quarta-feira, 29 de maio de 2013

FORMAÇÃO DOS REINOS GERMÂNICOS

  A formação dos diversos reinos germânicos foi o resultado de um longo processo, que teve origem com a entrada dos diversos povos germânicos nos domínios do Império Romano do Ocidente.
O PERÍODO DAS MIGRAÇÕES
  O período das migrações corresponde àquele em que numerosos grupos germânicos entraram no Império de forma pacífica, fazendo acordos com o governo de Roma. Isso aconteceu nos séculos II e III, quando o governo romano estava militarmente enfraquecido.
  Nessa etapa, os germanos ocuparam terras reservadas para eles pelas autoridades romanas, e seus guerreiros tornaram-se soldados nas legiões de Roma. Alguns de seus chefes até mesmo ocuparam postos de comando.  Além disso, aos poucos, os germanos foram se integrando à sociedade romana por meio do trabalho e de casamentos.
Mapa dos reinos bárbaros
  Devido a esse contato entre os povos foi ocorrendo certa "germanização" do exército romano, assim como certa "romanização" de alguns grupos germânicos.
O PERÍODO DAS INVASÕES
  O período das invasões ocorreu entre os séculos IV e V, quando os germanos entraram no Império Romano de forma violenta.
  Um dos principais motivos que desencadearam essas invasões foi o avanço dos hunos sobre os territórios que os povos germânicos ocupavam há muito tempo, fora do Império Romano.
  Os hunos eram grupos de tribos nômades e seminômades originários da Ásia, grandes cavaleiros e guerreiros. Eles invadiram a Europa, atacando primeiramente os ostrogodos, em 375, e logo depois os visigodos.
Território do Reino dos Visigodos
  Para escapar ao ataque dos hunos, o chefe dos visigodos pediu permissão ao imperador romano Valente para que seu povo ocupasse os domínios de Roma. O imperador consentiu e milhares de visigodos atravessaram o rio Danúbio, refugiando-se no Império. Posteriormente, os visigodos passaram a saquear e pilhar aldeias e cidades romanas, iniciando o período das invasões.
  Em 455, Roma foi saqueada pelos Vândalos, outro povo de origem germânica. Depois eles abandonaram a cidade, incendiando tudo e escravizando milhares de prisioneiros romanos. Em 476, o último imperador romano foi deposto por Odoacro, líder dos hérulos. Era o fim do Império Romano do Ocidente. Esse episódio marca também o início da Idade Média.
Mapa da migrações na Europa entre os séculos II e V: Visigodos (castanho), Vândalos (verde), Lombardos (azul), Godos (vermelho), Ostrogodos (castanho-claro), Anglos (amarelo) e Hunos (preto).
FONTE: Cotrim, Gilberto, 1955 - Saber e fazer história, 6º ano / Gilberto Cotrim, Jaime Rodrigues. - 7. ed. - São Paulo: Saraiva, 2012.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog