quinta-feira, 9 de abril de 2015

RIDGE A: O LUGAR MAIS FRIO DO MUNDO

  O lugar mais frio do mundo fica nos confins do Polo Sul, nunca foi visitado por um ser humano e pode revolucionar a astronomia. Ele se chama Ridge A (Cordilheira A, em inglês), fica a mais de 4 mil metros de altitude - 30% mais alto que a cidade de La Paz, na Bolívia - e está a 600 quilômetros do Polo Sul. Mas a principal característica desse lugar, que acaba de ser revelado por imagens de satélite, é outra: Ridge A é o ponto mais frio da face da Terra, com temperatura média de 70 graus negativos. Até então, acreditava-se que o lugar mais frio do mundo fosse o lago Vostok, na Antártida, que chegou a registrar 90 graus negativos.
  Os cientistas fizeram essa descoberta enquanto analisavam os mapas de temperatura superficial global mais detalhados já feitos, desenvolvidos com dados de satélites de sensoriamento remoto.
  Esta cordilheira fica próxima à Estação de Pesquisa Davis, no território antártico australiano, ao leste do platô antártico em uma alta cordilheira onde foram registradas temperaturas de -92ºC.
Estação de pesquisa australiana Davis
  Ridge A é muito hostil para a vida, mas perfeito para a ciência. O céu extremamente limpo, com poucas nuvens e sem água (a umidade relativa do ar é praticamente zero), faz de Ridge A o lugar perfeito para a instalação de um telescópio.
  Os lugares mais frios da Terra que são habitados permanentemente ficam no nordeste da Sibéria, na Rússia, onde as temperaturas chegaram a -90°C em duas cidades, Verkhoyansk e Oimekon, em 1892 e 1933, respectivamente.
Inverno em Verkhoyansk - Rússia
  Ridge A está localizado a 929 quilômetros do Polo Sul e a 159 quilômetros de Domo A (cúpula de gelo localizada no centro da Antártica), e a uma altitude de 4.053 metros acima do nível do mar. O local foi avaliado por cientistas da Austrália e dos Estados Unidos através de dados de satélite como um ótimo local de observação astronômica por suas condições meteorológicas favoráveis, além de ser o local de origem dos ventos catabáticos (vento que transporta ar de alta densidade de uma elevação descendo a encosta, devido à ação da gravidade).
Mapa de localização do Ridger A (Cordilheira A)
  O Lago Vostok, que antes da descoberta da Cordilheira A era o local mais frio do mundo, é uma massa de água subglacial localizado na Antártica, por baixo da Estação Vostok - um centro de investigação dirigido pela Rússia. Esse lago tem uma forma elíptica com 250 km de comprimento e 40 km de largura, cobrindo uma área de 14 mil km². O seu fundo é irregular e divide-se em duas bacias, a mais profunda com cerca de 800 metros e a outra com 200 metros. Calcula-se que o lago contenha um volume de 5.400 km³ de água doce.
  O Lago Vostok, segundo os cientistas, teve origem normal e foi coberto por gelo à medida que se desenvolveram os glaciares da calota polar da Antártica. Esta submersão ocorreu há aproximadamente 30 milhões de anos, concluindo há aproximadamente 15 milhões de anos atrás.
Lago Vostok - Antártica
FONTE: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sérgio Adas. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2011.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog