quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

A CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA

   O termo "galinha caipira" é utilizado na culinária brasileira para se referir ao galináceo doméstico criado solto em quintais e fazendas, em contraste com a criação industrial ou de granja. Aparece com nomes distintos em várias partes do Brasil: "galinha caipira", no Sudeste, "galinha de capoeira", no Norte e Nordeste, "galinha matuta" ou "galinha pé-dura", no Nordeste, "galinha crioula" ou "galinha caneluda", no Rio Grande do Sul.

  Relata-se que os tropeiros comiam apenas carne de sol e farinha durante as sua viagens e, ao retornarem para suas casas, desejavam comer algo diferente. Assim, as famílias preparavam o frango caipira acompanhado de pirão.

Galinha caipira com seus pintinhos

  No Brasil, a criação de galinhas caipiras é uma tradição. Mesmo em áreas urbanas, em improvisados galinheiros, a criação dessas aves é meio de obtenção de carne e ovos.

  As galinhas caipiras são originadas a partir da chegada dos colonizadores ao território brasileiro, que trouxeram os animais quando vieram residir no Brasil. Devido terem vindo de vários lugares diferentes, apresentam plumagem, portes e comportamentos distintos.

  Além de se adaptarem bem ao clima quente, são bastante resistentes à doenças. Sua carne e seus ovos são mais saborosos que os produzidos em granjas industriais. Apesar de serem mais caras, a galinha caipira é a preferida por muitos consumidores.

Galinhas caipiras criadas soltas

FONTE:

Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Galinha_caipira. Acesso em: 27/12/2023


terça-feira, 19 de dezembro de 2023

A CONFERÊNCIA DAS PARTES (COP) E O ACORDO DE PARIS

   Iniciadas em 1995, as Conferências das Partes (ou COPs, da sigla em inglês), são reuniões anuais entre os representantes dos 193 países que assinaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Nas COPs são discutidas medidas a serem implantadas pelos governos dos diversos países para atingir as metas de emissão de poluentes atmosféricos e combater o aquecimento global.

  Até 2014, as COPs foram marcadas pela divergência entre países com diferentes níveis de desenvolvimento econômico. Isso porque a maior parte dos gases de efeito estufa era emitida pelos países mais desenvolvidos e industrializados - com exceção da China - seguidos por outros países emergentes, como Brasil, Índia, Rússia, México, entre outros.

  Além disso, os países mais pobres, que emitem a menor parte dos gases e sofrem de forma mais intensa os efeitos das mudanças climáticas, reivindicam a transferência de recursos e tecnologia dos países desenvolvidos para que possam enfrentar essas consequências.

  Nesse sentido, a COP 21, realizada em Paris, em 2015, que contou com a participação de 195 países, foi considerada um marco histórico comparável ao Protocolo de Kyoto. Em relação às COPs anteriores, o documento intitulado "Transformando nosso mundo: a agenda do Desenvolvimento Sustentável para 2030" do Acordo de Paris avançou em dois pontos fundamentais: estabeleceu a meta de manter o aumento das temperaturas globais abaixo de 2°C, considerando os níveis pré-industriais, além de acenar a possibilidade de aumentar essa meta para 1,5ºC; levou em conta a diferenciação das responsabilidades e a capacidade produtiva dos países, ou seja, aqueles que mais poluem deveriam assumir maiores responsabilidades.

Representantes nacionais durante a COP 21

  Uma das medidas foi a criação de um fundo destinado ao enfrentamento das consequências do aquecimento global nos países mais pobres. Foi estipulado, ainda, um cronograma de revisão das metas a cada cinco anos.

  Apesar dos avanços, há críticas e preocupações em relação a esse acordo, entre as quais se destacam:

  • assim como nos documentos anteriores, os próprios países estipulam suas metas de redução de gases do efeito estufa, os chamados INDCs; além disso, o acordo não propõe mecanismos legais que permitam cobrar dos países as metas estabelecidas;
  • a falta de clareza quanto à descarbonização das fontes de energia, já que o texto final não cita explicitamente os termos "descarbonização" e "combustíveis fósseis", indicando vagamente o objetivo de alcançar um pico de emissões de poluentes;
  • os valores a serem destinados para ajuda aos países mais pobres e mais atingidos pelos efeitos do aquecimento global são muito inferiores aos subsídios dados pelos governos à produção de combustíveis fósseis, avaliados em US$ 450 bilhões por ano;
  • a não adesão dos Estados Unidos, sob à época o governo de Donald Trump, uma das maiores e mais influentes economias do mundo e responsável por cerca de 18% das emissões globais de poluentes atmosféricos; além dos Estados Unidos, não aderiram apenas a Síria (devido à guerra civil que o país enfrentava), o Vaticano (por não ser integrante da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), a Nicarágua (que alegou a falta de compromissos concretos dos países mais ricos e maiores poluidores) e microestados, como Nauru, Tuvalu, Palau e Mônaco.

