sábado, 19 de março de 2011

ÍNDIA: MODERNIDADE E TRADIÇÃO

  Em Planeta Índia, Mira Kamdar afirma que, enquanto os EUA e a Europa levaram três séculos para passar pelas três revoluções industriais (a da manufatura, a dos serviços e a digital), na Índia elas estão ocorrendo simultaneamente, o que explica o acelerado crescimento econômico das últimas décadas do país. Apesar disso, a Índia é majoritariamente rural, e uma parcela importante da população vive em condições de pobreza extrema.
Veja abaixo alguns números da Índia:
Índia: desenvolvimento tecnológico e exclusão social
1° lugar em exportação de software.
1° lugar mundial em oferta de programadores de computador.
Produz o Nano, o automóvel mais barato do mundo (U$ 1.919).
Maior número de call centers do mundo.
Possui tecnologia para fabricação de armas atômicas desde 1974.
1° lugar mundial em número de doutores.
2° lugar mundial em número de pós-doutores (depois dos EUA).
Maior indústria cinematográfica do mundo: média de mil filmes produzido por ano em 16 idiomas.
Apenas 5,44% da população tem acesso à Internet.
Crescimento vegetativo de 1,62%.
71,3% da população vive na área rural.
20% da população é subnutrida.
41% da população é analfabeta.
Maior "fuga de cérebros": 4 milhões de trabalhadores especializados em alta tecnologia trabalham fora do país.
28% da população(300 milhões de habitantes) vive abaixo da linha de pobreza.
Metade das mulheres adultas sofrem de anemia.
A economia indiana
  Em 1970, a economia indiana era basicamente rural e apresentava um crescimento médio de 3% anuais, ao passo que a população crescia 2,6% ao ano. A Índiaera vista como um país pobre, de economia fechada, no qual a maior parte da população vivia em aldeias rurais arcaicas.
  Em meados dos anos 1980, o governo tomou algumas medidas para modernizar a economia indiana, facilitando a abertura de empresas voltadas ao mercado externo. Na década de 1990, as reformas se consolidaram, dando início a um processo de maior integração com a economia mundial.
  As mudanças provocaram a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) e das exportações. entre 1990 e 2006, o crescimento econômico anual da Índia saltou de 6% para 9%. A economia diversificou-se, acentuando os contrastes entre regiões dominadas pela lavoura de aldeia e pelo artesanato e as que abrigam práticas agrícolas modernas e polos de alta tecnologia. A maior expansão ocorreu no setor de serviços, alicerçadas pelas empresas de call center e pelas empresas de Tecnologia de Informação (TI).
  Em 2003, economistas do banco de investimentos Goldman Sachs criaram a sigla BRIC para designar o grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que então despontavam como potências econômicas emergentes.
  A Índia ocupa um lugar especial entre os BRIC. O país abriga a maior classe média do mundo, estimada em cerca de 250 milhões de habitantes, o que lhe garante importante mercado consumidor interno. Além disso, vem investindo cada vez mais em formação de pessoal de nível superior, atraindo empresas de alta tecnologia voltadas para a informática e para biotecnologias.
Fonte: ARAUJO, Regina
Observatório de geografia: 9° ano: territórios da globalização/Regina Araujo, Angela Corrêa da Silva, Raul Borges Guimarães. São Paulo: Moderna, 2009. 

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