sábado, 23 de maio de 2015

SÃO GONÇALO DO AMARANTE: UM DOS MUNICÍPIOS QUE MAIS CRESCE NO RIO GRANDE DO NORTE

  O município de São Gonçalo do Amarante é, atualmente, um dos municípios que mais crescem no Rio Grande do Norte. O município foi palco de um dos eventos mais significativos de toda a história do Estado, o Massacre de Uruaçu, ocorrido em 1645, quando os holandeses mataram cerca de 80 pessoas. O município conta também com uma rica tradição cultural, possuindo vários lugares históricos e monumentos.
  São Gonçalo do Amarante abriga também o Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, inaugurado em 2014 e projetado para ser um dos maiores do mundo.
  A área do município é de 249,124 km², com uma população estimada em 2014, segundo dados do IBGE, de 96.759 habitantes, com uma densidade demográfica de 388,39 hab./km².
Em vermelho o mapa de São Gonçalo do Amarante - RN
HISTÓRIA
  Antes da sua ocupação pelos portugueses, a área que atualmente compreende o município de São Gonçalo do Amarante era habitado pelos índios potiguaras. A primeira penetração de brancos no território do atual município se deu provavelmente no início do século XVII, quando membros da família Estevão Machado de Miranda requereram uma sesmaria e fundaram o Engenho Potengi, onde foram sacrificados pelos holandeses em 1645, em Uruaçu. Após o massacre, apenas em 1689 teriam ocorrido as expedições que deram origem ao repovoamento do local, vindos de Pernambuco, após a expulsão dos invasores.
  O Engenho Potengi teve uma importância histórica e econômica expressiva, tanto para a Capitania do Rio Grande, como para São Gonçalo do Amarante. Suas últimas proprietárias foram Fenomila e Esmeraldina Machado, descendentes de Estevão Machado de Miranda.
Local onde ficava o antigo Engenho Potengi, em São Gonçalo do Amarante - RN
  Por volta de 1710, os primeiros exploradores a se fixarem no município foram os portugueses Paschoal Gomes de Lima e Ambrósio Miguel de Serinhaém, que vieram de Pernambuco e construíram duas casas e a capela onde hoje se encontra a Igreja Matriz, próximo ao antigo Engenho Potengi. No altar da capela foi colocada uma imagem de São Gonçalo do Amarante, feita de pedra, dando origem ao topônimo do município.
  Em 1757, esteve em visita ao Rio Grande do Norte o ouvidor Domingos Monteiro da Rocha. Naquela época, a freguesia de Natal contava apenas com três povoações: Ceará-Mirim, São Gonçalo e Papari (atual Nísia Floresta).
  Em 11 de abril de 1833, durante o governo de Manoel Lobo de Miranda Henrique, que possuía laços de parentesco com famílias de São Gonçalo, foi criado o município de São Gonçalo do Amarante. Em 1856, durante o governo de Antônio Bernardes de Passos, São Gonçalo foi atingido por uma epidemia de cólera que matou 171 pessoas, deixando a vila completamente decadente e devastada. Em 1868, por meio de uma lei provincial nº 604, de 11 de março do mesmo ano e sancionada pelo governador Gustavo Augusto de Sá, o município perdeu sua autonomia, sendo anexado ao município de Natal, capital da província do Rio Grande do Norte. Em 1874, por meio da lei nº 689, de 3 de agosto, a vila foi desmembrada e novamente elevada à condição de município, com a mesma denominação e os mesmos limites.
Rio Potengi, em São Gonçalo do Amarante - RN
  Em 1879, São Gonçalo perdeu novamente o status de município e voltou a ser vila, quando passou a pertencer a Macaíba, antes denominada Cuité. Em 1890, alguns meses após a Proclamação da República, o vice-presidente do Estado do Rio Grande do Norte, José Inácio Fernandes Barros, elevou a vila de São Gonçalo do Amarante novamente à condição de município.
  Com o decreto-lei estadual nº 268 de 1943, São Gonçalo do Amarante mais uma vez perdeu sua autonomia política, voltando de novo a ser distrito de Macaíba, com o nome de Felipe Camarão, perdendo, também, parte de suas terras para São Paulo do Potengi. Através da sanção da lei estadual nº 2.324, de 11 de dezembro de 1958, o distrito obteve definitivamente sua emancipação política, com o seu nome alterado, de Felipe Camarão para seu nome atual, São Gonçalo do Amarante, promulgado pelo vice-governador Dr. José Augusto Varela.
São Gonçalo do Amarante, Portugal: município topônimo de São Gonçalo do Amarante - RN
GEOGRAFIA
  O município de São Gonçalo do Amarante está localizado na mesorregião Leste Potiguar, fazendo parte da microrregião de Macaíba e da Região Metropolitana de Natal, numa área conurbada com a capital potiguar, compreendendo também à área turística denominada Polo Costa das Dunas. Está localizado à margem esquerda do rio Potengi, fazendo limites com  Natal a leste, Macaíba a sul, Ceará-Mirim e Extremoz a norte e Ielmo Marinho a oeste.
Mapa do Rio Grande do Norte, com destaque para São Gonçalo do Amarante
  O clima predominante em São Gonçalo do Amarante é o tropical chuvoso, com temperatura média em torno dos 27°C, com chuvas concentradas nos meses de abril, maio, junho e julho. A precipitação média anual é de 1.250 milímetros, com a umidade relativa do ar média em torno de 76% e insolação chegando a 2.700 horas anuais.
  São Gonçalo do Amarante está a uma altitude de 10 metros acima do nível do mar, onde no município predomina um relevo de planícies fluviais, formadas por terrenos planos e baixos compostos por argila, de cor amarela/avermelhada. Próximo às várzeas do rio Potengi ocorre a presença de sedimentos costeiros e terraços de tabuleiros do Grupo Barreiras. O solo predominante é o aluvial, ocorrendo também os solos de mangue.
  O rio Potengi corta grande parte do município de São Gonçalo do Amarante, com sua bacia hidrográfica compreendendo cerca de 82,65% da área. Os 17,35% restantes compreende a bacia do rio Doce. Os principais afluentes do rio Potengi em São Gonçalo do Amarante são os rios Jundiaí, Camaragibe, do Prata, Guajiru e o córrego dos Guajirus.
  As principais lagoas do município são Bela Vista,, Onça, Santo Antônio, Serrinha e Tapará.
  Originalmente, São Gonçalo do Amarante era coberta, em sua grande parte, pela Floresta Litorânea ou Mata Atlântica, pela vegetação de mangues, nas várzeas do rio Potengi, e pela Floresta Subcaducifólia. Grande parte da vegetação original do município já foi quase toda devastada.
Rio Potengi, em São Gonçalo do Amarante - RN
ECONOMIA
  A economia de São Gonçalo do Amarante é baseada, em sua maior parte, pelo setor terciário. No setor primário destaca-se a agricultura de subsistência, com o cultivo voltado para a produção de frutas e legumes. Na pecuária, destacam-se a criação de bovinos (voltados à produção de leite), de caprinos e de ovinos. Na pesca destaca-se a criação de crustáceos e moluscos, principalmente camarão, marisco, ostra e sururu. A carcinicultura é desenvolvida ao longo do rio Potengi, principalmente em áreas de mangues.
A carcinicultura é uma importante fonte de renda em São Gonçalo do Amarante
  O setor secundário é responsável pela segunda maior parcela do PIB (Produto Interno Bruto) de São Gonçalo do Amarante. A indústria mais abundante é a cerâmica vermelha, principalmente a produção de tijolos. Na comunidade de Serrinha, a extração mineral de pedreiras, usadas na pavimentação de ruas e avenidas e na construção civil, é uma das principais fontes de renda da comunidade. Na divisa entre os municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, encontra-se o Distrito Industrial de Natal, onde no município são-gonçalense existe quase 20 indústrias instaladas, com diversos ramos de atividades.
Cerâmica em São Gonçalo do Amarante - RN
  O setor terciário é responsável por quase metade da economia do município. O comércio realizado em São Gonçalo do Amarante se destaca na venda de produtos alimentícios, em estabelecimentos comerciais, como bares, lanchonetes, mercados, mercearias, supermercados e uma variedade de pequenas lojas espalhadas pelo município. O ponto de maior destaque comercial da área do município é a avenida Tomaz Landim. O artesanato e o turismo são outras importantes atividades econômicas desenvolvidas em São Gonçalo do Amarante.
Av. Tomaz Landim - a avenida mais movimentada do município de São Gonçalo do Amarante - RN
  O artesanato em São Gonçalo do Amarante tem se destacado a nível regional e nacional, tanto em argila, como em cipó, fibra, sisal, corda, etc. No município o que mais se destacou, ao longo do tempo, foi o artesanato em argila, principalmente no distrito de Santo Antônio do Potengi, justificado pela existência de matéria-prima em abundância e também pela facilidade em adquiri-la tão próxima à localidade.