O declínio do gelo flutuante do Ártico é um dos sinais mais evidentes do aquecimento global. A animação mostra a redução entre 1979 e 2010

A COP 26

  A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021, também conhecida como COP26, foi realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021 na cidade de Glasgow, Escócia. A reunião foi originalmente agendada para novembro de 2020, mas a pandemia da COVID-19 fez com que fosse adiada. A conferência incluiu também a 15ª reunião das partes do Protocolo de Kyoto (CMP16) e a 2ª reunião das partes do Acordo de Paris (CMA3).

  A conferência foi realizada com a participação de delegações de quase 200 países, acompanhada por grandes manifestações de grupos ambientalistas. No dia 13 de novembro de 2021, foi assinado um compromisso internacional. O texto enfatizou  a necessidade de uma rápida redução das emissões de carbono, pretendendo chegar ao objetivo de 45% de redução até 2030 (em relação aos patamares de 2010), e em 2050 as emissões deverão estar neutralizadas globalmente, significando que na data, qualquer emissão adicional deverá ser recompensada por reflorestamento ou mecanismos de captura de carbono.

Manifestação em Glasgow exigindo medidas mais duras contra o aquecimento global

A COP28

  A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023, ou Conferência das Partes da CONUMC, mais comumente conhecida como COP28, foi realizada entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023, na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

  A conferência foi amplamente criticada pelo seu controverso presidente, Sultan Al Jaber, bem como pela sua localização nos Emirados Árabes Unidos, que é conhecido pelo seu registro ambiental opaco e pelo seu papel como grande produtor de combustíveis fósseis.

  O acordo final da COP28, prevê, dentre outros,  a redução gradual do uso de combustíveis fósseis, e a necessidade de reduções profundas, rápidas e sustentadas da emissão de carbono.

  O acordo prevê também triplicar a capacidade de energia renovável em nível mundial e duplicar a taxa média anual global de melhorias na eficiência energética até 2030. Ficou estabelecido também que a próxima conferência (COP30) será realizada na cidade de Belém (PA) entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025.

Reunião da COP28 em Dubai, Emirados Árabes Unidos

FONTE:

Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conferência_das_Nações_Unids_sobre_as_Mudanças_Climáticas. Acesso em: 19/12/2023

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

IRENOLOGIA: A CIÊNCIA DA PAZ

  A palavra irenologia é composta por dois vocábulos gregos: eirene, paz, e logos, estudo. Portanto, a irenologia é o estudo sistemático da paz conforme a concebem as diversas culturas, sociedades, religiões e saberes. Trata-se de uma disciplina acadêmica, que tem por objetivo investigar as condições, o ambiente e os envolvidos no esforço comum para se estabelecer, manter e promover a paz, quer entre as nações, quer entre grupos sociais ou mesmo entre indivíduos.

  Os estudos irenológicos andam, paradoxalmente, de mãos dadas com os polemológicos. No estouro de um conflito, armado ou não, a primeira coisa a ser buscada é a paz. Nesse esforço, até mesmo um armistício é motivo de festejos e comemorações. Etimologicamente, o termo "armistício", oriundo do latim armistitium, significa "cessação das armas". Nessas ocasiões, como resultado dos movimentos diplomáticos, os lados envolvidos sentam-se a negociar uma paz definitiva: às vezes, nem provisoriamente se logra obtê-la. Naquele momento, os adversários igualam-se à mesa de negociações; todos querem acabar com o conflito; pelo menos é o que se espera.

Cópia da escultura Reconciliação, de Josefina de Vasconcelos (1977)

  A partir da segunda metade do século XX, o desenvolvimento tecnológico aumentou a capacidade destrutiva das armas, colocando em risco  a vida no planeta. Estima-se que, em 2023, existam mais de 14 mil armas nucleares no mundo, a maior parte delas pertencentes aos Estados Unidos e à Rússia (cada um deles têm cerca de 6 mil armas). Reino Unido, França, China, Paquistão, Índia, Israel e Coreia do Norte também detêm armamentos desse tipo, que se caracterizam pelo alto poder destrutivo e pelas consequências a longo prazo para os indivíduos e o meio ambiente. Embora estudos indiquem a redução geral do número de ogivas nucleares a cada ano, os países continuam modernizando seus arsenais nucleares.

  O temor provocado pela radicalização das guerras gerou a atuação mais firmes de grupos pacifistas. Após a Segunda Guerra Mundial, alguns estudiosos dedicaram-se a enfocar a noção de paz sem defini-la pela negação, como não-guerra. Assim nasceu a ciência da paz, ou irenologia.

Introdução da paz

  A ciência da paz desenvolve pesquisas multidisciplinares, apoiadas na contribuição de intelectuais de diversas áreas do saber, como ciência política, sociologia, economia, psicologia, história, filosofia e direito internacional. Nasceu de iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da qual participaram também  filósofos notáveis, como Bertrand Russell, e grupos de várias orientações ideológicas no mundo todo.

