sábado, 25 de maio de 2013

CARTOGRAFIA TEMÁTICA

  Cartografia é o conjunto de atividades científicas, tecnológicas e artísticas, cujo objetivo é a representação gráfica da superfície terrestre e de todo o universo. Essa representação gráfica constitui o mapa ou a carta.
  Todo mapa apresenta algumas informações essenciais e "responde" a certas perguntas sobre os elementos que compõem o espaço geográfico. Em toda representação cartográfica há uma escala, que nos revela a proporção entre os elementos representados no mapa e seus correspondentes na realidade.
  A Cartografia Temática é usada na elaboração de mapas temáticos e cartogramas. São convenções, símbolos e cores usadas para que haja uma melhor compreensão do tema exposto e seu espaço geográfico.
Mapa dos biomas brasileiros
  Os mapas podem mostrar mais do que a localização dos fenômenos no espaço e sua proporção. Também podem representar, em diferentes escalas geográficas, sua diversidade:
  • Qualitativa: responde à pergunta "o quê?"  e representa os diferentes elementos cartografados em diversos tipos de mapas - cidades, rios, mineração, indústrias, climas, cultivos etc. As representações qualitativas em mapas são empregados para mostrar a presença, a localização e a extensão das ocorrências dos fenômenos que se diferenciam pela sua natureza e tipo, podendo ser classificadas por critérios estabelecidos pelas ciências que estudam tais fenômenos.
  • Quantitativa: elucida a dúvida sobre "quanto?" e indica, por exemplo, o número da população urbana, a quantidade de chuva mensal, o total da produção industrial, entre outros, permitindo a comparação entre territórios diferentes;
  • Classificação: registra a ordenação, a hierarquia na qual um fenômeno está arranjado num determinado território: por exemplo, a ordem das cidades no mapa da hierarquia urbana brasileira - metrópole nacional, metrópole regional, capital regional etc.;
  • Dinâmica: mostra a variação de um fenômeno ao longo do tempo e sua movimentação no espaço geográfico: o fluxo de população no território brasileiro, o fluxo de mercadorias no comércio internacional, entre outros.
Mapa das áreas susceptíveis ao processo de desertificação no Rio Grande do Norte
   Para representar todos esses aspectos, são utilizados pontos, linhas ou áreas, dependendo da forma como o fenômeno analisado se manifesta no espaço, e que terão uma variação visual com propriedade de perspectiva compatível com a diversidade: a seletividade visual. Por exemplo: uma cidade, será um ponto no mapa da geografia política brasileira; qualquer rodovia ou ferrovia será uma linha atravessando uma determinada região ou país; a cultura de um determinado produto agrícola, terá sua área ou zona de cultivo destacado por uma cor ou textura no mapa.
  Os fenômenos pontuais, lineares e zonais podem ser representados separadamente, em mapas diferentes, mas também podem ser cartografados num mesmo mapa.
Alguns dos símbolos usados na Cartografia Temática
  Na manifestação pontual são utilizados, preferencialmente, a variação de forma ou de orientação.
  Para facilitar a memorização dos signos (símbolos), principalmente nos mapas para crianças, são explorados a analogia entre sua forma e o que elas representam. São os "símbolos" evocativos ou icônicos.
  Na manifestação linear convém usar basicamente a variação da forma.
  Na manifestação zonal, a cor tem maior eficácia. Na impossibilidade de se poder contar com a cor, pode-se empregar texturas diferentes compostas por elementos pontuais ou lineares, do mesmo valor visual.
Representações cartográficas
  A Cartografia Temática facilita o planejamento de intervenções no espaço geográfico porque nos auxilia a compreender os temas ou fenômenos que o compõem. Com a Cartografia Temática, fica mais fácil o planejamento de uma cidade a partir do registro da ocupação de seu solo urbano em cartas temáticas, nas quais são visualizadas a melhor direção para expandir a área urbana, os lugares sujeitos a alagamentos ou desmoronamentos, entre outros fenômenos.
  Os fenômenos - sociais e naturais - estão interligados no espaço geográfico; assim, a intervenção num aspecto da realidade interfere em outros e isso pode ser registrado cartograficamente.
Mapa temático da Microrregião de Quirinópolis - Goiás
FONTE: Sene, Eustáquio. Geografia geral e do Brasil, volume 1: espaço geográfico e globalização: ensino médio / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. - São Paulo: Scipione, 2010.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu amei, vai me ajudar muito na aula de geografia. Obrigada.

Unknown disse...

Me fala o q é cartografia temática😁

ADSENSE

Pesquisar este blog