domingo, 7 de abril de 2019

AS PLANÍCIES BRASILEIRAS

  Uma planície é uma grande área geográfica com pouca ou raramente nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano. São superfícies com formações relativamente novas, se comparados com outras formas de relevo, e que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas. São delimitadas por aclives, e os processos de deposição superam o de desgaste. Podem ser classificadas em planícies costeiras, quando o agente de sedimentação é o mar; fluviais, quando um rio é responsável por sua formação; e planícies de origem lacustre, ou seja, formada pela ação de um lago.
União dos rios Mississipi e Ohio, no estado de Illinois - Estados Unidos
  Uma planície é sempre sedimentar, portanto uma área plana que recebe sedimentos de outra área é, pelas convenções internacionais, uma planície. Os continentes europeu e americano possuem em sua geologia principal uma planície. As planícies carregam sedimentos que vão acumulando até formar uma superfície uniforme. A maioria das planícies está localizada às margens de rios e mares. O nome de algumas planícies brasileiras deixa clara essa relação: planície do Rio Amazonas, planície do rio Araguaia, planície das Lagoas dos Patos e Mirim e planícies litorâneas.
Campos em Biccavolu - planícies da costa oriental de Andhra Pradesh - Índia
  As planícies são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de sedimentação recente, formadas por deposições ocorridas no Período Quaternário. As superfícies apresentam-se notavelmente aplainadas e ainda em processo de consolidação. O Brasil tem como principais planícies: Planície Amazônica, Planície do Pantanal e Planície Litorânea.
PLANÍCIES E TERRAS BAIXAS AMAZÔNICAS
  As Planícies e Terras Baixas Amazônicas, também chamadas Baixos Platôs (ou Tabuleiros) e Planícies da Amazônia, estão localizadas na Região Norte. Embora sejam genericamente conhecidas como Planície Amazônica, a verdadeira planície aparece apenas margeando o rio Amazonas ou em pequenos trechos, em meio a áreas muito altas. Esse compartimento do relevo divide-se em várzeas, tesos ou terraços fluviais e terra firme. Comumente está associada à bacia sedimentar da Amazônia Ocidental. Aroldo Azevedo foi o primeiro a classificar como Planície essa região, porém, o geógrafo e professor Aziz Ab'Saber, discordando de seu professor, considerou tal região apenas com o termo genérico de "terras baixas".
Planície margeando o Rio Negro, no estado do Amazonas
  Além dessas classificações e a do Projeto Radam (reafirmada pelo professor Jurandyr Ross, que nomeia essa bacia sedimentar de Planaltos Rebaixados), há a classificação bastante aceita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), como "Depressão Periférica", dado então à complexidade de classificar tais relevos, e que, mais tarde, se tornou usualmente utilizada em mapas e cartas. Divide-se em:

  • Várzeas - correspondem às áreas mais baixas, constantemente inundadas pelas cheias do Rio Amazonas e seus afluentes;
  • Tesos ou terraços fluviais - suas altitudes são sempre inferiores a 30 metros, sendo inundados pelas cheias mais fortes;
  • Terra firme - atinge altitudes de até 350 metros, estando livre das inundações. Ao contrário das várzeas e dos terraços fluviais, formados predominantemente pelos sedimentos que os rios depositam, a terra firme é constituída basicamente por arenitos.

Várzea coberta de árvores, no Rio Amazonas
PLANÍCIE DO PANTANAL
  A Planície e Pantanal Mato-Grossense é a mais extensa dessas unidades e constitui parte de uma vasta área rebaixada que se limita, a oeste, pelos contrafortes da Cordilheira dos Andes e, a leste, pelos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. Essa área rebaixada é o Chaco Sul-Americano, que abrange terras brasileiras, paraguaias, argentinas e bolivianas, incluindo os pantanais do rio Guaporé. O Chaco funciona como bacia de captação de inúmeros cursos fluviais com nascentes nos planaltos do Brasil ou na vertente oriental andina. As partes mais elevadas do Pantanal são conhecidas pelo nome indevido de cordilheiras e as partes mais deprimidas constituem as baías ou largos. Essas baías, durante as cheias, abrigam lagoas que se interligam através de canais conhecidos como corixos, e é formada por rochas sedimentares.
Paisagem do Pantanal, em Mato Grosso
PLANÍCIES E TABULEIROS LITORÂNEOS
  As planícies e os tabuleiros litorâneos são, na verdade, um conjunto de compartimentos heterogêneos, formados por sedimentos marinhos, fluviais e lacustres do Quaternário. As planícies estendem-se do leste do Pará até o Rio Grande do Sul, exibindo larguras maior ao norte e chegando a desaparecer em trechos da costa sudeste e sul, onde afloram os embasamentos cristalinos e aparecem formas de relevo costeiro com vertente abrupta em contato direto com o mar, as falésias. Na costa nordeste, tabuleiros assentados, em grande parte, em sedimentos datados do Paleogênico e do Neogênico interpõem-se nas planícies e formam falésias voltadas para o mar.
Falésia Barreira do Inferno, localizada no município de Parnamirim - RN
REFERÊNCIA: Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
Terra, Lygia. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil / Lygia Terra, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães. - 3. ed. - São Paulo: Moderna, 2016.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog