domingo, 22 de abril de 2018

MONTE EVEREST: O TETO DO MUNDO

  O Monte Everest, também conhecido no Nepal como Sagarmãthã e no Tibete como Chomolungma, é a montanha mais alta da Terra. Seu pico está a 8.848 metros acima do nível do mar. O monte está localizado na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre a China (Região Autônoma do Tibete) e o Nepal.
  A Cordilheira do Himalaia surgiu de um processo natural conhecido como dobramentos modernos (também chamados de cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos). São estruturas geológicas que se originam em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta e são relativamente jovens, se comparadas às outras formas de relevo.
Localização do Monte Everest
  O Monte Everest teve sua altura medida pela primeira vez no ano de 1856. Neste ano, o Grande Levantamento Trigonométrico da Índia estabeleceu a primeira altura publicada do Everest, então conhecido como Pico XV, com uma altura de 8.840 metros. Desde então, esse valor vem sendo questionado seguidamente.
  A altura do Monte Everest é de 8.848 metros. No entanto, esse número não é consenso entre governo e especialistas, que apresentam valores diferentes de acordo com parâmetros próprios de medição.
  Enquanto os nepalenses sustentam que a montanha tenha 8.848 metros acima do nível do mar, o governo chinês afirma que o Everest é quatro metros mais baixo, com 8.844 metros.
A face norte do Everest
  A diferença entre as medidas divulgadas pelos dois países ocorre principalmente porque o Nepal inclui a camada de gelo sobre a montanha, enquanto o valor registrado pelos chineses é limitado somente ao trecho rochoso. Oficialmente, a medida de 8.848 metros para a altura do Everest foi estabelecida no ano de 1954, após uma série de medições realizadas por geólogos do Nepal e da Índia.
  Apesar da boa vontade entre os dois países de chegar a um valor oficial que agrade a todos, especialistas de diversas instituições apontam um fato que pode colocar ainda mais lenha na fogueira dessa polêmica. Segundo os pesquisadores, o Everest estaria ficando mais alto, devido à constante subducção (nome que se dá quando uma placa tectônica se infiltra embaixo de outra) das placas tectônicas abaixo do Himalaia, que literalmente empurra para cima toda a cordilheira.
Animação do terreno ao redor do Everest e de suas rotas de assensão
  O Everest atrai muitos alpinistas, alguns deles bastante experientes. Existem duas rotas principais de escalada: uma que se aproxima ao cume pela face sudeste do Nepal (conhecida como a rota padrão) e outra pela face norte, no Tibete, China. Os primeiros esforços registrados para alcançar o topo do Everest foram feitos por alpinistas britânicos, entre 1921 e 1922.
  O Everest foi assim chamado por sir Andrew Scott Waugh, o governador-geral da Índia colonial britânica, em homenagem ao seu predecessor, sir George Everest.
Face sul da montanha durante o nascer do sol
REFERÊNCIA: Lucci, Elian Alabi
Geografia: homem & espaço, 8º ano / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco - 26 ed.  - São Paulo: Saraiva, 2015.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog