quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

A CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA

   O termo "galinha caipira" é utilizado na culinária brasileira para se referir ao galináceo doméstico criado solto em quintais e fazendas, em contraste com a criação industrial ou de granja. Aparece com nomes distintos em várias partes do Brasil: "galinha caipira", no Sudeste, "galinha de capoeira", no Norte e Nordeste, "galinha matuta" ou "galinha pé-dura", no Nordeste, "galinha crioula" ou "galinha caneluda", no Rio Grande do Sul.

  Relata-se que os tropeiros comiam apenas carne de sol e farinha durante as sua viagens e, ao retornarem para suas casas, desejavam comer algo diferente. Assim, as famílias preparavam o frango caipira acompanhado de pirão.

Galinha caipira com seus pintinhos

  No Brasil, a criação de galinhas caipiras é uma tradição. Mesmo em áreas urbanas, em improvisados galinheiros, a criação dessas aves é meio de obtenção de carne e ovos.

  As galinhas caipiras são originadas a partir da chegada dos colonizadores ao território brasileiro, que trouxeram os animais quando vieram residir no Brasil. Devido terem vindo de vários lugares diferentes, apresentam plumagem, portes e comportamentos distintos.

  Além de se adaptarem bem ao clima quente, são bastante resistentes à doenças. Sua carne e seus ovos são mais saborosos que os produzidos em granjas industriais. Apesar de serem mais caras, a galinha caipira é a preferida por muitos consumidores.

Galinhas caipiras criadas soltas

FONTE:

Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Galinha_caipira. Acesso em: 27/12/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário