terça-feira, 28 de maio de 2013

CIDADE DE SORRISO - MT

  O município de Sorriso, no Mato Grosso é, atualmente, o maior produtor de soja do país, seguido de perto pelos municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop e Vera, que juntos constituem a maior área de produção de soja de Mato Grosso, o maior produtor nacional de soja.
  O município de Sorriso está situado na região norte do Estado de Mato Grosso, no km 742 da rodovia federal BR-163, Cuiabá-Santarém, a 412 km de Cuiabá. A sua fundação deu-se através de um projeto de colonização privada, com a maioria absoluta de sua população constituída por migrantes provenientes da região Sul do país.
  Em 26 de dezembro de 1980, foi elevada a categoria de Distrito, pertencente ao município de Nobres. Em 20 de março de 1982, foi instalada a Sub-Prefeitura do distrito de Sorriso. Em 13 de maio de 1986, a Assembleia Legislativa do Mato Grosso, aprovou, e o Governo Estadual, através da Lei 5.002/86, elevou o então Distrito de Sorriso à categoria de Município, desmembrando-o do município de Nobres.
Zona urbana de Sorriso - MT
  O município possui uma área de 9.345,755 km², e de acordo com o censo do IBGE 2010, sua população era de 75.000 habitantes.
  Sua formação administrativa atual é: Sorriso (sede), Boa Esperança, Caravágio e Primavera (distritos).
  Além da grande produção de soja, o município é um dos que mais têm desmatado suas florestas no país. Estimativas mais recentes apontam para uma taxa de desmatamento próxima de 90% e cerca de 600 mil hectares de lavouras cultivadas.
Área desmatada em Sorriso - MT
  O processo de ocupação de Sorriso inicia-se em 1975 com a chegada das primeiras famílias  de colonos provenientes do Rio Grande do Sul, sendo  Claudino Francia o pioneiro. A colonização se acelera rapidamente a partir de 1979 com a criação da Colonizadora Sorriso, que em parceria com o Incra, passa a assentar colonos oriundos  de antigas colônias de origem italiana do Rio Grande do Sul e, em parte, Santa Catarina.
  [...] Como de resto, em áreas de fronteira agrícola nas franjas da Bacia Amazônica, o extrativismo da madeira se constituiu na principal atividade econômica da região e sua primeira forma de inserção no mercado nacional.
Plantação de soja em Sorriso - MT
  Curiosamente ao extrativismo da madeira, não se seguiu a exploração de pastagens, como de praxe em outras regiões de fronteira. Tradicionais praticantes de uma agricultura diversificada no Sul, os colonos logo se dedicaram com o arroz, como cultivo comercial. [...] Nos três anos iniciais as safras eram boas, porém, a produtividade caía rapidamente com a perda crescente da matéria orgânica dos solos de cerrado. Assim, o cultivo do arroz seguia sempre em busca de terras virgens, na esteira deixada pelas madeireiras.
  Somente em meados dos anos 1980, o cultivo da soja veio constituir como alternativa viável para o arroz.[...]
  A conclusão do asfaltamento da BR-163 até Sinop, em 1984, interligou a região às vias de escoamento ligados aos portos do Centro-Sul do país, reduzindo os custos de transporte e elevando a lucratividade da cultura no entorno de Sorriso.
Colheita da soja em Sorriso - MT
  Ocupada a fronteira e descoberta sua vocação econômica, a região passou a atrair não mais os colonos de outrora, mas sim os tentáculos comerciais de grandes empresas nacionais e internacionais ligadas ao agronegócio.
FONTE: CAMPOS, Índio. Dinâmica da soja na BR-163: o caso de Sorriso / MT, dez. 2007. Disponível em:

Um comentário:

Anônimo disse...

I used to be able to find good advice from your content.

Here is my web site :: girlsmadrid

ADSENSE

Pesquisar este blog