De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o termo turismo refere-se as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.
Turista é um visitante que se desloca voluntariamente pelo período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para o local diferente de sua residência e do seu trabalho, sem, este por motivação, a obtenção de lucro.
O turismo é uma atividade econômica relacionada às características geográficas do lugar: paisagem natural (condições ambientais, como clima, vegetação, formas de relevo, rios, proximidade do oceano) e cultural (arquitetura, museus, eventos culturais, feiras comerciais, conferências internacionais etc.).
|
Símbolo popular para designar o turismo |
As atividades econômicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, ou seja, pelo valor em virtude da importância histórico-cultural ou natural, para transformá-lo em um espaço de consumo.
Existe duas linhas de pensamentos sobre o turismo. A primeira é que o turismo representa o ócio, o descanso, a cultura, a saúde, os negócios ou relações familiares. Esses deslocamentos se distinguem por sua finalidade dos outros tipos de viagens motivados por guerras, movimentos migratórios, conquista, comércio etc. Assim, o turismo possui antecedentes históricos claros, que veio se concretizar com a Revolução Industrial.
A segunda linha de pensamento se baseia em que o turismo se iniciou com a Revolução Industrial, pois os deslocamentos nessa época tinham o intuito do lazer, onde o trabalhador buscava descanso para fugir das longas jornadas de trabalho ao qual eram submetidos.
|
A Revolução Industrial foi o pontapé inicial para o desenvolvimento da indústria do turismo |
Ao ser dotado de belezas naturais, de expressões artísticas e culturais e de aspectos singulares, a paisagem exerce forte poder de atração e sedução sobre turistas e visitantes. Porém, há casos destinados ao turismo produzidos de modo artificial, independentemente de sua história, de seu contexto cultural ou de sua paisagem natural.
Um desses exemplos é a estátua de Santa Rita de Cássia, localizada no município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. A estátua de Santa Rita de Cássia é a maior estátua do continente americano e a maior imagem católica do planeta. Possui 56 metros e a obra foi feita graças à um convênio da cidade com o governo federal, que liberou recursos do Ministério do Turismo. O objetivo da construção da estátua foi unir a religiosidade do povo ao fomento do turismo local.
|
Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz - RN |
O turismo na sua enorme complexidade reveste-se de tríplice aspecto com incidências territoriais específicas em cada um deles. Trata-se de fenômeno que apresenta áreas de dispersão (emissoras), áreas de deslocamento e áreas de atração (receptoras). É nestas que se manifesta materialmente o espaço turístico ou se reformula o espaço anteriormente ocupado. É aqui também que se dá de forma mais acentuada o consumo do espaço.
A dificuldade para definir-se o espaço turístico está basicamente em captar o peso ou a força que essa atividade exerce na produção do espaço. Distinguem-se facilmente os espaços de vocação turística, como os parques nacionais, apesar de neles o turismo ser uma atividade intensamente explorada, não foi esta que os produziu. Por outro lado encontram-se espaços produzidos pelo turismo e para o turismo, apesar da ausência de quase todos os fatores apontados como favoráveis para a produção do espaço turístico.
Um desses exemplos é o município de Carnaúba dos Dantas, localizado na região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Apesar de ser uma cidade pequena (pouco mais de 7.500 habitantes), o município atrai todos os anos um grande números de turistas graças as suas atrações, como o Monte do Galo, um santuário religioso encravado no meio das serras que fazem parte do Planalto da Borborema, e os inúmeros sítios arqueológicos, onde contém figuras rupestres relatando a vida dos habitantes que viveram na região em um período que varia entre 5.000 a 9.000 anos, além do Castelo Di Bivar, um castelo estilo medieval, onde foram gravadas cenas do filme O homem que desafiou o diabo.
|
Castelo Di Bivar, em Carnaúba dos Dantas - RN |
Da mesma forma que pode ser visto como uma atividade de consumo do próprio espaço geográfico, por pessoas que estabelecem uma relação passageira com ele, o turismo depende que esse espaço seja produzido para que possa desenvolver-se como atividade econômica. Assim, a atividade turística depende de diversos fatores, como infraestrutura, equipamentos e serviços especializados e ação do marketing. Hotéis, resorts, parques temáticos, guias e agências de viagens formam uma complexa rede de interesses.
