sexta-feira, 18 de abril de 2014

DESCOBERTO PLANETA SEMELHANTE À TERRA

  Astrônomos anunciaram a descoberta do primeiro exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) com um tamanho comparável ao da Terra e no qual poderá existir em estado líquido. Ele encontra-se na zona habitável de uma outra estrela.
  O planeta, batizado Kepler-186f, orbita a estrela anã Kepler-186 e se localiza na "zona temperada, onde a água pode ser líquida", de acordo com a astrônoma Elisa Quintana, do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre, da Agência Espacial Norte-americana (Nasa), que integra a equipe internacional que conduziu a investigação. Essa zona é considerada habitável, uma vez que, segundo os cientistas, a vida - que depende da presença de água - tem mais probabilidade de se desenvolver.
  O Kepler-186f encontra-se num sistema estelar situado a 490 ano-luz do Sol, com cinco planetas de tamanho próximo ao da Terra, sendo 1,1 vez o tamanho do nosso planeta. Porém, só o Kepler-186f está na "zona habitável" , já que os outros estão muito próximo da estrela.
  De acordo com cientistas, uma volta completa do Kepler-186f é de 129,9 dias terrestres. Isso significa que lá o ano tem cerca de um terço do nosso.
Simulações entre a Terra e o Kepler-186f
  O sol de Kepler 186-f é uma estrela com cerca de 50% do tamanho da nossa estrela-mãe. O grupo estrelar está localizado a uma distância de 490 anos-luz do nosso sistema solar.
  Além do tamanho parecido com a Terra, o planeta está a uma distância de seu sol que garante a quantidade certa de radiação para manter uma temperatura necessária para a existência de água líquida na superfície terrestre.
  Kepler-186f também não sofre o risco de sofrer uma chamada "trava gravitacional", que é quando o planeta fica sempre com a mesma face virada para a estrela, como acontece com a Lua em relação ao nosso planeta.
Simulação das órbitas da Terra e de Kepler-186f
  Entre os cerca de 1,7 mil exoplanetas já detectados, em 20 anos, duas dezenas estão ao redor da sua estrela na "zona habitável". Muitos desses planetas são maiores do que a Terra, o que torna difícil verificar se são gasosos ou rochosos. Localizado na Constelação do Cisne, o Kepler-186f está na categoria de planetas rochosos como a Terra, Marte e Vênus.
  Em fevereiro, a Nasa anunciou que o telescópio Kepler tinha detectado 715 novos exoplanetas, quatro deles potencialmente habitáveis, mas 2,5 vezes o tamanho da Terra. A maioria desses novos extrassolares foi identificada nos últimos cinco anos.
  O Kepler foi lançado em 2009 para detectar mais de 150 mil estrelas semelhantes ao Sol, localizadas nas constelações do Cisne e da Lira, e encontrar planetas-irmãos da Terra.
  Um desses planetas é o Kepler-22b, que encontra-se cerca de 600 ano-luz de distância e tem cerca de 2,4 vezes o tamanho da Terra, com uma temperatura de cerca de 22ºC.
Simulação entre os tamanhos de Netuno, Kepler-22b e a Terra
  Kepler-22b está 15% mais perto de seu sol do que a Terra em relação à nossa estrela-mãe, e seu ano dura cerca de 290 dias. No entanto, Kepler-22b tem cerca de 25% menos luz, mantendo a temperatura do planeta amena o suficiente para apoiar a existência de água em estado líquido. Porém, os cientistas ainda não sabem se Kepler-22b é um planeta feito de gás, rocha ou líquidos.
Comparação entre Kepler-22b e os planetas mais próximos do Sistema Solar
FONTE: Agência Brasil

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog