sábado, 1 de janeiro de 2011

COMEÇA A OPERAR OLEODUTO QUE TRANSPORTARÁ PETRÓLEO RUSSO À CHINA

Trecho foi projetado para escoar 15 milhões de toneladas anualmente. Ramal chinês, de mil quilômetros, parte da cidade russa de Skovorodino até a cidade chinesa de Daqing.
O oleoduto entre a Sibéria oriental e o nordeste da China, projetado para transportar 15 milhões de toneladas de petróleo anualmente, começou a operar neste sábado (1) após dois meses de testes, informou a agência oficial chinesa "Xinhua".
Uma cerimônia de inauguração marcou o início do transporte de petróleo russo por terra, que abastecerá as grandes refinarias do nordeste da China. No evento, responsáveis da seção chinesa do oleoduto pressionaram um botão de início simbolicamente, na cidade de Mohe.
O oleoduto inaugurado neste sábado é uma bifurcação de um trecho ainda mais longo, que une as jazidas de petróleo do leste da Sibéria, em Taishet, com o Oceano Pacífico. O ramal chinês, de mil quilômetros, parte da localidade russa de Skovorodino até Daqing.
O oleoduto começou a ser construído em 2006, após vários anos de discussões entre China e Japão sobre qual deveria ser seu principal itinerário, até que se optou por uma via em dois ramais para que os dois países, principais importadores de petróleo do mundo, vissem suas expectativas cumpridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário