quinta-feira, 12 de junho de 2014

NAVEGAÇÃO OCEÂNICA

  A navegação oceânica, também chamada de marítima, constitui, em termos quantitativos, o principal modo de transporte intercontinental de cargas. As cargas subdividem-se em três categorias: líquidos (petróleo e derivados), que representam mais de 40% do total; secos (como carvão, minérios, produtos florestais e agrícolas) e produtos finais (máquinas, equipamentos de transporte, alimentos, manufaturados em geral).
Petroleiro próximo a uma plataforma de petróleo na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro
  O transporte marítimo ganhou forte impulso no século XIX, com os navios a vapor. A construção do Canal de Suez, inaugurado em 1869, possibilitou a ligação entre os mares Mediterrâneo e Vermelho, reduzindo as distâncias e o custo dos trajetos entre a Europa e a região do Oceano Índico. Mais tarde, o canal tornou-se a principal rota de petroleiros entre a área produtora do Golfo Pérsico e os mercados consumidores europeus.
  O Canal de Suez liga o porto egípcio de Said, no Mar Mediterrâneo, a Suez, no Mar Vermelho. Com extensão de 195 quilômetros, permite que embarcações naveguem da Europa à Ásia sem terem que contornar a África pelo Cabo da Boa Esperança. Antes da sua construção, as mercadorias tinham que ser transportadas por terra entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
  O canal não possui eclusas, pois todo o trajeto está ao nível do mar, contrariamente ao Canal do Panamá. O canal permite a passagem de navios de 22 metros de calado.
  Aproximadamente 15 mil navios por ano atravessam o canal, representando 14% do transporte mundial de mercadorias. Uma travessia demora de 11 a 16 horas.
Navios atravessando o Canal de Suez, no Egito
  No entanto, para que os navios petroleiros chegassem ao Canal de Suez, é preciso transpor dois estreitos estratégicos: o de Bab el Mandeb e o de Ormuz.
  O Estreito de Bab el Mandeb interliga o Mar Vermelho e o Oceano Índico, numa estreita passagem de 50 quilômetros que, caso fosse fechada, causaria enormes prejuízos, pois forçaria as embarcações a contornar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança.
  Em árabe Bab el Mandeb significa "Portão das Lágrimas" e separa a Ásia (Iêmen) da África (Djibouti). O seu nome deriva dos perigos que rondam a sua navegação ou, de acordo com uma lenda árabe, da quantidade de pessoas afogadas pelo sismo que teria separado o continente asiático do africano. Possui uma grande importância estratégica e comercial, sendo uma das rotas marítimas mais navegadas do mundo.
  Provavelmente, o Estreito de Bab el Mandeb tenha sido testemunha das primeiras emigrações do continente africano, entre 85 mil e 75 mil anos. Nesse período os oceanos possuíam um nível muito mais baixo e os estreitos eram menos largos ou mais secos.
Mapa do Estreito de Bab el Mandreb
  O Estreito de Ormuz, serve como porta de saída para o Oceano Índico de 88% do petróleo exportado do Golfo Pérsico. É um pedaço de oceano relativamente estreito entre o Golfo de Omã ao sudeste e o Golfo Pérsico ao sudoeste. Na sua costa norte está o Irã e na costa sul os Emirados Árabes Unidos e um enclave de Omã.
  Próximo da costa norte situam-se algumas ilhas, que incluem Kish, Queixome, Abu Musa e as Tunbs Maior e Menor. Essas ilhas possuem uma enorme posição estratégica, funcionando como plataformas de controle do tráfego marítimo, além de ser uma importante rota de escoamento de petróleo oriundo dos países produtores da região.
Mapa do Estreito de Ormuz
  A construção do Canal do Panamá, completada em 1914, interligou os oceanos Pacífico e Atlântico por meio do istmo centro-americano. No início, o canal funcionou como rota entre as costas leste e oeste dos Estados Unidos. Depois, tornou-se a principal via de circulação entre o leste dos Estados Unidos e a Europa Ocidental, de um lado, e os países a Bacia do Pacífico, do outro.
  O Canal do Panamá é um canal marítimo com 81 quilômetros de extensão. É considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios.
  Esse canal possui dois grupos de eclusas no lado do Pacífico (Pedro Miguel e Miraflores) e um no lado do Atlântico (Gatúm).
  Atualmente, o Canal do Panamá é responsável por cerca de 5% do comércio mundial, e por ano passam cerca de 15 mil navios. As principais trajetórias saem do litoral leste norte-americano com destino, principalmente, à costa oeste da América do Sul. Há também um fluxo da Europa para a costa oeste dos Estados Unidos e do Canadá.
Canal do Panamá
  Todo este tráfego converge para um ponto estratégico, o Estreito de Malaca, localizado entre a Indonésia e a Malásia. Com uma extensão de 800 quilômetros e variando de 50 a 300 quilômetros de largura, é o maior estreito utilizado pela navegação internacional. Por ali passam cerca de 50 mil navios por ano, o que representa 30% do comércio mundial e 80% do Japão.
  O Estreito de Malaca é a principal passagem marítima entre os oceanos Índico e Pacífico e encontra-se entre a Península Malaia e a ilha de Sumatra, na Indonésia.
  Esse estreito é uma das mais antigas e importantes vias marítimas do mundo. Nas proximidades de Cingapura o estreito se restringe a uma largura mínima de 2,5 km, o que torna a navegação mais difícil devido ao intenso tráfego. Em suas águas ocorrem numerosos episódios de pirataria. Outro problema para a navegação é a intensa fumaça, provocada pelas queimadas na ilha de Sumatra, que reduz a visibilidade por até 200 metros e provoca a diminuição da velocidade do tráfego marítimo.
Navios circulando no Estreito de Málaca
  Embora as redes de oleodutos sejam uma alternativa para o transporte de petróleo, como ocorre entre a região do Mar Cáspio e a Europa Central, a opção por navio ainda é mais barata. A construção de cargueiros cada vez maiores é uma tendência para manter baixos os custos de fretes, mas algumas classes de superpetroleiros e supergraneleiros, por causa do seu calado, não podem passar pelos canais transoceânicos ou mesmo por certos estreitos do Sudeste Asiático. Assim, as rotas pelo Cabo da Boa Esperança, no sul da África, e pelo Estreito de Magalhães, no sul da América, foram revalorizadas. Ao mesmo tempo, velhos portos foram ampliados, com a modernização dos seus equipamentos, e surgiram inúmeros novos terminais especializados.
  O Cabo da Boa Esperança, ou primitivamente conhecido como Cabo das Tormentas, localiza-se ao sul da Cidade do Cabo e a oeste da Baía Falsa, na província do Cabo Oriental, na África do Sul. É considerado um dos grandes cabos dos oceanos meridionais, e teve especial significado para os marinheiros durante vários séculos.
  É uma importante rota dos navios que saem da América do Sul e se destinam ao Extremo Oriente e a Austrália.
Cabo da Boa Esperança
  O Estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 km, localizado no sul da América do Sul. Situa-se entre a Terra do Fogo e o Cabo Horn a sul. Este estreito é a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O estreito é conhecido também pela dificuldade de navegação, devido ao clima hostil e à sua pequena largura. Antes da criação do Canal do Panamá, o Estreito de Magalhães era a única passagem de travessia do Atlântico para o Pacífico.
Mapa do Estreito de Magalhães
  A localização dos maiores portos oceânicos reflete a distribuição dos principais fluxos do comércio mundial e a situação geográfica dos polos econômicos globais.
PORTOS MAIS MOVIMENTADOS DO MUNDO
1. Porto de Xangai - China
  O Porto de Xangai, na China, está localizado mas redondezas da cidade chinesa de Xangai e é o porto mais ativo do mundo em toneladas transportadas. O porto pode ser caracterizado como marítimo ou fluvial, devido ao fato de tanto o Mar da China Oriental e a Baía de Hangzhou quanto os rios Yang-tsé e Huangpu serem usados para o atracamento dos navios. Compreende um porto de águas profundas e um porto fluvial. Por esse porto entra a maioria dos produtos importados pela China e, naturalmente, saem toneladas de material que a China exporta para quase todos os países do mundo.
Porto de Xangai, na China
2. Porto de Ningbo-Zhoushan - China
  Formada como uma iniciativa de colaboração entre o porto de Ningbo e Zhoushan no ano de 2006, o porto de Ningbo-Zhoushan é o segundo maior porto do mundo. Apoiando três rios - o Yang-tsé, o Yong e o Qaintang - o porto deverá ter um grande impulso com a construção de um grande terminal - o Dapukuo Jintang -, composto por cinco leitos e que deverá está em pleno vapor até o final de 2014.
Porto de Ningbo-Zhoushan, na China
3. Porto de Cingapura - Cingapura
  O Porto de Cingapura, que já foi considerado o maior do mundo, caiu algumas posições e agora está em terceiro lugar. Do ponto de vista da economia do país, esse porto desempenha um papel muito importante para Cingapura, pois atende ao mercado de re-exportação em uma escala gigantesca. Está conectado a mais de 600 portos em mais de uma centena de países. Abrange todas as instalações e terminais que mantêm o fluxo comercial marítimo do país. Esse porto é responsável por metade do suprimento anual de óleo cru para navegação.
Porto de Cingapura
4. Porto de Roterdã - Países Baixos (Holanda)
  O Porto de Roterdã, na Holanda, junto à foz do Rio Reno, concentra grande parte do comércio das áreas mais industrializadas da União Europeia e movimenta cerca de 300 milhões de toneladas de carga ao ano.
  O Porto de Roterdã é o maior porto marítimo da Europa. Localizado na cidade de Roterdã, na Holanda do Sul - Países Baixos. De 1962 até 2004 foi o maior porto do mundo.
  Todos os anos, cerca de 300 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas por este porto. Seu calado permite que os navios carreguem até 350 mil toneladas. Existe um grande ponto para importação de frutas cítricas na Europa e vários pontos de distribuição de mercadorias asiáticas, mas, a maior área de concentração do porto está reservada à indústria, principalmente a química e a petroquímica.
Porto de Roterdã
5. Porto de Tianjin - China
  Situado no Rio Haihe, o Porto de Tianjin é o quinto maior porto do mundo e o terceiro maior da China. Atualmente, está conectado a mais de 400 portos em cerca de 200 países. Todos os anos, cerca de 300 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas por esse porto. É o principal ponto para o transporte de produtos do norte da China.
Porto de Tianjin
6. Porto de Guangzhou - China
  Maior porto do sul da China, o porto de Guangzhou goza de conectividade com mais de 300 portos em quase 100 países. Constitui a principal base para o cinturão industrial das regiões de Guangxi, Yunnan, Hunan e Jiangxi. O porto de Huangpu também faz parte do porto de Guangzhou. Esse porto serve como importante centro econômico e de transporte para o delta do Rio das Pérolas.

Porto de Guangzhou
7. Porto de Qingdao - China
  O Porto de Qingdao localiza-se na península de Shandong, leste da China. Foi construído em 1892 e se divide atualmente em três partes: zona antiga, atraque para navios petroleiros e zona nova de Qianwan. Possui 15 terminais e 73 atracadouros. É um porto de negócios de contêineres, carvão, óleo pesado, minerais ferrosos e cereais, estando conectado a mais de 450 portos de mais de 130 países e regiões, sendo um importante elo de transporte marítimo e comércio internacional na costa ocidental do Pacífico.
Porto de Qingdao
8. Porto de Qinhuangdao - China
  Operando há três décadas e localizado no Mar Bohai, é o porto mais importante para o transporte de carvão da China, sendo também o maior porto de embarque de carvão do mundo, responsável por quase 50% do transporte carbonífero do país entre o norte e o sul.
