terça-feira, 28 de agosto de 2018

BAARLE: FRONTEIRAS DISTRIBUÍDAS ENTRE DOIS PAÍSES

  Baarle-Nassau e Baarle-Hertog são dois municípios que dividem a cidade de Baarle, na fronteira entre os Países Baixos e a Bélgica. Baarle-Nassau está localizada no sul dos Países Baixos, na província de Brabante do Norte, e Baarle-Hertog está na província belga de Antuérpia. As duas cidades compartilham uma fronteira comum, mas a fronteira internacional que separa a cidade belga de Baarle-Hertog da cidade neerlandesa de Baarle-Nassau não é retilínea. Nem sequer curva.
  Em vez disso, há 26 territórios separados entre si - pequenos fragmentos da Bélgica e dos Países Baixos distribuídos por Baarle. Há um trecho principal chamado Zondereigen, localizado ao norte da cidade belga de Merksplas, e 22 enclaves belgas nos Países Baixos além de outros trechos na fronteira belgo-neerlandesa.
Mapa de Baarle
  Grande parte da povoação são enclaves belgas totalmente rodeados por território neerlandês, mas também há o oposto (enclaves neerlandeses totalmente rodeados por território belga). Ambos os territórios possuem administração própria, incluindo os serviços públicos e a limitação das fronteiras são feitas, em geral, por marcações no piso do calçamento.
Mapa mostrando a fronteira entre a Bélgica e os Países Baixos com Baarle-Nassau
  A fronteira é demarcada por cruzes brancas nas calçadas e sinalizadores de metal nas vias, serpenteando a cidade sem obedecer ao traçado de casas, jardins ou ruas. Uma linha cruza um quarteirão por dentro de uma loja de presentes e sai no outro lado, em um supermercado. Muitas casas são cortadas ao meio pela fronteira e, por convenção, a nacionalidade é identificada com base na fachada frontal de cada uma. Se a fronteira cruza a porta da rua, seus lados pertencem a diferentes Estados, e isso é indicado por uma dupla numeração na fachada do edifício.
Baarle-Hertog
  As cidades atraem muitos turistas. Por muitos anos, as lojas da Bélgica abriam aos domingos, enquanto as dos Países Baixos não - com exceção daquelas em Baarle. Às vezes, os impostos na Bélgica e nos Países Baixos diferem muito e um consumidor pode encontrar dois regimes de taxação diferentes em lojas de uma mesma rua. Por um período, de acordo com as leis neerlandesas, os restaurantes deviam fechar mais cedo. Para alguns estabelecimentos situados na fronteira, isso significava que os clientes precisavam simplesmente mudar suas mesas para o lado belga. Com a entrada na União Europeia, entretanto, algumas dessas diferenças deixaram de existir.
Fronteira entre Bélgica e Países Baixos, em Baarle-Nassau
  A estranha geografia entre Baarle-Hertog e Baarle-Nassau é resultado de tratados e acordos medievais, trocas e vendas de terra igualmente complexos entre os lordes de Breda e os duques de Brabante, que remontam ao século XII. Na época, os Países Baixos (ou Holanda, como é mais conhecida), ainda não era exatamente um país, mais vários principados comandados por diferentes famílias. No meio de poder e heranças de família, diferentes partes de Baarle ficaram com a família Nassau e o restante com o Duque de Brabante.
  Assim, surgiram as cidades-gêmeas Baarle-Nassau e Baarle-Hertog (Hertog, significa "duque", em holandês).
  Após a divisão entre Países Baixos e Bélgica, estabelecida em 1839, impôs-se a necessidade de determinar a fronteira. Foram necessárias três comissões para solucionar as questões fronteiriças. A última delas delimitou 36 km de divisas e foi concluída somente em 1995.
Ruas em Baarle-Nassau e Baarle-Hertog
REFERÊNCIA: Baldraia, André
Ser protagonista: geografia, 3º ano: ensino médio / André Baldraia, Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena: organizadora Edições SM. 3. ed. - São Paulo: Edições SM, 2016. - (Coleção ser protagonista).

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog