quarta-feira, 30 de março de 2016

O DOMÍNIO DOS MARES DE MORROS

  O domínio dos Mares de Morros corresponde à área original da Mata Atlântica. "Mares de morros" é referência ao relevo que marca a paisagem, formado por uma sucessão de morros arredondados - relevo mamelonar -, esculpidos sobre rochas cristalinas e revestidos originalmente por extensa cobertura florestal.
  Mar de morros ou mares de morro é uma denominação criada pelo geógrafo francês Pierre Deffontaines e consagrada pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber, que se utilizou dessa expressão para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).
  Diz-se, também, que esse relevo é formado de "meias-laranjas", devido ao formato arredondado dos morros ao seu redor. Fala-se ainda em "relevo mamelonar".
Mares de Morros em Valença - RJ
  O domínio dos Mares de Morros ocupava originalmente todas as cadeias de morros e serras que acompanham o litoral brasileiro e adentram o interior dos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Constituía uma área originalmente ocupada por florestas tropicais, conhecida pelo nome de Mata Atlântica. Atualmente, essas florestas correspondem a apenas 7% de sua formação inicial.
  O relevo do domínio dos Mares de Morros é bastante acidentado, com grande número de escarpas serranas e pequenas elevações.
  O domínio dos Mares de Morros destaca-se pela ação da erosão e do intemperismo sobre a estrutura cristalina, predominante na região, que produziu um relevo típico de morros arredondados e encostas suaves.
Mares de Morro, em Araxá - MG
  A exploração desse domínio natural iniciou-se com a extração do pau-brasil. A partir da colonização, importantes atividades econômicas avançaram sucessivamente sobre esse domínio, como o cultivo da cana-de-açúcar, a exploração de ouro e pedras preciosas e o cultivo do café. A expansão da agropecuária e, mais tarde, a extração de madeira para a construção civil e como fonte de energia, as atividades industriais e o crescimento urbano contribuíram para a intensificação da derrubada do restante da mata, reduzida atualmente a pequenos trechos fragmentados no território brasileiro.
  A urbanização e a industrialização provocaram a ocupação da região e a exploração dos elementos naturais desse domínio. Hoje, ele se restringe a poucas áreas preservadas do litoral brasileiro, principalmente na Serra do Mar, e a áreas do interior da Serra da Mantiqueira, no Sudeste do Brasil.
Mares de Morro na região do Vale do Paraíba - SP
  A formação florestal da Mata Atlântica apresenta características bem semelhantes às das florestas do Domínio Amazônico, com vegetação densa, ambiente bastante úmido, pouca luminosidade e uma grande biodiversidade.
  Originalmente, a Mata Atlântica estendia-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Atualmente, encontra-se bastante devastada, compreendendo áreas litorâneas desde o sul da Bahia até o norte do Paraná, principalmente nas escarpas úmidas da Serra da Mantiqueira e do Mar.
  Trata-se de uma formação heterogênea e fechada, com árvores latifoliadas e higrófilas, entre as quais há grande variedade de espécies de madeira de lei.
  A devastação dessa floresta teve início no período colonial, quando os portugueses começaram a extrair dela o pau-brasil. Posteriormente, passaram a devastá-la para dar lugar ao plantio de cana-de-açúcar. No século XVIII, iniciou-se a ampliação dos assentamentos urbanos em sua área, associada à mineração e à expansão da cafeicultura.
  A devastação da Mata Atlântica tem agravado os processos erosivos que atingem suas áreas de ocorrência. Sujeitas a chuvas intensas e concentradas nos meses do verão, essas áreas sofrem desmoronamentos, em especial nas escarpas mais íngremes.
Parque Estadual da Serra do Mar, em São Paulo
  A Bacia do Paraná forma o maior conjunto de água do núcleo dos Mares de Morros, cujos rios formadores atravessam relevo acidentado e possibilitam elevado aproveitamento energético. A construção de eclusas e barragens, a ocupação das margens dos rios por habitações e atividades agrícolas modernas, o uso de agrotóxicos e adubos químicos, o despejo de efluentes industriais e domésticos explicam a alteração dos cursos de alguns rios e da qualidade das águas. A retirada da cobertura da floresta deixou os solos desprotegidos e acelerou os processos erosivos.
  Os solos das áreas onde se encontram os Mares de Morros são de elevada profundidade, em função do longo tempo de exposição aos processos intempéricos. Ao mesmo tempo, observa-se que esses solos são muito desgastados, tendo passado por sucessivos processos de lixiviação (lavagem superficial do solo).
Área de Mares de Morros degradada, em Pinheiral - RJ
FONTE: Giardino Cláudio
Geografia nos dias de hoje, 7° ano / Cláudio Giardino, Lígia Ortega, Rosaly Braga Chianca. - 1. ed. - São Paulo: Leya, 2012. - (Coleção nos dias de hoje).

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog