Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, sendo superado apenas por Júpiter. É conhecido pelo complexo sistema de anéis, formados principalmente por gelo e poeira cósmica, possuindo 53 luas e outras nove em pesquisa. Pertence ao grupo dos gigantes gasosos (além de Saturno, fazem parte desse grupo de planetas Júpiter, Urano e Netuno), possuindo cerca de 95 massas terrestres e orbita a uma distância média de 9,5 unidades astronômicas. O diâmetro de Saturno é de 119,3 mil quilômetros e o seu volume é 755 vezes maior que a Terra. Possui uma das mais rápidas rotações do Sistema Solar de oeste para leste, demorando 10 horas e 39 minutos para dar a volta sobre si mesmo.
O movimento de translação de Saturno (giro que o planeta dá em torno do Sol) é feito em 29 anos, 167 dias e 6 horas terrestres, girando em torno de 34,7 km/hora. A temperatura na superfície de Saturno é de 125°C negativos.
O planeta Saturno foi descoberto em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei e recebeu o nome do deus romano da agricultura. É o planeta mais distante que pode ser observado da Terra a olho nu.
Comparação de tamanho entre Saturno e a Terra |
Saturno possui um pequeno núcleo rochoso, circundado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e hélio. A sua atmosfera também é composta de hidrogênio, apresentando faixas com fortes ventos, cuja energia provém tanto do calor recebido do Sol quanto da energia irradiada de seu centro. O centro de Saturno é composto por um núcleo denso de rocha, gelo e água.
As observações realizadas em Saturno indicam que os anéis do planeta são formados por pedaços de cometas, asteroides e luas despedaçadas. Os anéis mais conhecidos são denominados A, B e C, mas há sete no total, todos representam letras do alfabeto à medida em que foram descobertos. Cada um tem milhares de quilômetros de extensão, chegando a 282 mil quilômetros, mas são, em geral, de espessura média a 1 quilômetro.
O céu de Lisboa, Portugal, em 27 de julho de 2018, às 21:35 |
Embora permaneçam em torno de Saturno, os anéis orbitam em velocidades diferentes.
A primeira lua de Saturno a ser descoberta a ser descoberta foi Titã, por Christiaan Huygens, em 1655. Em seguida, Giovanni Domenico Cassini descobriu Iapetus (1671), Rhea (1672), Dione (1684) e Tétis (1684). As luas Mimas e Enceladus foram descobertas por William Herschel em 1789 e, 50 anos mais tarde, foram observadas Hyperion (1848) e Phoebe (1898).
Com a melhoria no sistema de observação, no século XIX foram descobertas outras luas a orbitar Saturno, totalizando 18. Em decorrência dos trabalhos da missão Cassini já foram identificados 53 satélites.
Acessem também o meu canal do YouTube e se inscrevam:Mapa do sistema das luas e do anel de Saturno
https://www.youtube.com/channel/UCC6DlMT9OuiZtbKqg8ETy-w