Porto de Qinhuangdao
9. Hong Kong - China
  O Porto de Hong Kong é um porto natural, situado no Mar da China Meridional e tem sido fundamental na promoção econômica da cidade. Serve de elo entre dois tipos de transporte: o marítimo, que envolve grandes embarcações do Pacífico, e o fluvial, que compreende as embarcações menores. É também o único porto de águas profundas totalmente modernizado.
Porto de Hong Kong
10. Porto de Busan - Coreia do Sul
  O porto de Busan é o maior porto da Coreia do Sul. Situado no rio Naktong, forma uma grande rota comercial entre o Oceano Pacífico e os países da Eurásia. Está prevista a construção de um novo porto, que deve ser confluído em 2015.
Porto de Busan
PRINCIPAIS PORTOS DO BRASIL


1. Porto de Santos
  O porto de Santos, localizado entre os municípios de Santos e Guarujá - SP, é o principal porto do Brasil. O Complexo Portuário de Santos responde por mais de um quarto da movimentação da balança comercial brasileira e inclui na pauta de suas principais cargas produtos como açúcar, soja, cargas conteinerizadas, café, milho, trigo, sal, polpa de fruta, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos. É o porto mais movimentado do Brasil e da América Latina.
Porto de Santos
2. Complexo Portuário do Espírito Santo
  O Complexo Portuário do Espírito Santo é um dos mais importantes do Brasil. É responsável por cerca de 9% do valor exportado e por 5% do valor importado pelo país. No total, movimenta cerca de 45% do PIB do Espírito Santo. Sua estrutura permite a movimentação de diversos tipos de carga. É composto pelos seguintes portos:
  • Porto de Vitória
   Localizado na capital capixaba e administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), movimenta contêineres e carga geral por meio dos terminais Cais de Vitória, Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV), terminal de Vila Velha (TVV), Capuaba, Peiú, Paul/Codesa e Flexibrás.
Porto de Vitória
  • Porto de Tubarão
  Localizado no município de Tubarão - ES -, esse porto é administrado pela Vale e é o maior exportador de minério e pelotas de ferro do mundo. O minério de ferro vem, em grande parte, do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, escoado por meio da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Permite o acesso de graneleiros de grande porte. Além do minério de ferro, movimenta diversas outras cargas, como grãos e combustíveis.
Porto de Tubarão
  • Porto de Praia Mole
  Localizado no município de Vitória - ES -, é constituído pelo Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS), operado pelo consórcio ArcelorMittal Tubarão, Usiminas e Gerdau Açominas, é responsável por 50% das exportações brasileiras de produtos siderúrgicos e pelo Terminal de Carvão, operado pela Vale, que é responsável pela importação de carvão que atende a essas usinas siderúrgicas.
Terminal Portuário de Praia Mole
  • Porto de Ubu
  Localizado no município de Anchieta, no sul do Espírito Santo, é um terminal operado pela Samarco Mineração. Foi construído para escoar a produção de pelotas de minério de ferro e também movimenta cargas diversas para consumo da empresa e de terceiros.
Porto de Ubu
  •  Portocel
  Também chamado de Porto de Barra do Riacho, está localizado no município de Aracruz, no norte do Espírito Santo. Atende as unidades da Fibria, Veracel, Bahia Sul/Suzano e Cenibra. É o maior porto brasileiro especializado no embarque de celulose, sendo considerado um dos mais eficientes do mundo. Com três berços em operação e capacidade anual para 7,5 milhões de toneladas, responde por 70% das exportações de celulose do Brasil.
Portocel
  • Terminal Vila Velha (TVV)
  Localizado no município capixaba de Vila Velha, é o único especializado em contêineres no Espírito Santo, sendo operado pela Vale, por meio da Log-In Internacional e Logística. É uma excelente alternativa para operações de importação e exportação de contêineres e carga geral, destacando-se como um dos mais produtivos terminais brasileiros nesse segmento.
Complexo Portuário de Vila Velha
  • Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV)
  Localizado no município de Vila Velha, é controlado e operado pelo Grupo Coimex, atendendo as operações de offshore de exploração e exportação de petróleo no Espírito Santo. Tem registrado significativo volume de atracações e de serviços prestados às grandes corporações petrolíferas.
Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV)
3. Porto de Paranaguá
  O Porto de Paranaguá, localizado no município paranaense é o porto que mais exporta produtos agrícolas no Brasil, com destaque para a soja em grãos e farelo de soja, sendo também o maior porto graneleiro da América Latina. Exporta e importa grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros. A maioria dos navios oriundos de outros países são provenientes dos Estados Unidos, China, Japão e Coreia do Sul.
Porto de Paranaguá
4. Porto do Rio Grande
  O Porto do Rio Grande está localizado na margem direita do canal do norte, que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico, no município gaúcho de Rio Grande. A barra do porto é mantida graças a dois molhes construídos na boca do canal de acesso. Movimenta cerca de 150 milhões de toneladas por ano, equivalente a 3% de toda movimentação nacional.
Porto do Rio Grande
5. Porto do Rio de Janeiro
  Localizado na cidade do Rio de Janeiro, capital carioca, esse porto atende os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, sudoeste de Goiás, entre outros. É um dos mais movimentados do país quanto ao valor de mercadorias e tonelagem. Os principais produtos escoados são minério de ferro, manganês, carvão mineral, trigo, gás natural e petróleo. É administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).
Porto do Rio de Janeiro
6. Porto de Itajaí
  O Porto de Itajaí, localizado na cidade catarinense de Itajaí, é o segundo maior do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação e escoando quase toda a produção de Santa Catarina. Os principais produtos exportados são madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo, e os principais produtos importados são trigo, produtos químicos, motores, têxteis, papel e pisos cerâmicos.
Porto de Itajaí
 7. Porto de Pecém - CE
  O Terminal Portuário de Pecém está localizado no município de São Gonçalo do Amarante - CE -, e opera sob a modalidade  de Terminal de Uso Privativo Misto. É administrado pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (CearáPortos). Localizado em uma área estratégica para a movimentação de cargas para a Europa e a América do Norte, foi projetado no modelo offshore (permite a atracação de navios a certa distância da costa). O porto conta com um Terminal de Insumos e Produtos Siderúrgicos e Carga Geral (PÍER 1), um Terminal de Petróleo/Derivados e Granéis Líquidos (PÍER 2), ponte de acesso de 2.142 metros de extensão, pátio de armazenagem de carga e pier (passarela sobre água) de rebocadores.
  Atualmente, o Porto de Pecém é um dos líderes de movimentação de frutas e calçados, o terceiro em produtos siderúrgicos e o segundo no transporte de algodão. A maioria das frutas exportadas saem do Estado ou do vizinho Rio Grande do Norte, como melão, melancia, mamão, manga, banana e castanha de caju, cujo destino principal são Holanda, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Alemanha.
Porto de Pecém
7. Porto de Suape
  Localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho - PE -, o Porto de Suape é um dos que mais cresce no Brasil. Seu projeto foi baseado na integração porto-indústria, espelhado em modelo de países como França e Japão. Sua área de influência abrange todo o estado de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.
  Atualmente, o porto já movimenta mais de 5 milhões de toneladas de carga por ano, destacando-se os granéis líquidos (derivados de petróleo, produtos químicos, álcool combustível, óleos vegetais, alimentos, entre outros).
Porto de Suape
  Numa época de crescente globalização econômica, a situação das economias nacionais em relação aos mares é crucial. Uma das notáveis vantagens comparativas dos países asiáticos de industrialização recente consiste no fato de estarem localizados em rotas oceânicas destacadas. Já o continente africano, em virtude do traçado de suas fronteiras políticas, apresenta a desvantagem de concentrar países sem saídas marítimas. Nesses países, conectados a portos estrangeiros por ferrovias arcaicas ou rodovias precárias, os custos totais de transporte chegam a representar 40% do valor das exportações.
Mapa das principais rotas comerciais da atualidade
FONTE:Terra, Lygia. Conexões: estudos de geografia geral / Lygia Terra, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2009.

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