O papel do Estado é fundamental no planejamento e na criação de infraestrutura adequada, como estradas, aeroportos, portos e rede de água e esgoto, para atender ao volume de população que se estabelece temporariamente nos locais turísticos. As festas de padroeiros, que se realizam em praticamente todas as cidades brasileiras, é um exemplo prático do turismo de eventos que contam sempre com o apoio do poder público para sua realização.
|
Procissão do Círio de Nazaré, em Belém - PA |
Atualmente, o conjunto das atividades relacionadas ao turismo é um dos principais negócios do mundo e tem sido uma das atividades que mais cresceu nas duas últimas décadas. O faturamento do turismo nesse período coloca o setor ao lado da indústria petrolífera, automobilística, de armamentos e dos serviços financeiros.
A Europa é o mais importante destino turístico do mundo, por causa de seus atrativos históricos e culturais: monumentos (como o Stonehenge, na Inglaterra); museus (como o Louvre, na França, o Guggenheim na Espanha, e o Museu de História da Arte, na Áustria); arquitetura (como o edifício Gaudí, na Espanha, e a Capela Sistina, na Itália); os espaços públicos (como as diversas praças de Roma e o Vaticano); e sítios arqueológicos (como as ruínas gregas). A costa mediterrânea é bastante procurada nos meses de verão, principalmente pelos próprios europeus, e os Alpes, cobiçados durante o inverno.
|
Acrópole de Atenas, na Grécia |
O continente europeu também possui infraestrutura de altíssima qualidade para receber o grande fluxo anual de turistas, que, em alguns países, supera em volume a própria população residente. Os países mais visitados são França, Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha.
Na França, o principal ponto turístico é a Torre Eiffel. Essa torre é uma estrutura metálica situada na capital do país, Paris. Foi construída entre 1887 e 1889 para representar o desenvolvimento tecnológico durante uma exposição, e também para comemorar os cem anos da Revolução Francesa. Este monumento possui 317 metros de altura com aproximadamente 10 mil toneladas de metal. Na parte inferior, abriga museu, restaurantes e lojas. É um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.
|
Torre Eiffel, em Paris - França |
A Inglaterra, em especial Londres, é um dos principais destinos turísticos da Europa. A capital britânica é um popular ponto turístico. O turismo é um dos principais setores econômicos da cidade. Londres atrai mais de 14 milhões de turistas anualmente, o que torna a cidade mais visitada da Europa. As principais atrações de Londres são os diversos museus existentes na cidade, a Torre de Londres, o rio Tâmisa, o London Eye (a famosa roda-gigante) e os Palácios de Westminster (onde se localiza o Big Ben) e Buckingham.
Outro ponto interessante na Inglaterra são suas paisagens rurais, o famoso campo da Inglaterra e suas cidades atraentes, repleta de pequenas pousadas de interior, típicas tavernas, fazendas e mansões, além de suas paisagens maravilhosas e as universidades de Oxford e Cambridge.
|
Londres - Inglaterra |
A Alemanha possui uma grande diversidade natural e cultural, apresentando-se como um dos mais populares destinos turísticos do mundo. De castelos, vilas com ambientes campestres, vales alpinos, praias e lagos intocados para o eterno festival urbano de cidades, a Alemanha é uma combinação singular de encanto, muito cosmopolita e com um estilo de vida única. Esse país pode ser visitado em qualquer época do ano, graças as atrações e festivais que se realizam em todas as estações do ano.
A Alemanha é uma gloriosa nação mergulhada na história, arte e cultura, com muitos lugares interessantes para explorar. Dentre os locais mais visitados no país estão a Catedral de Colônia, os Castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau, na Baviera, o Portão de Brandemburgo, em Berlim, os palácios e jardins de Postdam, a Igreja de Nossa Senhora de Dresden, entre outros.
|
Catedral de Colônia, Alemanha - Patrimônio Mundial da Unesco |
O turismo na Espanha é uma das principais bases da economia do país. A variedade de costumes, cultura, gastronomia e o clima são os principais fatores que contribuem para o sucesso nesta área.
Em décadas anteriores promovia-se quase exclusivamente o turismo de sol e praia, graças ao clima, que é bastante quente, mais temperado e ensolarado do que o de outros países europeus. As temperaturas no verão variam entre 20ºC e 40ºC, e em algumas regiões do país têm mais de 300 dias de sol, com verões geralmente secos.
A cidade mais visitada da Espanha é Barcelona, sendo também a décima mais visitada do mundo. Outras cidades bastante visitadas no país são Madri, a capital, Valência, Sevilla, San Sebastián e Málaga.
|
Barcelona - cidade mais visitada da Espanha |
A Itália é o terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros na Europa, perdendo apenas para a França e a Espanha. O turismo é a principal fonte de renda de várias cidades italianas como Roma, Nápoles e Veneza. O país é um destino que encanta turistas com suas belas paisagens, sua riqueza histórica e cultural, além de sua deliciosa gastronomia. São diversos museus, parques, monumentos históricos, castelos, prédios antigos, entre outros.
Dentre os principais pontos turísticos, se destacam: o Coliseu de Roma, o Templo de Saturno, o Templo de Apolo Sosiano, o Castelo de Santo Ângelo e os Palácios Imperiais do Palatino em Roma, a Basílica São Pedro no Vaticano, a Basílica de São Lourenço e o Teatro di Milano em Milão, a Basílica de São Marcos e os Canais de Veneza em Veneza, o Centro Histórico, a Catedral e a Basílica de Santa Maria Novella em Florença, a Igreja de São Lourenço Maggiore e as Ruínas da Vila Imperial de Pausilypon em Nápoles, entre outros.
|
Roma - capital e cidade mais visitada da Itália |
Individualmente, os Estados Unidos também são um grande receptor mundial de turistas, obtendo a maior entrada de divisas com o setor: o país fica com notável parte de toda a receita obtida mundialmente com o turismo internacional.
Os Estados Unidos são o terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros no mundo, perdendo apenas para a Espanha e para a França. Anualmente, são cerca de 65 milhões de turistas estrangeiros que visitam o país. A maior parte deles vêm do Canadá e do México. O país possui cerca de 350 parques nacionais ou sítios históricos. Estes parques e sítios recebem em média 287 milhões de turistas - domésticos ou estrangeiros - todos os anos. As cidades mais visitadas pelos turistas são: Nova York, Los Angeles, Miami, Orlando, San Francisco, Filadélfia, Chicago e Honolulu, no Havaí.
|
Nova York - um dos lugares mais visitados dos Estados Unidos |
O ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
O ecoturismo é uma modalidade turística que tem se desenvolvido muito, principalmente a partir de 1970, quando a discussão sobre questões ambientais se transformaram em temática internacional, sensibilizando pessoas de todo o mundo. Apesar desse crescimento, esse tipo de turismo ainda representa uma fatia pequena do destino turístico internacional. Embora lento, o seu crescimento tem sido progressivo, e muito investimento vem sendo feito internacionalmente para explorar esse potencial.
|
O ecoturismo é um dos segmentos do turismo que mais tem crescido nos últimos anos |
Na América Latina, o ecoturismo é promovido muitas vezes por empresas não especializadas ou por guias improvisados, que levam os turistas a programas sem nenhuma preocupação com a preservação ambiental, fundamental nesse tipo de atividade. Assim, permitem que os visitantes joguem lixo pelo caminho, capturem animais, façam fogueiras na mata ou retirem pedaços de formações rochosas de uma caverna.
O Brasil tem mostrado avanços na prática do ecoturismo voltado à preservação ambiental, com capacitação de monitores, criação de programas de educação ambiental e ações cautelosas em parques e reservas, a fim de coibir o turismo predatório.
|
Cachoeira do Roncador, em Borborema - PB |
O TURISMO NO BRASIL
A indústria do turismo não pode ser analisada apenas sob a ótica de geração de empregos ou de uma nova possibilidade econômica, em que alguns países não conseguem explorar todo o seu potencial. Outras questões devem ser consideradas, entre elas os efeitos ambientais e sociais.
Do ponto de vista social, no Brasil existem questões relativas à exploração do trabalho infantil, ao uso do trabalho temporário - muito comum nas regiões onde a atividade turística varia conforme a estação do ano - e ao turismo sexual, com exploração da prostituição, inclusive de crianças e adolescentes.
|
O turismo sexual é um dos pontos negativos da atividade turística |
Do ponto de vista ambiental devem-se considerar questões referentes à transformação de espaços com natureza relativamente bem conservada e que passam a ser explorados comercialmente, com a construção de casas de veraneio e hotéis, sem que haja cuidado com os impactos ambientais; ao desenvolvimento do ecoturismo em unidades de conservação sem o respeito a determinados critérios que promovam a preservação da fauna e da flora e a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas naturais, inclusive marinhos; à intensificação da atividade turística em diversos municípios, sem que haja uma ampliação da infraestrutura de saneamento básico; ao aumento do tráfico de veículos nas regiões turísticas, entre outros.
|
Pedra da Boca, em Araruna - PB |
O país ainda esbarra em questões básicas de infraestrutura, como a falta de sinalização nas estradas, violência urbana e problemas de limpeza. As grandes metrópoles, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, deixam de atrair muitos turistas estrangeiros, que temem pela sua segurança. Além disso, do ponto de vista do turismo internacional, o país tem poucos profissionais que falam outros idiomas.
|
A falta de manutenção das rodovias prejudica o desenvolvimento do turismo |
Já o turismo interno é inacessível à maior parte dos brasileiros, tanto no que diz respeito ao turismo tradicional quanto ao ecoturismo. A fim de reverter esse quadro, num país com dimensões continentais, diversidade natural e cultural e elevado potencial turístico, os governantes vêm realizando investimentos para estimular o turismo doméstico em regiões como a Amazônia, o Pantanal, as Chapadas - do Guimarães (MT), Diamantina (BA), dos Veadeiros (GO) -, as Cataratas do Iguaçu e as cidades históricas mineiras e nordestinas.
Como resultado desse processo, o crescimento do turismo doméstico nos últimos anos tem sido bastante significativo. Entre outros motivos que levam a isso estão o parcelamento de pacotes de viagem por parte das agências, os investimentos governamentais e o aumento da renda do cidadão da classe média.
|
Rio de Janeiro - uma das cidades mais visitadas do Brasil |
O mercado interno também tem se estruturado para receber o turista, tanto nacional quanto estrangeiro, em localidades de grande interesse, como a costa do Nordeste, São Paulo e Rio de Janeiro, apesar do problema da violência e da falta de segurança, são cidades globais e que estimulam o turismo de negócios. Ambas as cidades possuem grandes hotéis, sedes empresariais, universidades e centros de pesquisa e de conferência.
|
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás |
A realização de grandes eventos esportivos, na década de 2010, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, além de exigir a melhoria na infraestrutura interna, irá promover a projeção do país no cenário internacional, contribuindo para o maior ingresso de turistas de outros países.
|
Foz do Iguaçu - PR |
FONTE: Lucci, Elian
Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia: ensino
médio, volume 3 / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco, Cláudio
Mendonça. 1. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2010.
OI
ResponderExcluir:):):):):):):):):):):)