segunda-feira, 29 de abril de 2013

NACIONALISMO

  A expansão para o Oeste e a Guerra de Secessão nos Estados Unidos, as unificações alemã e italiana e a Era Meiji no Japão, têm um traço em comum: o sentimento nacionalista e patriótico de seus participantes. Tratava-se, então, de um sentimento recente na História mundial.
  A ideia de nação nasceu no começo da Idade Moderna com a formação dos Estados Nacionais. Os reis centralizavam todo o poder em suas mãos e impuseram seu governo ao povo. Organizou-se o Estado absolutista. O poder do rei, baseado no direito divino, era absoluto e a ele estava submetida a nação. Dessa forma, o Estado era mais forte do que a nação.
Luís XIV, rei da França, chegou a dizer "O Estado sou Eu".
  O Iluminismo e a Revolução Francesa difundiram as ideias de liberdade e de resistência contra a opressão. Os revolucionários franceses de 1789 derrubaram o rei e proclamaram que o povo era a nação. Surgiram movimentos nacionalistas com diferentes sentidos: contra o absolutismo (revoluções de 1830 e 1848), pela independência política (foi o caso do Brasil), pela modernização para garantir a soberania nacional (como fez o Japão), pela unificação (a Alemanha e a Itália) e pela união e expansão territorial (caso dos Estados Unidos).
Ficheiro:Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple.jpg
A Liberdade Guiando o Povo, por Eugéne Delacroix.
  No entanto, o que existia em comum nesses movimentos nacionalistas era a associação dos princípios liberais à concepção de nação. Defendia-se o direito de autodeterminação dos povos. Assim, o que caracteriza um grupo humano como nação é o fato de que, independentemente da diversidade religiosa, linguística ou cultural, todos os seus membros se identificam como portadores de uma mesma identidade nacional. Essa ideia de nação formou-se ao longo dos séculos XIX e XX.
  No final do século XIX, o nacionalismo se tornou cada vez mais agressivo. Os governantes das grandes potências defendiam o crescimento econômico a qualquer preço, a formação de um exército bem armado e treinado, a exaltação dos heróis nacionais, principalmente a repressão aos opositores (considerados "inimigos da pátria"). Esse patriotismo exagerado e autoritário foi chamado de chauvinismo.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/40/Napoleon_in_His_Study.jpg
Napoleão I - defensor do Chauvinismo
  Outro elemento importante do chauvinismo consistiu na suposta superioridade moral, intelectual ou material de um povo. Os outros povos eram vistos como "inferiores" e "atrasados" e deveriam ser submetidos. Manifestações de xenofobia passaram a ocorrer contra grupos étnicos minoritários, como os judeus, migrantes, ex-escravos etc. (são exemplos de xenofobia da época: a perseguição e espancamento de judeus na Rússia e a intimidação e violência contra os negros no Sul dos Estados Unidos). O nacionalismo extremado acentuou as tensões políticas e a rivalidade econômica entre nações e grupos étnicos, conduzindo o mundo a um clima de guerra.
Ficheiro:Buchenwald Slave Laborers Liberation.jpg
Campo de Concentração de Buchenwald - o holocausto contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial, foi um exemplo de chauvismo.
FONTE: Rodrigues, Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto, 8° ano / Joelza Ester Domingues Rodrigues. -- Ed. renovada. -- São Paulo: FTD, 2009. -- (Coleção história em documento: imagem e texto)

3 comentários:

Anônimo disse...

I waѕ curiоus if you ever thought of changіng the pаgе layout of your website?

Its vеry wеll written; І lοve what youve got to say.
But maybe you could a little more іn the wаy
of content so people could connect with it better.
Youve got аn awful lot of text for only having 1 or 2
pictuгеs. Maybe you could space іt οut bеtter?


Feel free to νisit my webpagе :
: Maak website

Anônimo disse...

I am rеally thankful to the owner of this web sіte ωho hаs shared this fantastic poѕt at here.


Viѕit my site - pentecostalismonline.com

Anônimo disse...

I thinκ thiѕ is οne of the most impοrtant infο for me.
And i'm glad reading your article. But wanna remark on few general things, The web site style is ideal, the articles is really nice : D. Good job, cheers

Have a look at my web blog: fare un sito COME SI CREA UN SITO CREARE UN SITO

ADSENSE

Pesquisar este blog