sábado, 17 de agosto de 2013

O CURDISTÃO

  O Curdistão é uma região com cerca de 600 mil quilômetros quadrados, localizada entre os territórios da Turquia, da Síria, do Iraque, do Irã, da Armênia e do Azerbaijão. A palavra "curdistão" é de origem persa e significa "terra dos curdos". Atualmente, a população curda é de cerca de 26 milhões de habitantes, sendo a maioria islâmica. A Turquia concentra a maior parte dessa população (cerca de 13 milhões de pessoas), seguida do Irã (aproximadamente 5 milhões de habitantes) e do Iraque (cerca de 4 milhões de curdos). Os curdos são a maior nação sem território do mundo.
  A maioria são praticantes do islamismo sunita, que se organizam em clãs e, em algumas regiões, falam o idioma curdo. As maiores cidades são Mossul - Iraque (3.100.096 habitantes), Arbil - Iraque (1.293.820 habitantes), Kirkuk - Iraque (1.200.000 habitantes), Divarbaki - Turquia (902.713 habitantes), Hamadã - Irã (560.284 habitantes), Erzurum - Turquia (388.146 habitantes) e Saqqez - Irã (146.100 habitantes).
Cidade de Arbil - localizada no Iraque, é a segunda maior cidade do território reivindicado pelos curdos
  O Curdistão possui um relevo acidentado, onde as maiores altitudes estão localizadas nas montanhas da Alta Mesopotâmia. O ponto culminante é o Monte Ararat, localizado na fronteira entre a Turquia e a Armênia, com 5.165 metros acima do nível do mar, suavizando até os planaltos do norte iraquiano. Nessa região há também a cadeia de montanhas Anti-Taurus, entre a Síria e a Turquia.
  O seu maior lago é o Lago Van, localizado na Turquia, com 3.755 km². O Alto Tigres e o Alto Eufrates localizam-se nessa área.
Monte Ararat visto da Armênia. Para muitos estudiosos, foi nesse local que a Arca de Noé encalhou.
  Os curdos são um povo antigo, ariano, de língua persa. Seus hábitos e cultura foram delineados nas áreas montanhosas entre a Turquia, Iraque, Armênia e Irã. Possui uma rica história, cujo auge ocorreu na Idade Média, com a dinastia de Saladino, que venceu os cruzados e reconquistou a Palestina para os muçulmanos.
  Após 1918, quando é desmembrado o Império Turco-Otomano, formam-se novos países, como Turquia, Iraque e Síria, e a etnia curda, minoria, passa a ser reprimida.
  Desde a década de 1960, o movimento separatista curdo vem crescendo no Iraque. Na década de 1980, o Iraque realizou a destruição de cidades e a deportação de nacionalistas curdos, devido à oposição dos mesmos ao governo iraquiano.
Mulheres curdas protestando contra a morte de civis na Turquia
  Na década de 1990, as facções curdas retomaram as lutas internas desencadeadas por rivalidades entre as principais lideranças.
  Parte expressiva do povo curdo, especialmente os que vivem na Turquia e Iraque, deseja a independência de seus países, contribuindo para o surgimento de organizações políticas engajadas nesse objetivo.
  Dentre essas organizações encontra-se o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que busca esse objetivo no campo político e também por meio da luta armada. O PKK já provocou forte retaliação por parte dos governos turcos e iraquianos, causando o massacre de milhares de curdos nos dois territórios. O território do Curdistão, especialmente na parte situada no Iraque, é muito rico em petróleo.
Curdos protestam contra a morte de militantes na Turquia
  A região autônoma curda, ao norte do Iraque, submissa ao bloqueio internacional e ao imposto pelo Iraque, permaneceu desde 1991 sob a ameaça do aumento dos conflitos tribais e a intervenção dos exércitos turco e iraniano. Nessa região, a crise econômica, a violência e a fome se agravaram.
  Em 1996, o Partido Democrático do Curdistão (KDP) pediu ajuda ao próprio governo do Iraque para se impor ao partido. O PKK já provocou o rival, a União Patriótica do Curdistão (PUIC), que recebe apoio do Irã e da Turquia. Em meio à essa confusão, as tropas iraquianas ocuparam a capital do Curdistão iraquiano, Arbil, desrespeitando a zona de exclusão aérea acima do paralelo 36°. Esse fato provocou novamente a intervenção dos Estados Unidos no Iraque. Mas o KDP, com o apoio do governo do próprio Iraque, conseguiu em poucos dias (setembro de 1996) dominar as principais cidades curdas.
Distribuição da população curda
  Na Turquia, o governo aplicou, até 2002, políticas discriminatórias contra os curdos, privando-lhes da identidade, proibindo tanto seu idioma como alguns dos seus costumes mais característicos. No Irã, os curdos sofrem a perseguição da maioria xiita do país.
  No Iraque, os curdos alimentam a esperança de verem reconhecido o seu status como país. Essas expectativas foram frustradas e o governo iraquiano implementou uma política de deslocamento da população curda, gerando confrontos armados.
  Na Síria, existe a milícia Unidade de Defesa Popular (YPG), que é uma milícia formada para proteger as áreas curdas das forças de oposição no país. O YPG tem sido ligado ao Partido da União Democrática (PYD), o mais poderoso partido curdo da Síria.
Militantes do YPG
FONTE: Antunes, Celso Avelino. Geografia e participação: 9° ano / Celso Avelino Antunes, Maria do Carmo Pereira, Maria Inês Vieira. - 2. ed. - São Paulo: IBEP, 2012.

Um comentário:

Anônimo disse...

me ajudou bastante com o meu trabalho de geografia,bem legal ñ conhecia o curdistão.

ADSENSE

Pesquisar este blog