domingo, 29 de setembro de 2013

O MOVIMENTO DE AUTONOMIA DE SZÉKELY - ROMÊNIA

  A Romênia, assim como muitos outros países europeus, não é um país homogêneo. Tem uma grande diversidade de povos e línguas, sendo que em alguns lugares, os romenos são minoria. É o caso de alguns municípios do centro do país, habitados principalmente por pessoas de origem húngara, os székelys.
  A Romênia é um país de aproximadamente 22 milhões de habitantes, cuja população está distribuída em um território de 238.391 km². Desse total, 1,4 milhão são de húngaros, ou magiares, e centenas de milhares de ciganos. A minoria húngara no país é grande o bastante para assegurar que ultrapasse regularmente a barreira de 5% necessária para garantir cadeiras nas eleições parlamentares. Nas primeiras eleições desde que a Romênia ingressou na União Europeia, em janeiro de 2007, a UDMR (União Democrática dos Húngaros da Romênia) conquistou 6,2% dos votos, assegurando cadeiras no Parlamento Europeu.
Mapa da Romênia
  A UDMR exigiu a remoção do termo "país unificado" da Constituição romena, faz campanhas por melhores escolas para os cidadãos de etnia húngara e exige que o governo devolva os tesouros religiosos húngaros que foram confiscados em 1918.
  Um braço mais radical da UDMR, a União dos Cidadãos Húngaros, formada em 2004, está pressionando por relações mais estreitas com a Hungria e por uma autonomia de Székely, uma região no leste da Transilvânia e que é lar de cerca de 700 mil húngaros. O território é o coração cultural dos magiares da Romênia; em algumas cidades, mais de 90% dos moradores falam húngaro. Székely já foi uma região autônoma, entre 1952 e 1968, e partes da Transilvânia pertenceram à Hungria até 1920.
  O Székely Land ou Szekleland, é uma área histórica e etnográfica da Romênia, habitada principalmente pelos székelys, um subgrupo do povo húngaro do leste da Transilvânia. Seu território é de aproximadamente 16.943 km².
  Os székelys vivem nos vales e colinas dos Cárpatos Oriental, que corresponde ao atual Harghitha, Covasna e partes da Mures Concelhos, na Romênia. A área constitui um enclave étnico húngaro na Romênia. Seu centro cultural é a cidade de Targu Mures, o maior assentamento na região.
Cidade de Targu Mures - Romênia
ORIGEM
  A origem dos Székelys é muito controvérsia, tanto entre os historiadores quanto entre os próprios székelys. Uma teoria diz que eles são descendentes de tribos de guerra que foram assentadas pelos húngaros na Transilvânia para guardar as fronteiras orientais dos tártaros e outros povos bárbaros (o nome székely significa "guardas de fronteira"). Outras dizem que eles têm origem nos hunos, avaros e búlgaros. Há outras teorias que dizem que os székelys sempre foram húngaros, e as diferenças culturais devem-se ao seu relativo isolamento nas montanhas dos Cárpatos. Alguns estudiosos sugerem que os székelys eram simplesmente magiares, como outros húngaros transplantados na Idade Média para proteger as fronteiras. Há outros estudiosos que dizem que os székelys sejam de origem turca.
  Antigas lendas contam que um contingente de hunos se aliou ao exército húngaro que conquistou a Bacia dos Cárpatos no século IX.
Montes Cárpatos - Transilvânia
HISTÓRIA DOS SZÉKELYS
  Alguns historiadores têm datado a presença dos székelys nos Cárpatos Orientais no século V d.C.
  Durante a Idade Média, o povo székely, juntamente com os saxões, desempenhou um papel fundamental na defesa do Reino da Hungria contra os otomanos. Isso contribuiu para formar assentos, que se transformaram em unidades territoriais tradicionais dos Székely, na Transilvânia. Os assentos não eram parte tradicional do sistema húngaro e seus habitantes tiveram um maior nível de liberdade do que os que vivem nos municípios, especialmente até o século XVIII.
Aldeia Székely, em Covasna County - Romênia
  A partir do século XII até 1876, a Terra Székely teve uma quantidade considerável de assentos, mas variando de autonomia, primeiro como parte do Reino da Hungria, em seguida, no interior do Principado da Transilvânia e, finalmente, como parte do Império Habsburgo. A autonomia foi em grande parte devido ao serviço militar Székely, fornecida até o século XVIII. A Terra Székely medieval era uma aliança de sete Székely autônomos: Udvarhely, Csík, Maros, Sepsi, Kézdi, Orbai e Aranyos. O número de assentos foi reduzida mais tarde para cinco, quando Sepsi, Kézdi e Orbai se uniram para formar uma unidade territorial chamada de Háromszék. O assento principal era Udvarhely.
Székelys na fronteira leste e oeste do Reino da Hungria no século XIII
  Com o Tratado de Trianon de 1920 (que regularizou o novo Estado húngaro e substituiu o antigo Império Austro-Húngaro), a Transilvânia tornou-se parte da Romênia, e os székelys foram forçados a a aderir, em parte, à cultura romena. A língua húngara foi substituída pela romena, porém, os székelys conseguiram preservar a educação e a língua húngara.
  Em 1940, a Romênia foi obrigada a ceder o norte da Transilvânia à Hungria. Após a Segunda Guerra Mundial, a Transilvânia voltou a pertencer à Romênia, e em 1952, foi criada a Região Autônoma de Magyare, abrangendo a maior parte da terra habitada pelos székelys. Essa região durou até 1968, quando a reforma administrativa dividiu a Romênia para os atuais municípios.
Székely (em azul) na Transilvânia medieval, dentro do Reino da Hungria
  Atualmente, Harghita County engloba o ex-Udvarhely e Csik, sendo este último incluindo Gyergyószék. Cosvana County cobre mais ou menos o território da antiga Hározék. O ex-Aranyosszék está dividida em Cluj e Alba. Após a queda do comunismo, esperava-se que a ex-Região Autônoma de Magyar - abolida durante a ditadura de Nicolae Ceausescu - fosse restaurada. Isso não aconteceu, aumentando a iniciativa dos székelys pela autonomia e protestos de organizações Székely para alcançar um nível mais elevado de auto-governo para a Terra Székely na Romênia.
Divisão da Terra de Székely
MOVIMENTO DE AUTONOMIA
  Desde o fim da Região Autônoma da Mures-Magyares, por Nicolae Ceausescu, alguns székelys têm pressionado para que a autonomia seja restaurada. Várias propostas têm sido discutidas no seio da comunidade Székely húngara e pela maioria romena. Uma das iniciativas de autonomia Székely baseia-se no modelo da comunidade autônoma espanhola da Catalunha. A principal manifestação pacífica foi realizada em 2006, em favor da autonomia.
Mapa da Transilvânia com a distribuição étnica e as aspirações dos CNS
  O atual presidente romeno, Traian Basescu, no posto desde 2004, vem enfrentando inúmeras manifestações dos székelys nos últimos anos pela autonomia da região, e a sua resposta sempre foi negativa. Segundo o executivo romeno, o autonomismo destas minorias esconde o intuito de alterar a integridade territorial dos Estados sob o disfarce da defesa dos direitos das minorias. Sempre que tem oportunidade, Basescu pontifica contra os direitos coletivos dos povos, e em várias ocasiões manifestou que nunca concederá a autonomia territorial dos húngaros.
Traian Basescu - presidente da Romênia
FONTE: Lucci, Elian Alabi. Geografia: homem & espaço, 9° ano / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco. - 23. ed. - São Paulo: Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog