissa, na Índia - eles não vivem em outro lugar. Os Dongria cultivam as encostas, plantam culturas no meio da floresta e coletam frutos silvestres e folhas para a venda. Existem mais de 8 mil membros da tribo vivendo em aldeias espalhadas nas montanhas de Niyamgiri. Chamam-se Jharnia, que significa "protetor dos córregos", pois ele protege as suas montanhas sagradas e os rios que dão a vida que se ergue na sua floresta densa.
  Até hoje, os Dongria Kondh sobrevivem buscando e caçando na espessa floresta de Orissa, complementando sua existência com o cultivo de hortifrútis, que eles trocam nos mercados locais de ferramentas de metal e bugigangas.
  Eles falam Kui, uma língua que poucas pessoas de fora entendem, e reverenciam seu lar nas montanhas como uma encarnação de sua divindade Niyam Raja.
Mulheres Dongria Kondh
  Todo o ciclo de semeadura e colheita é controlado por dharani penu, que deve ser reverenciado antes e depois da época de cultivo. Elementos naturais, água, pedras, rochas, animais são todos pensados para ter alma, que é para ser reverenciada. Assim, a crença politeísta e animista é guiada pela proximidade com os humores e ritmos da natureza, exigindo respeito e cooperação com as forças naturais. Isso reflete no modo de vida praticado pela comunidade e em suas relações socioculturais. As colinas de Niyamgiri, moradas de Niyamraja, são portanto, inteiramente sagradas, e as práticas cotidianas de vida, habitação e subsistência são, portanto, profundamente integrantes da capacidade de vida sagrada de Niyamgiri.
  Até 1835, quando encontraram os colonos britânicos pela primeira vez, a tribo realizava sacrifícios humanos - uma prática que os britânicos os forçaram a parar.
  Embora o modo de vida dos Dongria Kondh sempre tenha experimentado mudanças devido à crescente interação com o mundo exterior, a economia de mercado e o ataque da ameaça de uma indústria extrativista trouxe uma mudança radical no mundo Dongria Kondh. 
  Para os Dongria Kondh, a colina Niyam Dongar é a casa de seu deus, Niyam Raja. Para a transnacional inglesa Vedanta, é um depósito de 2 bilhões de dólares em bauxita. Os Dongria e tribos vizinhas Kondh, que também reverenciam Niyam Raja, estão determinados a proteger a montanha sagrada. Eles realizam bloqueios de estradas, uma corrente humana e inúmeras manifestações contra a empresa.
Sacerdotisas realizam ritual antes de irem buscar sementes de milho
  Os Dongria Kondh cultivam mais de 20 variedades de painço em seus campos, além de lentilhas e oleaginosas. Na década de 1970, eles foram induzidos a produzir hortifrutigranjeiros e a cultivar abacaxi, laranja, limão e banana em grande escala. Eles coletam uma grande variedade de produtos florestais, como broto de bambu, gengibre selvagem, cogumelos, entre outros produtos.
  A tradicional sociedade Dongria Kondh sempre se baseou em uma estrutura familiar rígida envolvendo pessoas de diferentes gerações e estas foram marcadas por clãs demarcados geograficamente, onde cada clã era identificado por um nome de animal macho. A identificação do clã é ainda classificada por sobrenome, onde o sobrenome do membro masculino mais velho da família mais poderosa do clã é geralmente usado par denotar aquele clã em particular.
  Esse sistema de classificação de clãs dentro da comunidade Dongria Kondh é um processo de divisão de clãs, que também é semelhante à sociedade nativa americana, onde havia uma presença de distribuição dispersa de clã por toda a terra.
Moradia Dongria Kondh
  O corpo político e de decisão sócio-político da comunidade Dongria Kondh é também conhecido como Kutumba. Para tornar o trabalho do corpo mais eficiente, a Kutumba é então dividida em dois grupos: um que funciona no nível do clã ou Kuda Kutumba, e outro no nível do assentamento, ou Nayu Kutumba. O manejo de cada clã é então feito de acordo com uma divisão mais ao nível da raiz, na qual um grupo separado de pessoas é dedicado a tratar dos assuntos religiosos e políticos dos Dongria Kondh, formando quatro grupos funcionais ou punjás.
  Os punjás dos Dongria Kondh são: jani, pujari, bismajhi e mandal. O kuda kutumba preside o mandal matha, que administra os assuntos de um determinado clã e um agrupamento de aldeias. Preside e resolve disputas relacionadas a grupos interétnicos e inter-religiosos.
  Os Dongria Kondh adotaram um sistema de transmitir valores culturais e tradicionais aos adolescentes e jovens de suas aldeias através de dormitórios exclusivo para jovens. As mulheres dongrias também recebem status igual na sociedade em questões como o novo casamento da viúva, possuindo propriedade sem a interferência de seus maridos e filhos.
  A estrutura da família Dongria Kondh depende de qual clã a pessoa pertence, pois a exogamia do clã é praticada nesta comunidade que, de acordo com algumas pessoas, é um processo de tabu do incesto que prevalece entre essas comunidades em seus costumes. Estes exogâmicos grupos de clãs resultaram na existência de grupos de clãs dominantes, devido a um processo de casamento e parentesco que se formou durante um longo período de tempo.
Mulheres Dongria Kondh
Disputa de mineração
  Em 1997, a Sterlite Industries, uma parte do grupo Vedanta Resources, apresentou propostas para construir uma refinaria de alumínio na localidade vizinha de Lanjigarh e extrair bauxita das Niyamgiri Hills como matéria-prima para a refinaria, como uma joint venture com a estatal Orissa Mining Corporation. A refinaria foi aberta em 2006, mas o desenvolvimento da mineração foi interrompido por ação legal, e descobriu-se que a construção da refinaria infringiu as leis relativas à proteção ambiental e aos direitos das pessoas locais. A empresa argumentou que a mineração em Niyamgiri deveria prosseguir, uma vez que permitiria que o alumínio fosse produzido mais economicamente do que trazer matéria-prima de distâncias maiores.
  O desenvolvimento da mineração foi suspenso pelo governo da Índia em 2010, com a afirmação de que a empresa desrespeitou a lei e desconsiderou os direitos dos Dongria Kondh. Em 2013, a Suprema Corte da Índia, ordenou que o governo de Odisha consultasse as tribos locais, citando a proteção concedida aos grupos tribais e florestais sob a Lei dos Direitos Florestais de 2006. Doze conselhos de aldeia Dongria Kondh foram consultados e todos rejeitaram a proposta da mineração.
  Em janeiro de 2014, o Ministério do Meio Ambiente, Floresta e Mudança Climática da Índia anunciou que estava recusando a liberação da mina. O governo do estado de Odisha, desde então, pediu, sem sucesso, permissão do Supremo Tribunal para reiniciar o esquema.
Refinaria Vedanta
REFERÊNCIA: Garcia, Valquíria Pires
Projeto mosaico: geografia: ensino fundamental / Valquíria Pires Garcia, Beluce Bellucci. 1. ed. - São Paulo: Scipione, 2015.

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