quarta-feira, 20 de junho de 2018

SANTA RITA DO SAPUCAÍ (MG): O VALE DA ELETRÔNICA DO BRASIL

  Santa Rita do Sapucaí é um município da Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas, no estado de Minas Gerais. É conhecida como o "Vale da Eletrônica", devido aos centros educacionais e empresas dessa área situados na cidade. O município está compreendido numa área de 321 km², e possui uma altitude de 821 metros, estando distante 420 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. Sua área situa-se em uma região onde se alternam montanhas e vales que formam a Bacia do Rio Sapucaí.
  O nome da cidade advém da junção de sua padroeira, Santa Rita de Cássia, santa italiana nascida no século XIV, modelo de virtude e coragem e símbolo de mulher santa-ritense, com o Rio Sapucaí, que corta o município.
  O município possui uma economia dinâmica, calcada principalmente nas atividades agropecuárias e industriais. O café e o leite são os principais produtos agropecuários.
Paisagem da zona rural de Santa Rita do Sapucaí (MG) 
  Todo dia, em média, três novas tecnologias de ponta saem do forno das indústrias da pequena Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, prontas para entrar no mercado mundial. O município possui, segundo estimativas do IBGE 2017, uma população de 42.324 habitantes, e abriga o Vale da Eletrônica, formado por três instituições de ensino e 153 empresas de setores que vão da informática à telecomunicação. O município é comparado ao Vale do Silício, polo tecnológico localizado na Califórnia, Estados Unidos, e que foi criado na mesma época, na década de 1950. Mais de 14,5 mil produtos são fabricados na cidade mineira, que deixou parte da tradição do café e do leite para se enveredar no universo dos fios, placas e softwares. Desde então, Santa Rita criou filhos ilustres, como a urna eletrônica, o chip do passaporte eletrônico e o transmissor de TV digital nacional.
Vista da cidade de Santa Rita do Sapucaí - MG
  A precursora desse processo de inovação foi a santa-ritense Luzia Rennó Moreira, a Sinhá Moreira. Mulher viajada e à frente de seu tempo, ela fundou, no município, em 1959, a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), primeira de nível médio da América Latina. Seis anos depois, foi criado o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), primeiro centro de ensino e pesquisa a oferecer curso superior na área de telecomunicação. Para completar, também se estabeleceu na cidade a FAI, centro de ensino superior em gestão, tecnologia e educação.
Luzia Rennó Moreira (1907-1963) - principal responsável por promover o desenvolvimento tecnológico de Santa Rita do Sapucaí
  A formação de estudantes empreendedores, ligados à área de tecnologia e inovação, foi passo decisivo para impulsionar o polo eletroeletrônico em Santa Rita do Sapucaí. Atualmente, o Vale da Eletrônica emprega em torno de 14,7 mil trabalhadores, muitos formados pelas instituições de ensino do município.
Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE), em Santa Rita do Sapucaí (MG)
Luzia Rennó Moreira
  Luzia Rennó Moreira, ou Sinhá Moreira, nasceu em 17 de setembro de 1907, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. Viveu em uma época na qual as mulheres não despontavam no cenário nacional por suas ideias e inovações.
  De uma família de fazendeiros de café, filha de um dos fundadores do Banco Nacional, o Coronel Francisco Moreira da Costa, e de Dona Maria Rennó Moreira (Mindoca). Dona Sinhá, como era chamada pelos capatazes e ex-escravos, teve formação educacional e cultural com frequentes e longas viagens à Capital Federal. Casou-se em 1929 com o diplomata Antônio Moreira de Abreu, obtendo a oportunidade de conhecer o mundo, fato raro para a época. O casamento não deu certo e Sinhá Moreira voltou ao Brasil.
Casamento de Sinhá Moreira
  Em 1942, retorna definitivamente para Santa Rita do Sapucaí, onde desenvolveu sua vocação de articulação política. Sobrinha do Presidente Delfim Moreira, gostava de participar das reuniões políticas. Filantropia e incentivos à cultura e ao desenvolvimento eram seus objetivos. De suas viagens, trouxe o princípio da eletrônica, do Japão. Seus gestos e iniciativas criaram a base de uma nova ordem social, que, gradativamente, se instalou na cidade, provocando profundas transformações na cultura local.
Visita de Sinhá Moreira à fábrica da IBM em São Paulo
  Sinhá Moreira deu início a transformação que levou uma cidade interiorana, produtora de café e de leite, ao centro de excelência em Eletrônica e Tecnologia da Informação.
  Sinhá Moreira morreu de câncer em 1963, muito antes de se pensar na formação do atual Vale da Eletrônica.
Funeral de Sinhá Moreira, em 1963
REFERÊNCIA: AYER, Flávia. Entenda por que Santa Rita do Sapucaí é uma potência tecnológica em Minas. EM.com..br.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog