segunda-feira, 6 de março de 2023

A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NO BRASIL

   A energia eólica é uma forma limpa e renovável de obtenção de energia. É gerada através da força dos ventos. A estrutura que ocorre a conversão da energia cinética em eletricidade é chamada de aerogerador ou turbina eólica. Trata-se de uma energia consideravelmente mais barata do que as demais, e que não gera a emissão de poluentes na atmosfera. Por outro lado, as estruturas instaladas causam ruídos e impactam diretamente a fauna local, podendo levar à morte de pássaros e morcegos. A adoção da energia eólica vem crescendo no Brasil, que tem os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia como os maiores produtores.

Turbinas eólicas em Parnaíba - PI

  O Brasil é um país cuja produção de eletricidade baseou-se, historicamente, na dependência de suas principais matrizes: a hidrelétrica, predominante e prioritária, e a termoelétrica, cuja maioria das usinas opera somente em tempos de baixa produção nas hidrelétricas. Por esse motivo, a expansão da energia eólica no Brasil surge a partir da necessidade de diversificação das fontes energéticas do país para que este fique menos susceptível a crises no setor e também gere menos impacto ao meio ambiente.

  Embora a produção de energia eólica ainda seja pouco representativa no território brasileiro, vem havendo uma grande evolução do setor no país. Em 2022, a energia eólica representou cerca de 11% da matriz energética brasileira, com uma capacidade instalada de média de 23,3 GW. A meta do Ministério das Minas e Energia para 2023 é aumentar esse potencial.

Mapa mostrando a velocidade média do vento no Brasil

  O potencial da energia eólica no Brasil é mais intenso de junho a dezembro, coincidindo com os meses de menor intensidade de chuvas. Isso coloca o vento como uma potencial fonte suplementar de energia gerada por hidrelétricas.

  No ano de 2002, o governo brasileiro criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), cujo objetivo era ampliar as matrizes que geram menos impactos ambientais, dentre elas a eólica, a solar, a geotérmica e outras. A partir daí, a expansão da energia eólica no Brasil ocorreu graças a parcerias entre o poder público e a iniciativa privada por intermédio da realização de leilões e concessões públicas para empresas interessadas durante um período de, aproximadamente, 20 anos. O primeiro leilão ocorreu no ano de 2009 e envolveu empreendimentos em cinco estados da região Nordeste.

Gráfico mostrando a evolução do potencial instalado de energia eólica no Brasil no período entre 2005 e outubro de 2022

FONTES:

GUITARRARA, Paloma. "Energia eólica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/energia-eolica.htm. Acesso em: 01 de março de 2023.

WIKIPÉDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/energia-eolica

WIKIPÉDIA. Disponi

Nenhum comentário:

Postar um comentário