domingo, 29 de junho de 2014

O EMBI +

  O indicador mais visado pelo mercado é o Embi +, sigla em inglês para "Emerging Markets Bonds Index", ou seja, Índice de Títulos da Dívida de Mercados Emergentes. É calculado pelo banco J. P. Morgan tanto para o Brasil quanto para Argentina, Bulgária, Rússia e África do Sul, entre outras economias emergentes. O Embi + surgiu no início dos anos 1990, quando boa parte dos principais países em desenvolvimento renegociou sua dívida externa, no âmbito do "Plano Brady", uma referência a um dos líderes desse processo, o então secretário do Tesouro americano, Nicholas Brady.
  O Embi + é um índice de referência para medir o desempenho de retorno total de títulos públicos internacionais emitidos por países emergentes que são considerados soberana (emitido em algo diferente da moeda local) e que atendam a liquidez específica e requisitos estruturais.
Nicholas Brady
  Como parte da renegociação de prazos e juros de pagamento, esses países entregaram aos credores uma série de títulos financeiros, com a ampla circulação no mercado de capitais global.
  Os investidores precisavam de parâmetros de referência para vender ou comprar esses papéis. Para auxiliar esses investidores, os grandes bancos criaram indicadores para acompanhar o mercado de títulos, a exemplo do que o Ibovespa, ou Dow Jones, fazem em relação à Bovespa ou à Bolsa de Nova York, respectivamente.
  Os índices de JP Morgan são uma referência popular para gestores de dinheiro que tratam de dívida de mercados emergentes, assim os investidores poderão ver o índice atualizado como comparação para os seus fundos mútuos ou fundos negociados em bolsa. Por causa de suas taxas de juros, os títulos de mercados emergentes pode superar significativamente os títulos do Tesouro dos Estados Unidos.
  Economias avançadas

  Economias emergentes

  Economias subdesenvolvidas
  O Emerging Markets Bond Index Plus (Embi +) registra os retornos totais de instrumentos de dívida externa negociados nos mercados emergentes. Além de servir como um ponto de referência, o Embi + oferece aos investidores uma definição do mercado para os mercados emergentes de dívida em moeda externa, uma lista dos instrumentos negociados e uma compilação de seus termos.
  O índice é composto por um conjunto de instrumentos de dívida negociados em corretor amplamente seguido e citado por vários formadores de mercado. Instrumentos do Embi + deve ter um valor mínimo de U$ 500 milhões e deve atender a critérios rigorosos para a liquidez de negociação no mercado secundário.
  O JP Morgan Emerging Markets Bond Index Global (Embi global) registra os retornos totais de instrumentos de dívida externa negociados nos mercados emergentes, e é uma versão expandida do JP Morgan Embi +. Assim como acontece com o Embi + , o Embi global inclui o U$dollar denominados Títulos Brady, empréstimos e Eurobonds com um valor nominal de circulação em pelo menos U$ 500 milhões.
  Já o Embi Global Diversified limita os pesos dos países do índice com maiores estoques de dívida, incluindo apenas uma parte especificada desses países valores de face atuais elegíveis da dívida.
Mapa da dívida pública dos países em 2009, de acordo com a CIA Factbook
FONTE: Lucci, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia: ensino médio, volume 2 / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco, Cláudio Mendonça. - 1. ed. - São Paulo: Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog