domingo, 11 de novembro de 2018

DESERTIFICAÇÃO NO BRASIL

  Conforme definição utilizada na Conferência Rio-92, a desertificação consiste no processo de degradação do solo provocado por fatores diversos, dentre eles as atividades humanas e as variações climáticas. Suas consequências estendem-se à fauna, à flora e aos recursos hídricos, reduzindo assim a qualidade de vida da população local.
  A desertificação é um processo que intensifica a aridez dos solos em áreas áridas, semiáridas e sub-úmidas secas. Este processo ocorre em razão das atividades humanas ou de fatores de ordem natural. Em diferentes graus de intensidade, há o comprometimento da fertilidade e uso dos solos.
  A desertificação também transforma regiões com distintos níveis de vulnerabilidade em desertos. Áreas que já apresentam escassez de umidade, quando submetidas a determinados fatores - naturais ou antrópicos - transformam-se em áreas desertificadas.
Mapa destacando as áreas com risco de desertificação
  A maior preocupação dos pesquisadores e ambientalistas é com relação aos fenômenos de desertificação provocados pela ação humana. Uma vez que o processo é intensificado e acelerado, provoca impactos de maior dimensão nas áreas já propensas à aridez do solo. A ação antrópica sobre áreas vulneráveis tem provocado expressiva redução da vegetação e da capacidade produtiva dos solos.
  São causas da desertificação:
  • desmatamento das áreas vulneráveis - a retirada da cobertura vegetal original é, talvez, o principal fator humano da desertificação;
  • construção de áreas de pastagem para a pecuária extensiva;
  • uso do solo de maneira inadequada à serviço da agricultura intensiva;
  • irrigação de pastos e lavouras com água de mananciais com escassez ou fragilidade hídrica;
  • a atividade mineradora impacta significativamente o solo e a biodiversidade no local e arredores em que se instala, intensificando, assim, o processo de desertificação;
  • queimadas, tanto para a "limpeza" do solo para agricultura e pecuária, como resultado da urbanização.
Área desertificada em Senegal - África
  São consequências da desertificação:
  • extinção da vegetação nativa e da biodiversidade da região desertificada;
  • erosão e salinização do solo - fenômenos que agravam ainda mais a infertilidade do solo;
  • redução das terras agricultáveis e consequente diminuição da produção de alimentos;
  • a extinção da vegetação, dos rios, fontes de evaporação, causam mudanças no clima. Elevam-se as temperaturas e caem drasticamente as precipitações. As alterações climáticas são causas e consequências da desertificação;
  • surgimento e intensificação dos fluxos migratórios, uma vez que, sem áreas agricultáveis, a população das regiões desertificadas precisam migrar para sobreviver;
  • outros impactos sociais como: fome, conflitos pela posse da terra e refugiados ambientais.
Barcos enferrujam em área do Mar de Aral que virou deserto
  No Brasil, as áreas suscetíveis estão localizadas em oito estados da região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e também no norte de Minas Gerais, no chamado Semiárido brasileiro. Trata-se de uma área de 980.133 km², que corresponde a 12% do território brasileiro. Portanto, uma área mais extensa que o bioma da Caatinga.
  Segundo o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), existem, no Semiárido, seis áreas que sofrem com o avanço da desertificação: Cabrobró (PE), Gilbués (PI), Inhamuns (CE), Irauçuba (CE), Jaguaribe (CE) e Seridó (RN).
  O ano de 2015 foi considerado pela ONU o Ano Internacional dos Solos e também nesse ano foi sancionada no Brasil a Política de Combate à Desertificação, que "visa instituir mecanismos de prevenção, proteção, preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais em todo o território nacional".
Mapa do Brasil indicando as áreas suscetíveis ao processo de desertificação
Cabrobró
  Localizada no semiárido de Pernambuco, a região de Cabrobró passa por um acelerado processo de degradação da terra, o que faz dessa área um núcleo de desertificação.
  Uma das causas da desertificação na região é o mau uso do solo, pois com a retirada da vegetação o solo fica exposto, tornando o processo de degradação da terra acelerado.
  A região apresentou crescimento populacional a partir da expansão da pecuária e do advento da irrigação. No entanto, o uso de águas com teores elevados de sais e o uso inadequado dos ciclos de molhamento, sem condições adequadas de drenagem, levaram à salinização do solo.
Cabrobró - PE
  Os impactos das gotas de chuva em solo seco sem vegetação faz com que os nutrientes sejam removidos, causando a sua salinidade e tornando-o infértil.
  Do ponto de vista ambiental, os danos relacionados a essas práticas resultaram na exposição do solo e erosão, no empobrecimento da Caatinga e na degradação dos recursos hídricos. As temperaturas elevadas e o solo exposto, também dificultam a sobrevivência da biota local.
Área em processo de desertificação em Cabrobró - PE
Gilbués
  O município de Gilbués está localizado no sudoeste do estado do Piauí, e é conhecido mundialmente pela intensa degradação ambiental que ocorre em seu território, sendo considerado, pelas organizações nacionais e internacionais, a maior área em processo de desertificação do Brasil.
Gilbués - PI
  São várias as causas do processo de degradação ambiental em Gilbués, sendo a principal delas a fragilidade natural do solo, seguida do manejo incorreto na agricultura, desmatamento, pecuária extensiva, uso descontrolado do fogo, estradas mal planejadas e a extração ilegal de garimpos de diamantes.
Área em processo de desertificação em Gilbués - PI
Inhamuns
  A microrregião do Sertão de Inhamuns compreende os municípios de Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Parambu, Saboeiro e Tauá. Caracteriza-se por elevada população, regimes de precipitações médias anuais baixas, combinados com altas temperaturas médias anuais e grandes áreas rurais para as atividades de natureza agropastoril. Essa região vem sofrendo na última década, com o processo de degradação do solo.
Parambu - CE
  Dentre os fatores que contribuem para a intensificação do processo de desertificação na região estão a acidez e a baixa fertilidade do solo para o cultivo agrícola, associado ao desflorestamento e à consequente devastação da fauna e da flora local.
Área em processo de desertificação no município de Tauá - CE
Irauçuba
  O município de Irauçuba está localizado na parte setentrional do Ceará, estando distante 150 quilômetros da capital Fortaleza. Irauçuba, foi a primeira cidade do Brasil a criar um Plano de Ação Municipal de Combate à Desertificação e, por esse motivo, recebeu um certificado de reconhecimento das mãos da Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, em junho de 2014, emitido pelo programa Dryland Champions, da Convenção das Nações Unidas pelo Combate à Desertificação (UNCCD), órgão das Nações Unidas que trata desse tema.
Irauçuba - CE
  Irauçuba apresenta alguns problemas ambientais graves, que podem ser vistos e sentidos pela população do município, como: desertificação, falta de saneamento ambiental e de água potável para uma boa parte de sua população, entre outros.
  Os principais motivos que estão provocando o processo de desertificação em Irauçuba e nos municípios vizinhos, são: falta de educação ambiental, manejo incorreto dos recursos naturais, a pecuária extensiva, o desmatamento, entre outros.
Área desertificada no município de Irauçuba - CE
Jaguaribe
  O Vale do Jaguaribe é uma região socioeconômica do Ceará, que compreende os municípios de Alto Santo, Ererê, Ibicuitinga, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
Jaguaribe - CE
  A pecuária e o algodão, ciclos econômicos que deram origem à formação territorial dos sertões do Médio Jaguaribe, são atualmente apontados como chave para o entendimento do processo de desertificação nesta área, em especial no município de Jaguaribe, considerado como o núcleo regional de ocorrência deste processo.
Área em processo de desertificação no município de Jaguaribe - CE
Seridó
  Localizado na região centro-sul do Rio Grande do Norte e no centro-norte da Paraíba, o Núcleo de Desertificação do Seridó abrange uma área em torno de 2,3 mil km². Os municípios do que fazem parte desse núcleo são: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Equador e Parelhas (RN); Barra de São Miguel, Baraúna, Cacimba de Areia, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Cubati, Frei Martinho, Gurjão, Juazeirinho, Nova Palmeira, Parari, Patos, Pedra Lavrada, Picuí, Santa Luzia, Santa Terezinha, Santo André, São João do Tigre, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Mamede, Seridó, Serra BrancaTaperoá, Tenório e  Várzea (PB).
Picuí - PB
  Essa região é considerada um dos principais núcleos de desertificação do Brasil, e se encontra em forte estágio de degradação ambiental, o que contribui para um grande desequilíbrio ecológico na região, afetando a fauna, a flora e toda a vida humana.
  O intenso processo de degradação ambiental verificado nessa região é fruto da histórica ocupação com as atividades agropecuárias, acentuada, posteriormente, pela atividade mineradora associada ao clima semiárido rigoroso predominante. Porém, os efeitos mais graves vieram surgir com o advento da atividade ceramista, grande consumidora de matéria-prima vegetal (lenha) como fonte de energia.
Área em processo de desertificação no município de Carnaúba dos Dantas - RN
REFERÊNCIA: Almeida, Lúcia Marina Alves de
Fronteiras da globalização / Lúcia Marina Alves de Almeida, Tércio Barbosa Rigolin. -- 3. ed. -- São Paulo: Ática, 2016.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog