terça-feira, 22 de janeiro de 2013

AS TERMELÉTRICAS CONVENCIONAIS

  A central termoelétrica ou usina termoelétrica, é uma instalação industrial usada para geração de eletricidade que gera energia a partir da energia proveniente da queima de combustíveis renováveis (biocombustíveis) ou não renováveis (carvão mineral, gás natural e petróleo).
  Assim como na energia hidrelétrica, em que um gerador, impulsionado pela água, gira,transformando a energia potencial em energia elétrica, nas termelétricas a fonte de calor aquece uma caldeira com água gerando vapor d'água em alta pressão, e o vapor move as pás da turbina do gerador.
Usina termelétrica em Victória - Austrália
  A primeira termelétrica no Brasil foi inaugurada em 1883, em Campos dos Goytacazes (RJ), com a potência de 52 KW.
  A partir do ano 2000, foram construídas diversas termelétricas no Brasil com o objetivo de diversificar a matriz energética do país. Os combustíveis mais utilizados para movimentá-las são gás natural, óleo diesel e carvão.
  Essas usinas podem ser construídas em lugares isolados, economizando o custo das linhas de transmissão. Entretanto, têm como desvantagens o alto preço do combustível e os impactos ambientais causados principalmente pela poluição do ar e a construção de estradas.
Mapa da termeletricidade no Brasil
  No Brasil, as usinas termelétricas movidas a diesel distribuem-se principalmente em áreas pouco servidas por redes hidrelétricas, como a Região Norte.
  As usinas termelétricas consomem 85% do carvão produzido no país. As maiores reservas de carvão mineral estão nos estados da Região Sul, notadamente no Rio Grande do Sul, que dispõe de mais de 90% das reservas. Além de gerar um volume insuficiente para o consumo, a produção carbonífera brasileira apresentam características que dificultam e encarecem a sua exploração, como o reduzido poder calorífico, em razão da  presença elevada de impurezas, e a existência de camadas finas e descontínuas nas jazidas.
Termelétricas a carvão no Brasil
  No Rio Grande do Sul, a ampliação da usina a carvão Candiota duplicará o consumo desse combustível no estado.
  As termelétricas movidas a carvão e gás concentram-se em lugares onde já existem gasodutos em operação ou estão perto das reservas - o que favorece o acesso ao suprimento.
  Em 2012, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) existiam no Brasil mais de 100 usinas termelétricas em operação abastecidas a gás natural, que geram em torno de 13.000 MW (megawatts).
Termelétricas a gás natural no Brasil
FONTE: Terra, Lygia. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil / Terra Lygia, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog