quinta-feira, 3 de março de 2022

A PERMACULTURA

  A permacultura é um sistema de planejamento de ambientes humanos sustentáveis que se utiliza de práticas agrícolas e sociais cujo planejamento do seu design é centrado em simular ou utilizar diretamente os padrões  e características observados em ecossistemas naturais e foi sistematizada para dar resposta à nova e crescente consciencialização da degradação ambiental global.

  A palavra permacultura tem origem no termo em inglês permanent agriculture ("agricultura permanente). Esse sistema comunitário de cultivo de plantas e criação de animais abrange elementos da Ecologia e outros campos da ciência, assim como de conhecimentos tradicionais, e caracteriza-se pelo uso de energia limpa e implementação de um manejo racional dos recursos naturais de forma a criar um sistema sustentável. Os princípios da permacultura são baseados em três éticas principais: cuidar da terra, das pessoas e do futuro. Dentre esses princípios, destacam-se:

  • Observância dos padrões e ciclos da natureza e a conservação da biodiversidade como um todo. A prática da policultura e a manutenção das demais espécies são prioridades.
  • Criação de um sistema de baixo consumo energético e autossuficiente, recorrendo ao aproveitamento de fontes de energia limpas e renováveis, como os fluxos locais da água e do vento.
  • Organização do sistema de modo eficiente e racional, levando em consideração a disponibilidade e renovação dos recursos do ambiente e priorizando o reaproveitamento ao descarte.
  • Prática da autorregulação, de acordo com os ciclos de reforço positivo e negativo verificados no ambiente, de forma a promover uma interação com a natureza e reconhecer os saberes das comunidades locais.
  • Incentivo à cooperação entre pequenos produtores, na forma de cooperativas agrícolas. As relações competitivas, nessa perspectiva, não são benéficas a ninguém.

Mandala da permacultura

  Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.

  A permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.

Flor da permacultura estilizada

  O criador desse conceito é o australiano e professor universitário Bill Mollison, que teve o auxílio do então estudante David Holmgren. Na década de 1970, percebendo que os recursos naturais da região em que moravam estavam acabando, eles resolveram criar um modelo de trabalho e desenvolvimento em que a agricultura, ligada às atividades humanas e sempre integrada ao meio ambiente, produzisse recursos suficientes e de forma não predatória. Por isso, no início, o conceito era chamado de agricultura permanente. Com o passar dos anos, o termo foi alterado para cultura permanente, cuja abreviação é permacultura.

  Essa é uma metodologia de trabalho que, de acordo com os idealizadores estimula o desenvolvimento sustentável aliado a um ambiente produtivo nas áreas rural e urbana. Trata-se de um sistema em que o habitante, a moradia e o meio ambiente estão integrados em um mesmo organismo vivo.

Princípios da permacultura

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Permacultura passo a passo. Rosemary Morrow. Editora Mais Calango, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário