terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ISOLADA E EXÓTICA, A TASMÂNIA É O LADO SURREAL DA AUSTRÁLIA

  Cachoeiras escondidas em matas fechadas, trilhas que levam a florestas úmidas com árvores retorcidas abraçadas por musgos, e animais não encontrados em nenhuma outra parte do planeta. Este destino está a 240 km ao sul da Austrália, abriga centenas de picos montanhosos e 40% de seu território é formado por parques nacionais e reservas, transformando o local em um dos que possui o ar mais puro do planeta.
  Considerada o menor estado australiano, a Tasmânia possui 300 km de norte a sul e 340 km de leste a oeste. A costa leste, cujos discretos índices pluviométricos não ultrapassam os 600 milímetros anuais, é marcada por praias de tons turquesa e areias brancas, às margens de terras mais planas. Do outro lado da ilha, uma região conhecida como "oeste selvagem", as chuvas ditam o ritmo do lugar com três mil milímetros de água por ano e são responsáveis pelos paralisantes cenários verdes e montanhosos que encantam a beleza do lugar.
Paisagem da Tasmânia
HISTÓRIA DA TASMÂNIA
  A Tasmânia era antigamente habitada por populações indígenas, os aborígenes tasmanianos, existindo evidências que indicam sua presença há pelo menos 35 mil anos. Durante a colonização britânica, por meio de perseguições e doenças, a população nativa foi quase toda dizimada, restando apenas alguns descendentes mestiços que se espalham pelo território. Em 1803, os britânicos estimaram que haviam cerca de 5.000 indígenas no estado.
  Os habitantes indígenas da ilha eram originalmente negros, possuíam cabelos crespos, não-liso de cor negra, baixa estatura - com 1,60 metro para os homens e 1,48 metro para as mulheres -, magros, e dedicavam-se à caça e a coleta com meios bastante rudimentares.
Aborígenes tasmanianos sendo capturados por britânicos no século XIX
  O primeiro europeu a avistar a Tasmânia foi o explorador holandês Abel Tasman, em 24 de novembro de 1642, que chamou a ilha de Anthoonij van Diemenslandt, em homenagem ao seu patrocinador, governador das Índias Orientais Holandesas. O nome foi encurtado mais tarde pelos britânicos para Van Diemens Land. O capitão britânico James Cook avistou a ilha em 1777, e diversos outros europeus embarcaram na ilha.
  A primeira colônia foi iniciada pelos britânicos em Risdon Cove, na margem oriental do estuário do rio Derwent, em 1803, por um grupo enviado de Sydney, tendo a frente John Bowen. Essa colônia foi abandonada anos mais tarde.
  A segunda colônia foi estabelecida pelo capitão David Collins em 1804, em Sullivan's Cove, na margem ocidental do Derwent, onde a água doce era mais abundante. Esta última ficou conhecida como Hobart Town, atual capital do estado Hobart.
Hobart Town, em 1879
  Os primeiros colonos eram na grande maioria presidiários e seus guardas militares, com a missão de desenvolver a agricultura e outras atividades. Diversas outras colônias penais foram estabelecidas em Van Diemens Land, além de prisões secundárias, como as severas colônias penais de Port Arthur no sudeste, e Macquarie Harbou na costa oeste. Van Diemens Land foi proclamada uma colônia à parte da Nova Gales do Sul, com seu próprio sistema judiciário e conselho legislativo, em 3 de dezembro de 1825.
  A Tasmânia atraiu a atenção mundial diversas vezes, principalmente durante a década de 1970, quando o governo da época anunciou planos para inundar o Lago Pedder, de grande importância ambiental. Em 1967, a Tasmânia foi seriamente afetada pelos incêndios que provocou uma grande perda de vidas e de bens. Em 1975, a ponte de Tasman desmoronou quando foi atingido pela transportadora de minério a granel MV Lake Illawarra, tornando impossível o cruzamento do rio Derwent em Hobart.
Lago Pedder - Tasmânia
  Outro assunto que foi destaque mundial sobre a Tasmânia aconteceu no dia 29 de abril de 1996, quando o caçador Martin Bryant matou 35 turistas e residentes e feriu outras 37 pessoas, em um incidente conhecido como o "Massacre de Port Arthur".
  Em 2006, o colapso da mina de Beaconsfield foi desencadeada por um pequeno terremoto. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram presas no subsolo durante 14 dias.
Homem morto durante o Massacre de Port Arthur, em 1996
GEOGRAFIA DA TASMÂNIA
  A Tasmânia possui uma área de 68.401 km², o estado, segundo estimativa do governo australiano, contava, em 2013, com uma população de 513.400 habitantes, com um crescimento vegetativo de 1,1% ao ano. A capital e maior cidade é Hobart. Outros grandes centros populacionais são Launceston, Devonport e Burnie. É formada por uma grande ilha também chamada Tasmânia, de formato triangular, que possui uma área total de 64.519 km² e é a 26ª maior ilha do mundo, e por várias outras ilhas menores. As ilhas vizinhas que constituem o estado são Bruny, King e Flinders, além de muitas ilhotas e da ilha de Macquarie, que está localizada a cerca de 1.450 quilômetros a sudeste da Tasmânia. A Tasmânia é banhada pelos oceanos Índico e Pacífico, sendo separada da Austrália pelo Estreito de Bass.
Hobart - capital da Tasmânia
   Geograficamente, a Tasmânia é similar à Nova Zelândia, principalmente no leste. Como o estado não teve atividade vulcânica nas eras geológicas recentes, possui montanhas arredondadas semelhantes às encontradas no interior da Austrália. A parte mais elevada é a região central, que cobre a maior parte do centro-oeste da Tasmânia. O ponto culminante do estado tasmaniano é o monte Ossa, com 1.617 metros. Os Midlands é uma região bastante plana, localizada no centro-leste e cuja área é bastante utilizada para a agricultura. 
Monte Ossa - ponto culminante da Tasmânia
  O clima predominante na Tasmânia é o temperado, cujo ambiente rústico proporciona uma beleza incomum, fato este que atrai milhares de turistas todos os anos para apreciarem as belezas naturais que são encontradas na ilha.
  A região sudoeste possui uma grande densidade de florestas, com o Parque Nacional do Sudoeste apresentando uma das últimas florestas temperadas do hemisfério sul. O Tarkine, localizado no extremo noroeste da ilha, é a maior floresta temperada da Austrália, cobrindo cerca de 3.800 km².
Tarkine
  Com sua topografia acidentada, a Tasmânia possui um grande número de rios. Vários desses rios foram represados para produção de energia hidrelétrica. Muitos deles nascem no Planalto Central e fluem para fora da costa. Os grandes centros populacionais da Tasmânia situam-se sobretudo em torno dos estuários dos rios. Os principais rios do estado são Sul Esk Rio, Derwent, Huon, Tamar e Mersey.
  O rio Derwent flui para o sul e banha a capital do estado, Hobart; o Tamar flui para o norte a partir da cidade de Launceston; Mersey também flui para o norte até a costa Noroeste, onde deságua na cidade de Devonport. O rio Esk Sul é o maior rio da Tasmânia, e chega até a cidade de Launceston, onde é represado pela barragem Trevallyn Dam.
Trevallyn Dam
  A Tasmânia também possui um grande número de lagos. Um dos principais lagos do país é o Dove Lake, um lago na forma de circo. Esse lago está localizado no Parque Nacional Cradle Mountain-Lake Saint Clair. O lago é uma das principais atrações turísticas da Tasmânia.
Dove Lake
  A fauna da Tasmânia é composta por um grande número de animais endêmicos dessa ilha, com destaque para o famoso diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii). Esse animal é um carnívoro do tamanho de um cachorro, possui aparência de urso, é robusto e musculoso. Sua pelagem é escura com manchas brancas na região da garganta, das bochechas e lombar. Sua dieta é a base de carniça, sendo um caçador pouco eficiente, preferindo animais de pequeno porte. Possui hábitos noturnos, sendo bastante solitário. Acasala-se uma vez por ano, gerando ninhadas de dois a quatro filhotes que são desmamados aos oito meses de idade.
  O animal é o símbolo da Tasmânia e de muitas organizações, grupos e produtos associados ao estado. Ficou popularmente conhecido através do personagem Taz dos desenhos animados Looney Tunes. Devido a restrições de exportação e do fracasso reprodutivo dos demônios-da-tasmânia no exterior, quase não há indivíduos fora da Austrália.
Sarcophilus harrisii - diabo-da-tasmânia
ECONOMIA DA TASMÂNIA
  A economia da Tasmânia está fortemente ligada à natureza, tanto no setor primário, com a produção do vinho e da agricultura, como na indústria madeireira. A atividade turística também é bastante importante para a sua economia. O turismo ecológico e o turismo de aventura têm influência significativa sobra a economia da ilha. Outra importante fonte de renda é a pesca. Os principais produtos agrícolas cultivados na ilha são cereais, batata, feno e árvores frutíferas (maçã, uva, entre outros). Dentre os principais recursos minerais se destacam ferro, zinco, chumbo, cobre e estanho. No setor de serviços, além do turismo, se destaca o setor de comunicações e de informática.
Launceston - segunda maior cidade da Tasmânia
FONTE: Perspectiva geografia, 9 / Cláudia Magalhães ... [er al.]. - 2. ed. - São Paulo: Editora do Brasil, 2012. - (Coleção perspectiva)

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog