terça-feira, 28 de março de 2023

A IDEIA DE BRANQUITUDE

  Branquitude é o termo utilizado para denominar as construções das identidades raciais brancas em sociedades nas quais a categoria raça e fenômeno do racismo funcionam como organizadores da estrutura social. A branquitude precisa ser pensada de modo relacional a outras identidades raciais e a partir de sua construção sócio-histórica e das relações de poder da estrutura social na qual está inserida.

  Em outras palavras, é preciso pensar que os grupos e sujeitos considerados brancos em determinados locais não necessariamente o são em outros contextos. Entre os estudiosos críticos da branquitude, é unanimidade que essa identidade se construiu a partir da ideia fictícia de superioridade produzida durante o processo de colonização das Américas e, posteriormente, pelo conceito de raça forjado pela pseudociência do fim do século XIX.

  O teórico Silvio de Almeida ressalta que o racismo é parte integrante de toda a estrutura social, podendo ser observado nas relações políticas, econômicas, jurídicas, pessoais e familiares. Para esse teórico, o racismo deve ser entendido como um processo sistêmico de discriminação, que acompanha a própria história de formação das sociedades capitalistas modernas e contemporâneas, entre elas a sociedade brasileira.

A branquitude é um lugar de vantagem estrutural nas sociedades estruturadas na dominação racial, ou seja, todas as sociedades colonizadas por europeus

  Para o racismo estrutural se estabilizar e fornecer os critérios de manutenção das desigualdades, ele precisa permanecer encoberto a fim de ser legitimado por diversas instituições e práticas no interior da sociedade, segundo Almeida. Dessa forma, o racismo vai se constituindo como uma naturalidade, ou uma normalidade, nas relações sociais e se tornando, ao mesmo tempo, quase imperceptível nas práticas cotidianas, sendo muitas vezes colocado em dúvida por grupos que não são atingidos pelos seus efeitos devastadores.

  O conceito de branquitude, entendido como o lugar social que permite aos brancos desfrutar de privilégios simbólicos e materiais, nos auxilia a compreender a reprodução do racismo. Podemos citar como exemplo o corpo branco, tido como universal, não racializado, e visto como normal, belo e almejado para a aceitação social. Assim, aqueles que não são possuidores dos padrões estéticos brancos muitas vezes são caracterizados de maneira degradante ou por meio de representações esteriotipadas, o que nos mostra como o racismo está entranhado no imaginário e nas mais variadas esferas da vida social. Outro exemplo é o acesso de pessoas brancas aos cargos de poder, o que geralmente é colocado como resultado de conquistas e méritos pessoais. Os esforços individuais pode de fato existir,  porém, já existem condições inicialmente favoráveis ao seu desenvolvimento.

Capa da Revista Raça, edição 215, de junho de 2020. Essa revista criada em 1996, é considerada a primeira revista do Brasil com conteúdo voltado à cultura negra

FONTES:

ALMEIDA, Sílvio. O que é racismo estrutural? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PD4Ew5DIGrU. Acesso em: 28/03/2023.

CIÊNCIA HOJE. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/a-relacao-entre-branquitude-e-privilegio. Acesso em: 28/03/2023.

Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF). Disponível em: https://cdhpf.org.br/artigos/ver-o-racismo-como-um-problema-de-negros-e-um-privilegio-de-brancos. Acesso em: 28/03/203.

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