  Paralelamente aos organismos mundiais, grupos da sociedade civil estudam e debatem as causas da violência, além de  proporem alternativas não violentas para solucionar conflitos. O grande obstáculo tem sido transformar teorias em práticas, o que pressupõe preparar as novas gerações por meio da educação para a paz.

Manchester College, de Indiana, EUA - uma das primeiras instituições a oferecer especialização em estudos para a paz

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

KANT, I. A paz perpétua: um projeto para hoje. São Paulo: Perspectiva, 2004. (Elos)

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

MUNICÍPIOS COM AS MAIORES E AS MENORES DENSIDADES DEMOGRÁFICAS DO BRASIL

Municípios com as maiores densidades demográficas do Brasil

Posição

Município

População (Censo 2022)

Área (km²)

Densidade demográfica (hab./km²)

Taboão da Serra (SP)

273.542

20,388

13.416,81

Diadema (SP)

393.237

30,732

12.795,69

São João do Meriti (RJ)

440.962

35,216

12.521,64

Osasco (SP)

728.615

64,954

11.217,40

Carapicuíba (SP)

386.984

34,546

11.201,99

São Caetano do Sul (SP)

165.655

15,331

10.805,23

Olinda (PE)

349.976

41,300

8.474,00

Fortaleza (CE)

2.428.708

312,353

7.775,52

Nilópolis (RJ)

146.774

19,393

7.568,40

10º

São Paulo (SP)

11.451.999

1.521,202

7.528,26

Taboão da Serra (SP) - município com a maior densidade demográfica do Brasil

Municípios com as menores densidades demográficas do Brasil

Posição

Município

População (Censo 2022)

Área (km²)

Densidade demográfica (hab./km²)

5.661º

Cocalinho (MT)

6.220

16.563,136

0,38

5.662º

Jutaí (AM)

25.172

69.547,415

0,36

5.663º

Pimenteiras do Oeste (RO)

2.156

6.014,733

0,36

5.664º

Mateiros (TO)

2.748

9.589,273

0,29

5.665º

Rondolândia (MT)

3.505

12.658,341

0,28

5.566º

Tapauá (AM)

19.599

84.946,035

0,23

5.567º

Santa Isabel do Rio Negro (AM)

14.164

62.800,078

0,23

5.568º

Atalaia do Norte (AM)

15.314

76.507,617

0,20

5.569º

Japurá (AM)

8.858

55.827,203

0,16

5.570º

Barcelos (AM)

18.834

122.461,086

0,15

Barcelos (AM) - município com a menor densidade demográfica do Brasil

Obs: de acordo com o IBGE, o Brasil possui 5.568 municípios. A tabela acima leva em conta Brasília (cidade coextensiva do Distrito Federal) e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha (PE), totalizando 5.570 municípios (5.568 municípios de fato e 2 municípios equivalentes).

FONTE: IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em 20/11/2023

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM AS MAIORES E AS MENORES ÁREAS TERRITORIAIS

OS 10 MAIORES MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Posição

Município

População (Censo 2022)

Área (km²)

Densidade demográfica (hab./km²)

Altamira (PA)

126.279

159.533,306

0,79

Barcelos (AM)

18.834

122.461,086

0,15

São Gabriel da Cachoeira (AM)

51.795

109.192,562

0,47

Oriximiná (PA)

68.294

107.613,838

0,63

Tapauá (AM)

19.599

84.946,035

0,23

São Félix do Xingu (PA)

65.418

84.212,903

0,78

Atalaia do Norte (AM)

15.314

76.507,617

0,20

Almeirim (PA)

34.280

72.954,798

0,47

Jutaí (AM)

25.172

69.457,415

0,36

10º

Lábrea (AM)

45.448

68.262,680

0,67

Altamira (PA) - é o município com a maior área territorial do Brasil
OS 10 MENORES MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Posição

Município

População (Censo 2022)

Área (km²)

Densidade demográfica (hab./km²)

5.661º

Toritama (PE)

41.137

25,704

1.600,41

5.662º

Taboão da Serra (SP)

273.542

20,388

13.416,81

5.663º

General Maynard (SE)

3.037

19,793

153,44

5.664º

Nilópolis (RJ)

146.774

19,393

7.568,40

5.665º

Fernando de Noronha (PE)

3.167

18,609

170,19

5.566º

Jandira (SP)

118.045

17,449

6.765,14

5.567º

Poá (SP)

103.765

17,264

6.010,48

5.568º

São Caetano do Sul (SP)

165.655

15,331

10.805,23

5.569º

Águas de São Pedro (SP)

2.780

3,612

769,66

5.570º

Santa Cruz de Minas (MG)

8.109

3,565

2.274,61

Santa Cruz de Minas (MG) - o menor município brasileiro

Obs: de acordo com o IBGE, o Brasil possui 5.568 municípios. A tabela acima leva em conta Brasília (cidade coextensiva do Distrito Federal) e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha (PE), totalizando 5.570 municípios (5.568 municípios de fato e 2 municípios equivalentes).

FONTE: IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em 17/11/2023

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