Mercado Municipal do Artesanato, em Santo Antônio do Potengi, São Gonçalo do Amarante - RN
  Na culinária de São Gonçalo do Amarante, são pratos típicos tradicionais o camarão, a galinha caipira e vários tipos de crustáceos. Na zona rural do município está localizada a comunidade-referência na gastronomia da Região Metropolitana de Natal: a comunidade Pajuçara, que é pouco populosa, mas dispõe de vários estabelecimentos onde o camarão é o prato típico mais consumido. A partir deles, diversos pratos derivados são preparados, como o camarão gratinado e o pirão de camarão, combinado ainda com outras comidas. Além do camarão, também se destaca a produção de doces e licores com sabor de frutas tropicais, na comunidade de Rio da Prata.
A comunidade de Pajuçara, em São Gonçalo do Amarante, se destaca na culinária da Região Metropolitana de Natal, principalmente de pratos derivados do camarão
  O turismo é uma das atividades que mais tem crescido em São Gonçalo do Amarante nas últimas décadas. O município dispõe de várias atrações turísticas, que vão desde monumentos antigos até festivais existentes na sede e nas comunidades são gonçalense.
COMUNIDADES HISTÓRICAS DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Barreiros
  O povoado de Barreiros é um dos mais antigos de São Gonçalo do Amarante, e está localizado próximo ao estuário do rio Potengi, onde é realizado a prática da pesca. Barreiros teve uma importância muito grande para o povoamento de São Gonçalo do Amarante pois, na época de sua colonização, abrigava um porto fluvial que dava acesso a Natal.
Entrada para a comunidade Barreiros
Utinga
  O antigo engenho de Utinga já funcionava em 1638. Naquele remoto ano, o espião Ariano Verdonk, a serviço do governo holandês, fazia referências ao engenho Cunhaú e a outros dois engenhos existentes na jurisdição do Rio Grande, os quais fabricavam pouco açúcar: Potengi e Utinga. Nesse mesmo ano, segundo o historiador potiguar Olavo de Medeiros Filho, um mapa holandês redesenhado por J. Ving-Boons, como também outro mapa de 1643, de Jorge Marcgrave relativo à Capitania do Rio Grande, apresentava o topônimo Itinga (em tupi-guarani, Água Branca), informando existir ali um engenho e uma capela. É possível que a atual capela tenha sido construída no mesmo local da anterior, já existente na época do domínio holandês.
  A atual capela foi erguida por volta de 1730, segundo documentos oficiais, e é dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No frontispício da capela aparece o ano de 1787 e representa, provavelmente, a época em que o templo sofreu alguma reforma. A capela de Utinga e duas residências próximas apresentam características arquitetônicas do século XVII, o que comprova o período em que ambas foram construídas.
  A capela serviu como rota para a ocupação holandesa no século XVII e desde 1989 é tombada pela Fundação José Augusto. Provavelmente, a estrada mais antiga do Estado, que ligava Baía da Traição, na Paraíba, até Natal, passava pela capela de Utinga. Atualmente, nesta antiga estrada, localiza-se uma porção significativa da atual BR-101, RN-160 e SGA-286.
Capela de Utinga, em São Gonçalo do Amarante - RN
Regomoleiro
  O povoado de Rego Moleiro (ou Regomoleiro, como é mais conhecido) foi palco de dois fatos marcantes ocorridos na história de São Gonçalo do Amarante: o primeiro deles foi a morte de um dos defensores dos interesses holandeses na região, Jacob Rabbi; o outro é a participação da primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores do município, Maria do Carmo Brito.
  Seu nome original era Rodrigo Moleiro, nome do proprietário de um antigo moinho de cereais. Em 1910, sugeriu-se a mudança do povoado para Alberto Maranhão, por sua sugestão da intendência municipal, contudo, tal mudança não chegou a acontecer.
  No povoado situa-se a capela de Rego Moleiro, uma das edificações mais antigas de São Gonçalo do Amarante, cuja data de construção é desconhecida. Sua característica arquitetônica denuncia tratar-se de uma edificação muito antiga. Sabe-se apenas que o povoado surgiu por volta de 1706.
Comunidade de Rego Moleiro, em São Gonçalo do Amarante
Santo Antônio dos Barreiros
  O povoado de Santo Antônio dos Barreiros (também chamado de Santo Antônio do Potengi) foi criado em 1885 como vila, e surgiu a partir do interesse de uma família latifundiária que habitava suas terras. Surgiu próximo à vila dos Barreiros, daí o seu nome. Na década de 1970 foi elevado à categoria de distrito, com o nome de Santo Antônio do Potengi, que vem passando por um processo de urbanização e é o segundo distrito mais importante de São Gonçalo do Amarante, depois do distrito-sede. Guarda importantes marcos da história do município, como o antigo casarão da família Matoso e o engenho São Francisco.
Centro de Santo Antônio do Potengi - São Gonçalo do Amarante - RN
  A capela de Santo Antônio do Potengi data do século XVIII, encontrando-se num local bem elevado, de onde se descortina a comunidade, a vista panorâmica do rio Potengi e algumas cerâmicas. Não se sabe a data exata da construção da capela, sabe-se apenas que em 1727 ela já existia.
  O historiador Olavo de Medeiros Filho, ao pesquisar os livros remanescentes de registros, batizados, casamentos e óbitos da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, deparou-se com referências à capela de Santo Antônio do Potengi desde 1727, período durante o qual conservou-se a antiga documentação. Apresenta também uma data no seu frontispício 1885, provavelmente indicativo de uma restauração procedida na capela.
Igreja de Santo Antônio, em Santo Antônio do Potengi - São Gonçalo do Amarante - RN
Igreja Nova
  Igreja Nova surgiu em 1867, na condição de vila e seu fundador chamava-se João Félix de Lima. Passou a distrito na década de 1970. Enquanto distrito não teve o mesmo crescimento de Santo Antônio, mas tem se destacado no panorama político do município, onde existem duas famílias influentes na política: Protásio e Fernandes de Oliveira.
  No ano da fundação da Vila de Igreja Nova (1867) foi erguida uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que passou a ser padroeira da localidade, e recebeu o nome de Igreja Nova, nome vinculado ao templo ali erguido. A capela de Igreja Nova é um monumento de relevante interesse arquitetônico.
Capela Nossa Senhora da Conceição, em Igreja Nova - São Gonçalo do Amarante - RN
Poço Limpo (atual Ielmo Marinho)
  Surgiu em 1875, pertenceu ao município de São Gonçalo do Amarante até 1943. Foi neste povoado onde ocorreu sérios atritos, como a lei do sistema métrico decimal, chamado de "briga do quebra-quilo". Atualmente, este município conseguiu autonomia política, passando a chamar-se Ielmo Marinho.
Rua de Ielmo Marinho - antigo Poço Limpo
Uruaçu e o massacre feito pelos holandeses
  O povoado surgiu por volta de 1609, tendo sua origem no arraial de Uruaçu, um sítio isolado e deserto, onde as pessoas da província se uniram em resistência aos flamengos (holandeses), em 1645. O arraial foi arrasado na manhã de 3 de outubro desse mesmo ano, originando em seguida o povoado atual. Foram homens, mulheres, e crianças indefesas que ali foram sacrificados em nome da fé cristã.
  A chacina de Uruaçu encheu de pavor os habitantes do Rio Grande do Norte. Os que conseguiram fugir procuraram o exército dos patriotas em Pernambuco, os que não alcançaram, procuraram refúgio na Paraíba. Muitos não tiveram tempo de abandonar a capitania devastada, deixando casas e engenhos. Aproximadamente 70 pessoas, com suas famílias, recolheram-se num lugar deserto, nas vizinhanças do engenho Ferreiro Torto, em Macaíba.
  O lugar deserto que se falava era Uruaçu, e o lugar do morticínio que ficava aproximadamente a 1 km de distância do povoado, era "Tinguijada". Em homenagem ao massacre de Uruaçu, foi construída, em 1921, a capela de Uruaçu.
Capela em Uruaçu - São Gonçalo do Amarante - RN
  As vítimas do massacre de Uruaçu vieram de sítios e dos engenhos adjacentes (Utinga, Ferreiro Torto e Potengi) e seguiram para o Castelo de Keulen (atual forte dos Reis Magos). Foram levados de Uruaçu como reféns, o Sr. Estevão Machado de Miranda (proprietário do engenho Potengi) e seu sogro João Lustal Navarro (antigo proprietário do engenho Potengi), Francisco Mendes Pereira, Vicente de Souza Pereira, José da Silveira, Simão Correia, além de outros como padre Ambrósio Francisco Ferro (vigário de Natal na época), Diogo Pereira, José do Porto, Francisco Bastos e outros.
  Na manhã de 3 de outubro de 1945, foram todos levados em uma jangada pelo estuário do rio Potengi, para o local destinado ao sacrifício, onde todos foram condenados pelo crime de amor à pátria e à religião.
  Poucos sobreviveram à terrível chacina. Foi o caso de Helena da Cruz (uma das filhas de Estevão Machado de Miranda), que os holandeses trocaram com os índios por um cão de caça. O restante dos sobreviventes, mulheres e crianças, foram mandados para a Paraíba pelo holandês "Bullestratem".
  Por volta de 1654, os holandeses foram derrotados na capitania de Pernambuco, e abandonaram depois a capitania do Rio Grande. A capitania, quase destruída, retornou ao trabalho de repovoamento, já que sua população, em torno de 60%, fora dizimada.
Quadro que mostra os sobreviventes sendo levados pelos holandeses
  Alguns remanescentes da terrível tragédia retornaram à nossa capitania por volta de 1687. O engenho Potengi destacou-se com sua policiada (uma das casas fortes), erguida contra a fúria dos índios Janduís (índios que habitavam o interior da capitania do Rio Grande e que se aliaram aos holandeses), fato este que serviu de obstáculo no processo de repovoamento da nossa capitania.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante
  A Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante foi construída no mesmo local da antiga capelinha, edificada no início do século XVIII, por iniciativa dos portugueses Paschoal Gomes de Lima e Ambrósio Miguel de Serinhaém.
  Em 1719, o padre Simão Rodrigues de Sá, da paróquia de Natal, chegou ao sítio de São Gonçalo do Amarante, onde benzeu a capelinha e celebrou a primeira missa em 2 de fevereiro e, logo depois do almoço, fez o consórcio solene de uma filha de Ambrósio Miguel de Serinhaém com o filho de Paschoal Gomes de Lima, sendo este o primeiro casamento celebrado em São Gonçalo do Amarante.
  Em 1838, iniciaram-se as obras de ampliação da capelinha, concluída em 1840. O primeiro vigário da nova matriz foi o padre José Monteiro de Lima, nomeado mediante concurso em 1844. Ele permaneceu na paróquia durante 28 anos, até o seu falecimento, ocorrido em 15 de janeiro de 1872. Seus restos mortais foram sepultados na própria matriz.
Matriz de São Gonçalo do Amarante - RN
  A matriz de São Gonçalo do Amarante é um monumento de relevante interesse arquitetônico, constituindo um raro exemplar da arquitetura barroca no Rio Grande do Norte. Possui altares confeccionados em madeira de excelente qualidade, construído no século XIX por Pantaleão de Oliveira, um artífice nascido em São Gonçalo do Amarante. Um dos altares foi destruído por um incêndio, na noite de 31 de março de 1950, sendo reconstruído em 1957. Em 1963, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Interior da Igreja de São Gonçalo do Amarante
Casarão Olho d'Água do Lucas
  O Casarão Olho d'Água do Lucas foi construído na metade do século XIX, em 1853, e possui esse nome em homenagem à família Lucas, a primeira detentora do casarão. O monumento possui escombros do engenho local e desenhos antigos feitos pelos escravos. O casarão encontra-se em processo de tombamento pela Fundação José Augusto.
Casarão Olho d'Água do Lucas, em São Gonçalo do Amarante - RN
Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves
  A construção do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, foi iniciada em 1996, com a primeira previsão de inauguração para 2009. As obras foram paralisadas diversas vezes, chegando ao início de 2011, com a pista de 3 mil metros de extensão por 60 metros de largura.
  Em abril de 2011 o Governo Federal lançou o edital para a construção do restante do aeroporto (terminais de passageiros e de carga, equipamentos de navegação, pátios, acessos viários e estacionamentos), pela iniciativa privada responsável por explorar o aeroporto por 25 anos. Esse modelo de concessão foi denominado de Parceria Público-Privada (PPP), sendo o primeiro aeroporto brasileiro a operar com essa experiência, já que os demais aeroportos são operados pela Infraero.
Parte externa do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante - RN
  O aeroporto Governador Aluízio Alves foi projetado para receber 5 milhões de passageiros e 25 mil toneladas de carga por ano. O projeto também é torná-lo uma cidade de negócios (aerotrópolis), com shoppings, lojas, escritórios e no seu entorno uma zona de atividades industriais, com uma capacidade extraordinária de dinamizar o turismo, a indústria, a produção agrícola, a carcinicultura, a pesca e o comércio do Rio Grande do Norte, por conta das novas possibilidades logísticas de exportação.
Saguão do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante - RN
  O acesso ao aeroporto se dá por duas rodovias federais. O acesso norte é realizado pela BR-406, com acesso direto à capital do estado, e a BR-101 Norte. Já o acesso sul é realizado pela conjunção da BR-226 e BR-304, que dá acesso ao município limítrofe de Parnamirim e a BR-101 Sul.
  Em operação desde o dia 31 de maio de 2014, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves é o primeiro do Brasil administrado 100% pela iniciativa privada.
Via de acesso ao Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante - RN
Monumento dos Mártires
  O Santuário dos Mártires de Uruaçu está localizado na comunidade rural de Uruaçu e foi erguido para homenagear os primeiros mártires brasileiros. O espaço é aberto aos turistas e religiosos, e a cada mês de outubro recebe milhares de fiéis de todas as partes do Rio Grande do Norte e do país que acompanham as celebrações e festividades em homenagens aos Protomártires do Brasil.
  O local abrange uma área de dois hectares, doada pela família Veríssimo, proprietária da fazenda. O Monumento dos Mártires foi projetado pelo arquiteto Francisco Soares Júnior, tendo capacidade para receber 50 mil peregrinos. No altar, há um painel medindo 30 metros.
Monumento dos Mártires, em Uruaçu - São Gonçalo do Amarante - RN
CULTURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
  A Cultura popular de São Gonçalo do Amarante é bastante rica. A responsável pelo setor cultural do município é a Secretaria Municipal de Cultura, que tem como objetivo planejar e executar a sua política cultural por meio da elaboração de programas, projetos e atividades que visem ao desenvolvimento cultural. Além da secretaria, há também a Fundação Cultural Dona Militana, órgão de administração direta vinculada ao gabinete do  prefeito.
  São Gonçalo do Amarante conta com o Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti, inaugurado em 2003, com capacidade para 238 pessoas, além de ser considerado como o templo de cultura de todo o município, sediando vários tipos de eventos.
Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti, em São Gonçalo do Amarante - RN
Dona Militana
  São Gonçalo do Amarante também é a terra de algumas personalidades culturais importantes. Entre elas, a senhora Militana Salustino do Nascimento, conhecida como Dona Militana.
  Dona Militana nasceu em Santo Antônio do Potengi, em 19 de março de 1925, e faleceu em 19 de junho de 2010, em São Gonçalo do Amarante, sendo filha do Mestre do Fandango, Sr. Atanásio Salustino do Nascimento e de Maria Militana do Nascimento. Aos sete anos já trabalhava na roça, plantando mandioca e feijão. Apesar de analfabeta e de ser proibida de cantar pelo seu pai, foi na lida do campo que memorizou os romances, sendo considerado por muitos, como a maior romanceira do Brasil.
Comunidade Oiteiros, em São Gonçalo do Amarante - RN. Local onde Dona Militana viveu
  Gostava de ser chamada de Maria José, por não gostar de seu nome e também por homenagear o santo de sua devoção. Na década de 1990, o folclorista Deífilo Gurgel conheceu os cantos de Dona Militana e permitiu que o país inteiro conhecesse o talento dela. A romanceira chegou a gravar um CD triplo intitulado "Cantares", lançado em São Paulo e no Rio de Janeiro.
  Em 1999, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou um projeto denominado "SÃO GONÇALO MOSTRA SUA ARTE", com o objetivo de resgatar sua história e suas tradições culturais através das artes. Um dos resultados deste projeto foi o lançamento do CD Songa também dá coco, conservando letras, ritmos, contos, danças, músicas e os romances de Dona Militana.
Dona Militana (1925-2010)
  Dona Militana aprendeu a cantar com seu pai romances ibéricos e nacionais. Sua memória guarda, por tradição oral, um considerável acervo, o que fez dela uma enciclopédia viva da cultura popular. Ela cantava seus romanceiros numa cadência que lembra o cantochão, com ritmo baseado na acentuação e nas divisões do fraseado. Na maioria das vezes, as narrativas cantadas são histórias trágicas, como a do "Conde de Amarante", em que a esposa chora a ausência do marido, enquanto dá ao filho "o leite da amargura" e se despede da vida. Outros romances, como "Nau Catarineta", trazem poesias de terras distantes, desconhecidas, lugares por onde Militana navegava com a memória e a imaginação:
"Ainda avistamos três moças
Oh tão linda!
Debaixo de um laranjal
Uma lavando ouro pedra
Oh tão linda!
Outra lavando metal."
  Em 2005, ela recebeu das mãos do presidente Lula a Comenda Máxima da Cultura Popular, em Brasília.
Dona Militana era uma católica bastante fervorosa
Grupos Folclóricos de São Gonçalo do Amarante
1. Grupo Coco de Calemba
  O Grupo Coco de Calemba surgiu em 2008, na perspectiva de reativar as manifestações populares do município. a intenção é revitalizar em parceria com o ritmo e a música do Grupo de Raiz (da Melhor Idade), o Bambelô da Alegria e outras músicas de domínio público.
Grupo Coco de Calemba
2. Grupo Boi Calemba Pintadinho
  Também conhecido como Boi de Reis ou Bumba Meu Boi, o Boi-Calemba é um auto popular que trata da morte e ressurreição de um boi. Os personagens que participam da brincadeira são em número de quinze, aproximadamente, compreendendo os Enfeitados, (Mestre, Galantes e Damas), os Mascarados (cômicos do espetáculo), em número de três: Mateus, Birico e Catarina, e os componentes da orquestrinha de pau e corda, banjo ou cavaquinho, com pandeiro e triângulo, na percussão.
  O Grupo Boi Calemba Pintadinho é um dos grupos mais tradicionais do Rio Grande do Norte, possuindo mais de 100 anos de existência.
Grupo Boi Calemba Pintadinho
3. Pastoril de Dona Joaquina
  O pastoril é um dos quatro principais espetáculos populares do Nordeste brasileiro. O pastoril é uma tradição centenária de São Gonçalo do Amarante e voltou a tomar força com a oficialização do pastoril Dona Joaquina, em 2005. O grupo reúne descendentes e simpatizantes dos antigos grupos de pastoris da cidade, resgatando e mantendo a tradição cultural da Lapinha e do Pastoril na região. O grupo potiguar é formado por 18 pastorinhas, com idade entre 16 e 25 anos.
  Oriundo dos dramas litúrgicos representados nas Igrejas, aos poucos desvinculou-se dessa característica natalina, tornando-se o folguedo de maior aceitação popular no município. Essa brincadeira de mocinhas, traz como marca principal a herança recebida de avós, bisavós e de todas as matriarcas da região onde se origina o grupo.
Pastoril de Dona Joaquina
4. Congos de Guerra
  Os Congos de Guerra é um grupo folclórico de Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante, remanescentes dos antigos Congos de Saiote, também do município.
  Os Congos contam a história de uma batalha entre as hostes guerreiras de dois soberanos africanos, o rei Henrique Cariongo e sua famosa irmã, a rainha Ginga.
  A indumentária dos Congos é praticamente feita na base da improvisação, Os personagens principais são o rei Cariongo, o príncipe Sueno, seu filho, o secretário do rei, o embaixador da rainha Ginga, além dos soldados de Cariongo e de sua irmã, aproximadamente quinze brincantes. O repertório musical inclui marchas guerreiras, benditos e outras cantigas. O núcleo dramático é praticamente todo o auto: o combate entre os dois monarcas.
Congos de Guerra, de São Gonçalo do Amarante - RN
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
  O IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de São Gonçalo do Amarante, de acordo com o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) - 2010, é de 0,661, o que situa o município na faixa de Desenvolvimento Humano Médio. A dimensão que mais contribuiu para o IDH-M municipal foi o fator Longevidade, com índice de 0,829, seguida da Renda, com índice de 0,619, e da Educação, com índice de 0,564. O IDH-M mede a qualidade de vida de uma população, tendo como base a expectativa de vida (longevidade), a saúde e a educação e a distribuição de renda.
  O IDH-M passou de 0,395 em 1991 para 0,524 em 2000 - uma taxa de crescimento de 32,66%. Entre 2000 e 2010 o IDH-M passou de 0,524 para 0,661 - uma taxa de 26,15%.
FONTE: Pnud, Ipea e FJP
  No município, a dimensão cujo índice mais cresceu em termos absolutos foi a Educação (com crescimento de 0,353), seguida pela Longevidade e pela Renda.
  A Educação de São Gonçalo do Amarante obteve um IDH-M em 1991 de 0,211, passando para 0,361 em 2000 e 0,564 em 2010.
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL E SEUS COMPONENTES – SÃO GONÇALO DO AMARANTE - RN
IDH-M E COMPONENTES
1991
2000
2010
IDH-M Educação
0,211
0,361
0,564
% de 18 anos ou mais com ensino fundamental completo
20,47
28,21
48,49
% de 5 a 6 anos frequentando a escola
43,19
85,66
90,92
% de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental
20,82
42,66
80,82
% de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo
11,59
21,40
45,34
% de 18 a 20 anos com ensino médio completo
9,92
13,30
26,58
IDH-M Longevidade
0,599
0,735
0,829
Esperança de vida ao nascer (em anos)
60,94
69,11
74,72
IDH-M Renda
0,486
0,543
0,619
Renda per capita (em R$)
165,07
234,24
377,16
Fonte: Pnud, Ipea e FJP
   São Gonçalo do Amarante ocupa a 2.870ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros, segundo o IDH-M da Unidade Federativa (UF), passando de 0,493 para 0,727.   Entre 1991 e 2000, a população sãogonçalense cresceu a uma taxa média anual de 4,95%, passando de 46.034 para 71.083 habitantes. Entre 2000 e 2010, a população de São Gonçalo do Amarante cresceu a uma taxa média anual de 2,12, enquanto no Brasil, a taxa de crescimento populacional foi de 1,63% no mesmo período. Nesta década, a taxa de urbanização do município passou de 16,10% para 84,52%. De acordo com o censo do IBGE-2010, nesse ano o município contava com uma população de 87.668 pessoas.
Visão aérea de São Gonçalo do Amarante - RN
FONTE: Brito, Iaponira Peixoto. Estudos Sociais do Município de São Gonçalo do Amarante. Natal: Gráfica RN, 2002.
Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante - RN

sexta-feira, 8 de maio de 2015

OS HEBREUS

  Os antigos hebreus foram um povo semítico da região do Levante, localizado no Oriente Médio, que falavam uma língua semítica da família Cananeia, à qual se referiam pelo nome de "língua de Canaã". Esse povo, apagado pela grandeza de estados muito maiores, tecnologicamente avançados e mais importantes politicamente, foi responsável pela composição de alguns livros que compõem a Bíblia, obra considerada sagrada por religiões ocidentais e orientais.
  Originalmente nômades, os hebreus viveram por muito tempo perto da cidade de Ur, na Mesopotâmia, até emigrarem e se sedentarizarem, por volta de 2000 a.C., na região da Palestina. De acordo com a Bíblia, Abraão teria sido incumbido pelo Senhor de levar seu povo para Canaã (habitada pelos cananeus), a Terra Prometida (atual região da Palestina). Abraão casou-se com Sara e teve como filho Isaac. Por sua vez, Isaac teve como filhos Esaú e Jacó, este também chamado de Israel, nome do qual deriva a denominação israelita.
Mapa da região de Canaã
ORIGEM
  O nome "hebreus" vem do hebraico "Ivrim", que significa "descendentes de Héber". No capítulo 10 do livro do Gênesis a partir do versículo 21, diz que Noé gerou a Sem; este gerou Arfaxad, que gerou Salé, que gerou Héber; este gerou a Faleg, que gerou Reu, que gerou Sarug, que gerou Nacor, que gerou Taré, que então gerou a Abrão (que significa "pai exaltado", mais tarde tendo seu nome mudado para Abraão, que significa "pai de muitas nações"), sendo este considerado o patriarca do povo de Israel.
  As origens do povo hebreu estão relatadas no Gênesis, um dos livros do Antigo Testamento. Segundo esse livro, os antepassados dos hebreus migraram para Canaã, vindos do norte da Mesopotâmia, mais precisamente da cidade de Ur.
  O capítulo 12 do livro do Gênesis relata o diálogo entre Javé, deus dos hebreus e Abraão, um dos patriarcas  desse povo. Disse Javé: "Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, e vem para a terra que te mostrarei. E eu te farei pai de um grande povo, e te abençoarei; tornarei célebre o teu nome, e tu serás bendito".
Escavações arqueológicas da cidade de Ur, em Tell el-Mukayyar - Iraque
  Os antepassados dos hebreus pertenciam a clãs pastoris seminômades, compostos pelo patriarca, seus filhos, mulheres e servos, que, por vontade de seu deus, dirigiram-se para Canaã, a Terra Prometida, liderados pelos patriarcas, chefes dessas extensas famílias.
  Durante muito tempo, os historiadores acreditaram que os patriarcas eram personagens lendários. Mas, no século XX, descobertas arqueológicas confirmaram, pelo menos em parte, a veracidade das tradições patriarcais. Essas tradições e os costumes patriarcais dos hebreus apresentam semelhanças com as instituições jurídicas e sociais do Oriente Médio.
A partida de Abraão, por József Molnár
  A Terra Prometida dos hebreus era um pequeno território próximo do Mar Mediterrâneo e das cadeias montanhosas do Líbano. Essa terra pouco fértil, cortada pelo rio Jordão, com manancial suficiente para irrigações, tornou a vida dessa população difícil. Inicialmente, a principal atividade econômica dos hebreus era a criação de gado. Depois, a agricultura ocupou, de forma gradativa, o lugar do pastoreio.
 Essa região atraía os povos nômades do Oriente Médio, pois era uma região fértil para a agricultura, graças ao elevado volume de chuvas, aos rios e as fontes de água, além de ser um ponto de convergência das rotas de caravaneiros de comércio que iam do Egito para o Oriente Médio. Quando os antepassados dos hebreus dirigiram-se para Canaã, encontraram ali diversos povos em processo de sedentarização. A maior parte era de semitas, como os hebreus, embora pertencessem a grupos diferentes e vindo em épocas distintas. Apesar dessa variedade, havia uma unidade religiosa, pois, ao menos no início, todos praticavam a religião Cananeia, fortemente naturalista e agrária. Dos povos semitas, originaram dois povos distintos: os hebreus e os árabes.
Mapa mostrando a trajetória de Abraão
RELIGIÃO DOS HEBREUS
  A religião dos patriarcas hebreus caracterizava-se pelo culto do "Deus Pai". O "Deus Pai" era primitivamente o deus do antepassado imediato que os filhos reconheciam. Era o deus de um povo nômade, sem santuário, ligado a um grupo de homens que acompanhava e protegia esse povo. Quando chegaram a Canaã, os patriarcas depararam-se com o culto que os habitantes mais antigos da região dedicavam ao deus El, o pai dos deuses e dos homens, criador e governante do Universo.
  Com o tempo, essa divindade passou a ser vista pelo povo hebreu como o deus no qual eles acreditavam. Nascia, assim, uma religião que mesclava diversos costumes e pregava a crença num único deus criador. Os patriarcas sacrificavam animais, erguiam altares e untavam pedras com óleo em homenagem a seu deus. Não existiam sacerdotes. Os animais sacrificados, depois de servidos à divindade, eram deglutidos pelo patriarca e seus familiares.
Os hebreus viviam principalmente do pastoreio e da agricultura
  Apesar da pouca importância política e econômica do povo hebreu, seu papel na história da sociedade ocidental é determinante: entre os hebreus desenvolveram-se aspectos religiosos que influenciaram para sempre a cultura ocidental.
  O processo evolutivo da religião entre os hebreus é bem diferente dos outros povos que habitavam o Crescente Fértil (vários deuses, antropozoomorfismo, magia, astrologia, oferendas, etc.). Partindo da monolatria (crença em vários deuses, mas adoração e culto a apenas um deles), a sociedade hebraica construiu uma religião monoteísta, para qual só existe um Deus criador, sendo os outros meras falsificações. Foi a partir do século VIII a.C. que ela se consolidou, com a colaboração dos profetas.   Essa religião monoteísta tinha as seguintes características: crença na existência de apenas um Deus, criador do homem e da natureza (Javé); salvacionismo ou messianismo, já que seus seguidores esperam o salvador do povo, o Messias (para os cristãos, Cristo; os judeus ainda o esperam); e conteúdo ético, ou seja, um conjunto de normas e condutas ditadas por Deus às quais os seguidores devem observar (justiça, bondade, caridade, etc.).
  Esse processo de instituição da religião monoteísta contribuiu profundamente para a formação das três principais religiões monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.   A maioria das informações que temos sobre o povo hebreu provém da Torá, conhecida também como Pentateuco. Trata-se dos cinco primeiros livros do Velho Testamento, atribuídos a Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Torá - livro sagrado dos judeus
CONFLITOS POLÍTICOS
  A formação do Estado na sociedade hebraica foi bem diferente do que ocorrera até então. Se o Egito teve um grande Estado centralizado e a Mesopotâmia inúmeras cidades-Estados, entre os hebreus vigoravam cidades independentes e autônomas, sem grande força política, embora tenham experimentado, durante curto período, a centralização do poder, com a Monarquia Hebraica. A situação política era de indefinição, em uma região cheia de conflitos.   Por volta de 1800 a.C., as tribos hebraicas, vitimadas pela fome em razão de uma grande seca, migraram para o Egito, onde foram escravizadas. Só voltaram a ser livres quando Moisés, de acordo com a tradição, liderou a retirada do povo hebreu do Egito (Êxodo) em direção à Palestina, por volta de 1300 a.C. Durante essa travessia, ele teria recebido os Dez Mandamentos, no monte Sinai, diretamente de Deus.
Monte Horebe, no Sinai - Egito - local onde Moisés recebeu as Tábuas com os Dez Mandamentos
  Os relatos bíblicos falam que a família de Jacó, um dos patriarcas, teria partido da terra colonizada por Abraão até o Egito. Lá, encontrando-se com seu familiar José, filho de Jacó que teria sido vendido pelos irmãos a caravaneiros e que teria ascendido a uma posição de importância dentro do governo do faraó, teriam se instalado por aproximadamente quatrocentos anos.
  Os hebreus se multiplicaram e tornaram-se numerosos e poderosos no Egito. Alguns anos após a morte de José, o faraó, que não conhecia sua história e vendo que os filhos de Israel eram muitos e com medo de que, em caso de guerra eles se aliassem aos inimigos do Egito, transformou os hebreus em escravos, obrigando-os a construir cidades e armazéns para os egípcios. Ordenou também que todos os meninos  nascidos de origem hebraica fossem jogados no Nilo.
  Uma das hebreias conseguiu esconder o seu filho por três meses, e vendo que não era mais capaz de manter oculta a criança, lacrou um cesto com betume. Feito isso, colocou dentro o bebê, e o deixou boiar no Nilo. Descendo o rio, o cesto acabou sendo encontrado pela filha do faraó e sua comitiva que a preparava par o banho. A princesa adotou o menino e deu para ele o nome de Moisés.
Moisés é encontrado pela filha do Faraó no rio Nilo
  Já adulto, Moisés viu um hebreu ser espancado por um egípcio, e compadecendo-se matou o egípcio. Sabendo do ocorrido, o Faraó ordenou a morte de Moisés, que fugiu e após receber um chamado divino, retornou ao Egito para libertar o seu povo das mãos do Faraó.
  Ao se encontrar com o Faraó, Moisés e seu irmão Aarão tentaram convencê-lo a libertar os hebreus da escravidão, porém, devido ao grande número de hebreus que serviam de força de trabalho no Egito, o Faraó recusou a proposta, provocando mais castigos a esse povo.
  Então Deus enviou dez pragas aos egípcios (1ª: águas em forma de sangue; 2ª: rãs; 3ª: piolhos; 4ª: moscas; 5ª: doenças nos animais; 6ª: sarna que se transformava em úlceras; 7ª: saraiva com fogo; 8ª: gafanhotos; 9ª: escuridão e 10ª: morte dos primogênitos). As nove pragas não convenceram o Faraó, mas a última (a morte dos primogênitos) atingiu toda a casa do Faraó, golpeando os egípcios e fazendo com que o faraó deixasse os hebreus partirem do Egito.
Quadro "A Sétima Praga", de John Martin
  Moisés conduziu o povo de Israel até o limite de Canaã, a Terra Prometida a Abraão. No início da jornada, encurralados pelo Faraó, que se arrependera de tê-los deixado partir, ocorre um dos fatos mais conhecidos da Bíblia: a divisão das águas do Mar Vermelho, para que o povo, por terra seca, fugisse dos egípcios, que tentando o mesmo, se afogaram.
  Logo no início da jornada, no Monte Horebe, na península do Sinai, Moisés recebeu as Tábuas dos Dez Mandamentos do Deus de Abraão, escritos pelo "dedo de Deus". As tábuas eram guardadas na Arca da Aliança. Depois, o Código de Leis é ampliado para cerca de 600 leis.
Travessia do Mar Vermelho, de Domenico Ghirlandaio
  Durante quarenta anos (aproximadamente 1250 a.C. - 1210 a.C.), Moisés conduz o povo de Israel na peregrinação pelo deserto, morrendo aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã do alto do Monte Nebo, na planície de Moabe. Josué, o ajudante de Moisés, sucedeu-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e em Canaã.
Monte Nebo - local onde Moisés avistou a Terra Prometida
AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL
  As Doze Tribos é o nome dado às unidades tribais patriarcais do antigo povo de Israel e que, de acordo com a tradição judaica, teriam se originado dos doze filhos de Jacó, neto de Abraão. As doze tribos teriam o nome de dez filhos de Jacó. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de José, abençoados por Jacó como seus próprios filhos.
  Apesar desta suposta irmandade, as tribos não teriam sido sempre aliadas, principalmente na divisão do reino após a morte do rei Salomão. Com a extinção do Reino de Israel ao norte, as dez tribos desapareceriam exiladas por Sancheriv, rei Assírio. As outras tribos restantes constituiriam o que hoje chamamos de judeus.
Mapa das Doze Tribos de Israel
A CENTRALIZAÇÃO DO PODER
  A forma de organização política e social dos hebreus baseava-se nas tribos, lideradas pelos juízes ou patriarcas. Escolhido por essa comunidade, o patriarca era ao mesmo tempo chefe religioso (deveria mantê-la unida na crença de um deus) e militar (deveria ser um bom guerreiro). Talvez o juiz mais famoso desse período tenha sido Sansão, conhecido por sua força. No entanto, no retorno do Egito, as inúmeras lutas contra os cananeus e filisteus, devido ao objetivo de se fixarem novamente na Palestina, impuseram a necessidade de um poder unificado, cuja concretização se deu com a criação da Monarquia Hebraica.   O primeiro rei hebreu, Saul, iniciou a luta contra o povo filisteu, sendo substituído em seguida por um jovem guerreiro, Davi, que o derrotou finalmente (segundo a Bíblia, ele matou o "gigante" filisteu Golias). Durante seu reinado, conquistou-se toda a Palestina, e a capital foi estabelecida em Jerusalém. Davi, além de unificar as tribos da Palestina, submeteu a região a um poder centralizado.
Saul atacando Davi, de Guercino
  O apogeu da Monarquia Hebraica ocorreu com Salomão, filho e sucessor de Davi. Durante seu reinado, a sociedade hebraica alcançou certo desenvolvimento econômico. A relativa centralização do poder do regime monárquico implicou a organização de uma burocracia e a sedimentação das diferenças sociais com a definição de uma aristocracia e de uma pequena elite proprietária. Para sustentar a estrutura desse Estado, o luxo da corte, as guerras, etc., foi preciso aumentar os impostos e a exploração da mão de obra livre de camponeses e de escravos, o que gerou muita insatisfação. Com a morte de Salomão, essa insatisfação se traduziu em inúmeras revoltas sociais.
Ruínas da antiga Jericó
A FRAGMENTAÇÃO DA SOCIEDADE
  Com a morte de Salomão, seu filho Roboão assume o poder, não conseguindo manter o Estado unificado, ocorrendo o cisma das tribos hebraicas. As tribos do norte não o aceitaram como rei e criaram o Reino de Israel, aclamando Jeroboão como rei e fazendo de Samaria a capital. Roboão criou o Reino de Judá, com a capital em Jerusalém.
  Roboão teve que enfrentar diversos ataques a sua soberania durante o seu reinado. O reino de Judá também teve de enfrentar os saques efetuados por Israel no período do reinado de Ahaziah. Mais tarde, o rei Ezequias (727-698 a.C.) formou uma coalizão anti-assíria, o que lhe rendeu sucessivas derrotas para o rei Senaqueribe, fazendo com que os reis de Judá se submetessem a ele como fiéis vassalos. Assim, o reino de Judá foi completamente coberto pela supremacia de reinos vizinhos, mais poderosos e em franca expansão.
Reino de Israel e Reino de Judá
  Jeroboão reativou antigos templos em Dan e Bethel, garantindo a independência em relação ao templo de Jerusalém. O filho de Jeroboão é assassinado após conflitos palacianos, e Omri ascende ao poder, fundando a dinastia Omrida, fortemente reconhecida pelos documentos arqueológicos como uma dinastia poderosa. Omri estabeleceu como capital Samaria e fez alianças com o rei Tiro, casando-se com sua filha Jezebel.
  De acordo com os autores bíblicos, Omri foi um monarca cruel, porém, seu filho Ahab, foi considerado um dos maiores reis hebreus, graças a sua política de sancionar tanto o culto à Javé, quanto o culto à Baal.
  A dinastia Jehu (843-816 a.C.) assume o poder após o assassinato do filho de Ahab, Jehorão. Durante esse período, o reino de Israel encontrava-se em decadência, sob o controle do reino aramaico de Damasco.
Representação medieval de Batsheba e Salomão
  Em 722 a.C., o reino de Israel foi conquistado pelos assírios. As revoltas e a divisão do reino facilitaram sua conquista pelos babilônios liderados por Nabucodonosor (586 a.C.), que destruiu o Templo de Salomão e transformou os hebreus em escravos, fato este conhecido como Cativeiro da Babilônia).
  O Cativeiro da Babilônia acabou em 539 a.C., quando Ciro II, rei da Pérsia, conquistou a Babilônia, e os hebreus reconquistaram a independência. Com o retorno dos hebreus à Palestina, o Templo de Salomão foi reconstruído, passando agora a ser denominado também de Templo de Jerusalém.
Destruição do Templo de Salomão, por Francesco Hayez
  Os hebreus tiveram ainda de enfrentar os macedônios, por volta do ano 300 a.C., e os romanos, em 70 a.C. Houve duas revoltas contra o domínio romano: a primeira, iniciada em 66 d.C., terminou com a destruição de Jerusalém e do seu segundo templo pelo general romano Tito em 70 d.C. A segunda, em 135, terminando com a vitória do imperador romano Adriano.
  Esmagados pela força do Império Romano, os hebreus foram expulsos da Palestina e se dispersaram pelo mundo, num episódio conhecido como "Diáspora". Apesar de viverem em várias partes do mundo, os judeus sempre conservaram sua religião e sua identidade, fazendo com que eles se tornassem uma das minorias mais perseguidas do mundo.
Muro das Lamentações - foi o que sobrou do antigo Templo de Jerusalém, destruído pelos romanos
OS JUÍZES
  Segundo a tradição bíblica, o período posterior à ocupação de Canaã foi dominado pelo governo de indivíduos conhecidos como Juízes.  A principal fonte histórica para esse período é o livro bíblico "Juízes", onde se conhece a história de certos líderes militares (Débora, Gideão, Otoniel, Sansão, entre outros), cujos atos são relembrados de forma heroica pelos hebreus. O livro também apresenta uma versão divergente da conquista de Canaã.
  O livro dos Juízes relata fatos situados entre 1200 e 1020 a.C., descrevendo a continuação da conquista da Terra Prometida e a vida das tribos até o início da monarquia. As tribos são governadas por chefes que têm um cargo vitalício (juízes menores); nos momentos de grande dificuldade surgem chefes carismáticos (juízes maiores), que unem e lideram as tribos na luta contra os inimigos.
  O mais importante em Juízes é a chave de leitura da história, que vale, não só para o livro, mas para toda a história de Israel. Para levar à frente um projeto social, é preciso manter a memória ativa ou consciência histórica, adquirida através da resistência e da luta. A geração que luta mantém viva essa consciência. A nova geração, porém, quebra essa memória e ameaça fazer o projeto voltar atrás. O resultado é um conflito na história, entre a fidelidade a Javé e seu projeto, e o culto aos ídolos, que corrompe a sociedade.
Principais Juízes
  No período dos Juízes, os hebreus passaram por diferentes ciclos de instabilidade política e econômica, além de diversos períodos de conturbação religiosa, submissão a outros povos e posterior libertação. Normalmente, os Juízes hebreus eram vistos e avaliados de acordo com sua determinação religiosa, sendo que os períodos de estabilidade e até mesmo de prosperidade, eram relacionados com a "fé fortalecida" deste líderes, e os períodos de dificuldade se relacionavam com a queda espiritual ou "fracasso da fé".
  Um dos mais conhecidos juízes foi Sansão, que distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana que, segundo a Bíblia, era-lhe fornecida pelo Espírito Santo de Javé enquanto se mantivesse obediente ao Javé dos Exércitos. Subjugava facilmente seus inimigos e produzia feitos inalcançáveis por homens comuns, como rasgar um leão novo ao meio, enfrentar um exército inteiro e matar uma multidão de filisteus.
Sansão lutando com um leão
  De acordo com o texto bíblico, Sansão apaixonou-se por Dalila, uma mulher do povo filisteu, a qual o traiu, entregando-o aos chefes de sua nação, depois de saber que a sua força estava nos seus cabelos. Após ser cegado pelos filisteus, Sansão passou à condição de escravo.
  Sansão morreu sacrificando-se para se vingar dos seus inimigos, após ter clamado a Deus pela restituição de sua força para um último e definitivo ato.
  O último juiz do povo hebreu foi Samuel, e o primeiro dos profetas registrados na história do seu povo.
Sansão e Dalila, de Anthony van Dyck
REIS HEBREUS
  A Era dos Reis é a terceira e última das fases da presença do povo hebraico na região da Palestina. O primeiro rei hebreu foi Saul (1010 a.C.), que liderou a guerra contra os filisteus, porém, morreu sem conseguir vencê-los. Foi sucedido por Davi (1006 a 966 a.C.), que conseguiu derrotar os filisteus e estabeleceu o domínio sobre a Palestina, fundando o Estado Hebreu, cuja capital passou a ser Jerusalém, iniciando, também, uma fase marcada pelo expansionismo militar e pela prosperidade. A Era dos Reis estão escritos no Primeiro e Segundo Livro dos Reis.
  Terminada a Era dos Juízes e instalado o primeiro rei hebreu, persistia a ameaça da invasão pelos filisteus, que lutavam pelo completo controle da Palestina. A monarquia foi instituída para que os hebreus pudessem centralizar o poder político nas mãos de uma só pessoa, tendo mais força para enfrentar os adversários.
Davi e Saul, de Ernst Josephson
  Saul, não teve sucesso em enfrentar os inimigos e suicidou-se ao lado de seu escudeiro durante uma batalha, ao ver que não conseguiria derrotar seus adversários.
  O sucessor de Saul foi Davi, que mostrou eficiência nos combates militares ao vencer os inimigos (com destaque para a vitória sobre o gigante filisteu Golias), fortalecendo e estabilizando a civilização hebraica, e conseguindo expandir seus domínios. Foi em seu reinado que Jerusalém se tornou a capital do reino. Davi foi quem escreveu a maior parte dos Salmos.
Davi vence Golias, por Ticiano Vecellio
  Após a morte de Davi, sucedeu-lhe no trono Salomão (966 a 926 a.C.). Sábio e pacífico, ficou famoso pelo poder e pela riqueza. Desenvolveu o comércio na região, influenciando o reinado sem recorrer a guerra. No entanto, a fartura e a riqueza que marcaram o seu reinado, exigiam o constante aumento de impostos, que empobreciam mais e mais o povo hebreu, criando um clima de insatisfação nesse povo.
Salomão e as duas mães
OS PATRIARCAS
  A primeira referência aos hebreus ocorre por volta de 1200 a.C., no reinado do Faraó Menenptah. Nessa época, algum povo conhecido como "ismaelitas" já habitavam a região da Palestina, no Oriente Próximo. As tradições hebraicas mais antigas sobre suas origens, como o Gênesis da Bíblia, falam de alguns patriarcas (Abraão, Isaac, Jacó) que teriam iniciado a linhagem dos hebreus.
  Abraão provavelmente indica a forma de organização socioeconômica desses primeiros povos: pastores seminômades organizados em pequenos grupos. Abraão é também, de acordo com especialistas, epônimo para uma tribo pastora atestada na Palestina central no século XIII.
  Acompanhado de sua mulher Sara e de seu sobrinho Ló, Abraão é tido como responsável pela primeira ocupação hebraica de Canaã. Seus antepassados apenas abandonariam essa terra, seguindo para o Egito, após uma seca intensa. 
  Os patriarcas hebreus são lembrados como responsáveis pelos primeiros pactos com Deus.
Pintura de Abraão com seu filho Isaac, quando Javé pôs Abraão à prova para sacrificar seu filho
OS PRIMEIROS LIVROS HEBRAICOS
PENTATEUCO
  O Pentateuco é uma palavra derivada do grego e significa "cinco livros". Essa palavra é usada para indicar os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Os judeus chamam esta parte da Bíblia com o nome de Torá, que significa Lei.
  Nesses cinco livros encontramos histórias e leis que foram postas por escrito durante seis séculos, reformulando, adaptando e atualizando tradições antigas e criando novas. Tanto as histórias como as leis giram em torno de um centro: o ato libertador de Deus no êxodo, que é o ato fundante do povo de Israel.
  As histórias aí contidas, na sua maioria, nasceram no meio do povo e, primeiramente, eram histórias de famílias, de clãs e de tribos que procuravam transmitir oralmente, de geração em geração, ensinamentos e fatos. Mais tarde essas histórias foram reunidas, modificadas e interpretadas para que todo o povo de Israel pudesse se espelhar nelas e para que elas expressassem a fé em Javé, o Deus que liberta.
Pentateuco - os cinco primeiros livros da Bíblia (Torá, para os judeus)
  As leis pertencem a várias épocas e são diretivas para o povo nas diversas etapas da sua história. Todas elas, porém, procuram, em circunstâncias diferentes, conduzir a uma prática que reflita o ideal proposto pelas normas básicas do projeto de Deus: a libertação do povo e a formação de uma sociedade onde haja liberdade e vida para todos. Essas leis não são perenes e intocáveis, mas expressam um momento determinado da vida, com os conflitos que existiam dentro do povo de Deus. Elas servem como exemplo e modelo para que aprendamos a discernir as situações e a criar uma legislação que responda às necessidades do povo, conforme o projeto de Deus.
Deus criando os animais, afresco de Vittskövle Church
1. Gênesis
  Gênesis significa "nascimento", "origem". O livro do Gênesis distingue duas partes:
Origem do mundo e da humanidade (Gn 1-11) - os dois primeiros capítulos narram a criação do mundo e do homem por Deus. São duas composições que procuram mostrar o lugar e a importância do homem e da mulher dentro do projeto de Deus: eles são o ponto mais alto (Gn 1,1 a 2,4a) e o centro de toda a criação (Gn 2,4b-25). Feitos à imagem e semelhança de Deus, possuem o dom da criatividade, da palavra e da liberdade. Os capítulos 3-11 mostram a história dos homens dominada pelo mal e, ao mesmo tempo, amparada pela graça. Não se submetendo a Deus, o homem rompe a relação consigo mesmo, com o irmão, com a natureza e com a comunidade, reduzindo a história ao caos (dilúvio) e a sociedade a uma confusão (Babel).
Torre de Babel, por Pieter Brueghel
Origem do povo de Deus (Gn 12-50) - nesta parte encontramos a história dos patriarcas, as raízes do povo que, dentro do mundo, será o portador da aliança entre Deus e a humanidade. O início da história do povo de Deus é marcado por um ato de fé no Deus que promete uma terra e uma descendência. A promessa de Deus cria uma aspiração que vai pouco a pouco se realizando em meio a dificuldades e conflitos. A missão de Israel é anunciar e testemunhar o caminho que leva a humanidade a descobrir e viver o projeto de Deus: ter Deus como único Senhor, conviver com as pessoas na fraternidade, e repartir as coisas criadas, que Deus deu a todos.
  Os capítulos 37-50 apresentam a história de José, preparando já o relato do livro do Êxodo, onde se apresenta a mais grandiosa ação de Deus entre os homens: a libertação de um povo da escravidão.
  Dois temas ajudam a melhor compreender o livro do Gênesis:
  • O bem e o mal - tudo o que Deus cria é bom (Gn 1 e 2); o mal entra no mundo através da autossuficiência do homem (Gn 3), e se desenvolve e cresce até afogar o mundo, salvando-se apenas uma família (Gn 4-11). Com Abraão inicia-se uma etapa em que o bem vai superando o mal, e através do próprio mal, Deus realiza o bem, que é a vida (Gn 12-50).
Dilúvio, gravura de Gustave Doré
  • A fraternidade - através de um fratricídio, a fraternidade é rompida (Gn 4,1-6), desvirtuando o projeto de Deus para os homens, abrindo as portas para a vingança sem fim (Gn 4,17-24), a dominação (Gn 6,1-4), a desconfiança (Gn 12,10-20; cf. 20,1-18), a falta de hospitalidade (Gn 19,1-29), a concorrência desleal (Gn 25,29-34) que gera o medo do irmão (Gn 32,4-22), a exploração e a escravidão (Gn 31,1-42; 37,12-36). Para essa humanidade ferida, Deus repropõe a restauração da fraternidade através de uma comunidade que será bênção para todos os povos (Gn 12,1-3). Assim, o homem deixará de ser egoísta (Gn 13,1-18), aprenderá a perdoar (Gn 18,16-33; 33,1-11) e a deixar suas próprias seguranças (Gn 22,1-19) para viver de novo a fraternidade (Gn 45,1-15). Só assim, os oprimidos poderão lutar contra a exploração e opressão, formando uma sociedade justa, na qual haja liberdade e vida para todos.
A Criação de Adão, de Michelangelo
2. Êxodo
  O livro do Êxodo narra a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos. O acontecimento se deu por volta do ano 1250 a.C.
  O sentido do livro do Êxodo se fundamenta na ideia que se tem de Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento, com a mensagem central a revelação do nome do Deus verdadeiro: JAVÉ.
  Embora de origem discutida, o nome no Êxodo está intimamente ligado à libertação do povo hebreu. Javé é o único Deus que ouve o clamor do povo oprimido e o liberta, para estabelecer com ele uma aliança e lhe dar leis que transformem as relações entre as pessoas. Daí surge uma comunidade em que são asseguradas vida, liberdade e dignidade. Essa aliança é afirmada em duas formas:
  • Princípios de vida (Decálogo) - que orientam o povo para um ideal de sociedade.
  • Leis (Código da Aliança) - que têm por finalidade conduzir o povo a uma prática desse ideal nos vários contextos históricos.
  Desse modo, o homem só é capaz de nomear o verdadeiro Deus quando considera de fato como o libertador de qualquer forma de escravidão, e quando o mesmo homem se põe a serviço da libertação em todos os níveis da própria vida. Somente Javé é digno de adoração. Qualquer outro deus é ídolo, e deve ser rejeitado.
  A pergunta fundamental do Êxodo é: "Qual é o verdadeiro Deus?" A resposta que aí encontramos é a mesma que reaparece em toda a Bíblia, e principalmente na pregação.
O Êxodo, segundo John Bright
3. Levítico
  Levítico provém do nome Levi, a tribo de Israel que foi escolhida para exercer a função sacerdotal no meio do seu povo.
  Embora situado logo após o êxodo e atribuído a Moisés, o livro do Levítico foi escrito depois do exílio na Babilônia. Concorreram para a sua formação textos elaborados pelos sacerdotes através dos tempos: um ritual para os sacrifícios, um ritual para a consagração dos sacramentos e critérios para distinguir o que é puro e o que é impuro.
  Por trás da repetição monótona das leis, podemos descobrir o ideal proposto ao povo que, no passado, Javé havia libertado da escravidão do Egito e que, no presente, Javé libertou do exílio na Babilônia: cultuar o Deus libertador que vive no meio do povo, reconhecer seus dons através dos sacrifícios, servi-lo através dos sacerdotes e voltar sempre à comunhão com ele através do perdão. Acima de tudo está a exigência de ser coerente na aliança: ser santo como o próprio Javé é santo. Essa santidade não consiste apenas em oferecer um culto minucioso, mas em viver a justiça e o amor de Javé nas relações concretas. É dessa concepção de santidade encarnada que temos o mandamento fundamental de toda a vida: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Lv 19,18).
Levita hebreu
4. Números
  O livro dos Números tem esse nome devido a um grande recenseamento do povo hebreu no deserto. Para os hebreus, a saída do Egito foi uma lenta e penosa caminhada em busca de uma terra. Neste livro a caminhada se transforma em uma majestosa marcha organizada de todo um povo, como uma procissão ou um exército.
  As tribos de Israel estão todos presentes, formando os esquadrões de Deus, cada uma com o seu estandarte e avançando em rigorosa formação. No centro de tudo vai a Arca da Aliança. Isso mostra que o livro não pretende narrar fatos históricos, mas quer nos transmitir mensagens. Assim, como os antepassados saíram da escravidão do Egito para chegar à terra de Canaã, do mesmo modo todo o povo de Deus é peregrino e caminha para o seu Reino. A organização mostra que dentro do povo de Deus as funções devem ser repartidas, mas com um único objetivo: realizar o projeto de Deus. E a Arca da Aliança no centro indica que, nessa caminhada, Deus está sempre no meio do seu povo.
Moisés tira água da rochas, de Nicolas Poussin
  O livro mostra também que dentro dessa organização existem fortes conflitos (Nm 16), e que seus chefes estão sujeitos a fraquezas e desânimos, por mais importante que eles sejam na comunidade.
  Em Nm 22 a 24 temos a história de Balaão e sua jumenta. Essa história mostra como um adivinho estrangeiro se torna um verdadeiro profeta de Deus. Com essa narração o livro quer mostrar que dentro da caminhada do povo de Deus para a Terra Prometido deve haver sempre um lugar para o profeta.
  O deserto foi o tempo da grande disciplina e pedagogia para o povo de Deus. Não basta estar livre: é preciso aprender a viver a liberdade e conquistá-la continuamente para não voltar a ser escravo outra vez. No deserto Israel teve que superar muitas tentações: acomodação, desânimo, vontade de voltar para trás, desconfiança de Javé e dos líderes, imprudência etc. Foi no confronto com essas situações que ele descobriu o que significa ser livre para construir uma sociedade justa e fraterna, alicerçada na liberdade e voltada para a vida. Sob essa perspectiva, o livro dos Números nos ensina que qualquer transformação profunda exige um longo período de educação e amadurecimento.
Os hebreus deixando o Egito, de David Roberts
5. Deuteronômio
  A palavra Deuteronômio significa segunda Lei. Trata-se de uma representação e adaptação da Lei em vista da vida de Israel na Terra Prometida. Este livro nasceu muito tempo depois do discurso de Moisés antes da entrada em Canaã e passou por um longo período de formação.
  A ideia central de todo o livro é que Israel viverá feliz e próspero na Terra se for fiel à aliança com Deus; se for infiel, terá a desgraça e acabará perdendo a Terra. O livro não se contenta com ideias gerais. Após relembrar o Decálogo (Dt 5,1-22), ele mostra que o comportamento fundamental do homem para com Deus é o amor com todo o ser (Dt 6,4-9). A seguir apresenta uma longa catequese, explicando o que significa viver esse amor em todas as circunstâncias da vida pessoal, social, política e religiosa. Essa catequese é apresentada sobretudo através das leis do Deuteronômio (capítulos 12-26), onde se procura ensinar ao homem como viver em sua relação com Deus, com as autoridades, com o outro homem, e até mesmo com os seres da natureza. De acordo com o livro do Deuteronômio, o importante é perceber o que o conjunto procura transmitir: um projeto de sociedade nova, baseado na fraternidade entre os homens e na partilha de tudo o que Deus concedeu a todos.
A fraternidade é dos exemplos que deve ser seguido segundo a lei do Deuteronômio
FONTE: Moraes, José Geraldo Vinci de, 1960. História: geral e do Brasil: volume único / José Geraldo Vinci de Moraes. - 2. ed. - São Paulo: Atual, 2005. - (Coleção Ensino Médio Atual).

sexta-feira, 1 de maio de 2015

O IDJ (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO JUVENIL)

  Lançado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em março de 2004, o Relatório de Desenvolvimento Juvenil revela a situação social e econômica dos jovens brasileiros na faixa de 15 a 24 anos, com foco em três áreas centrais: educação (condições para o conhecimento), renda, estudo e trabalho (condições para um nível de vida digno) e saúde (condições para uma vida longa e saudável).
  As três áreas foram mapeadas com base nos seguintes indicadores: taxa de analfabetismo entre os jovens; escolarização adequada; qualidade de ensino; taxa de mortalidade por causas internas e renda familiar per capita dos jovens. Esses cinco indicadores são combinados para estruturar índices parciais relativos às áreas de educação, saúde e renda, além do Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) - que representa um indicador geral da qualidade de vida e do grau de vulnerabilidade da população jovem.
  O IDJ foi criado segundo critérios semelhantes aos adotados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O estudo verifica o impacto de diversos fatores - tais como gênero, cor/raça, rural/urbano - para compor um extenso painel dos variados avanços e limitações no desenvolvimento humano da juventude.
O IDJ avalia a qualidade de vida dos jovens
  O IDJ revela ainda que a polarização na distribuição de renda, característica do Brasil, dá origem a distintas e desiguais formas de acesso à saúde, educação, etc. O estudo conclui que a diferenciação e dificuldade do acesso a esses serviços pode repercutir negativamente na vida dos jovens na medida que segmentos da população jovem se veem em desvantagem quanto às possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de inserção social.
  As principais conclusões dos relatórios da Unesco realizados nos últimos anos sobre o Brasil foram as seguintes:
  • A profunda desigualdade na distribuição de renda no país tem gerado formas muito diferenciadas de acesso dos jovens aos serviços sociais básicos, reforçando a vulnerabilidade especialmente entre os brancos e os pobres e os afrodescendentes e entre os residentes nas regiões Norte e Nordeste. Essa desigualdade começou a se formar bem antes do país se tornar independente, com a vinda forçada de negros africanos para trabalharem nos latifúndios existentes no Brasil, aprofundando-se com a abolição da escravatura, onde a mão de obra negra foi substituída pela mão de obra imigrante, deixando grande parte desse povo desempregado ou se sujeitando a viver no mundo do subemprego.
Gráfico mostrando a distribuição de renda no Brasil de acordo com a raça
  • As limitadas condições de acesso a uma educação de qualidade e ao mercado de trabalho ampliam os contingentes de jovens sem atividade definida. Esse fato se dá principalmente pela falta de investimento em setores essenciais, como saúde, educação, segurança, entre outros. O Brasil é um dos países onde o cidadão paga os maiores impostos, que deveriam ser investidos nos serviços essenciais. Porém, grande parte desses impostos são desviados para outros fins, deixando grande parte da população sem os serviços básicos que ele necessita.
A falte de investimentos em setores essenciais contribuem para os elevados índices de desemprego entre os jovens
  • Embora o país tenha registrado significativos avanços na redução do analfabetismo entre os jovens de 15 a 24 anos, em quase 75% das Unidades da Federação (UFs) a média de anos de estudo não chega a 8 (e em algumas unidades não atingem 5 anos). Esse fato se dá principalmente pelo sucateamento do ensino público no país, aliado ao fato de que grande parte da população precisa trabalhar para poder sobreviver. Essa diferença é refletida principalmente nas universidades, onde há um minoria de jovens negros em relação a população de cor branca.
Gráfico mostrando a diferença de estudos entre a população
  • Em decorrência da universalização do ensino fundamental, vem aumentando significativamente a demanda por vagas no ensino médio e no ensino superior. Porém, a qualidade do acesso ao conhecimento é bastante precária: dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) apontam déficits significativos nas competências em leitura, matemática e ciência dos jovens de 15 anos. Um dos fatores que contribuem para esses déficits é a elevada evasão escolar existente entre os jovens.
A evasão escolar contribui para o baixo rendimento dos jovens no ensino
  • Ao contrário do que ocorre com a população em geral, a mortalidade juvenil vem crescendo historicamente, sendo sua principal causa a violência. Nas últimas décadas, o crime e a violência aumentaram de forma drástica no Brasil, particularmente nas grandes áreas urbanas. Um dos principais fatores que contribuem para o aumento dessa violência é o elevado consumo de entorpecentes e a formação de quadrilhas entre os jovens.
O consumo de drogas é o principal responsável pela violência entre os jovens
FONTE: Boligian, Levon. Geografia espaço e vivência, vol. 3 / Levon Boligian, Andressa Turcatel Alves Boligian. - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013

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