sexta-feira, 30 de março de 2012

FOME E SAÚDE NA ÁFRICA

  A fome é uma das consequências da precária estrutura econômica da maioria dos países africanos. Antes de mais nada, é preciso realçar que, para que a fome se instale, não é preciso haver fome nem guerras civis, pois é frequentemente a sua ocorrência em áreas úmidas e sem conflitos.
  Isso acontece porque parcelas da população não dispõem de rendimentos suficientes para adquirir os alimentos de que necessitam para sobreviver. É evidente, entretanto, que a ocorrência de secas e guerras complica ainda mais a situação dessas pessoas.
Fome - uma das principais causas de morte na África
  Embora vários países de diversos continentes apresentem situações de carência alimentar - consumo de alimentos abaixo do mínimo considerado necessário -, os casos mais graves se encontram na África.
  É grande o número de pessoas, em inúmeros países, afetadas pela fome, que necessitariam de ajuda alimentar para manter condições mínimas de sobrevivência. O drama de grandes parcelas da população africana é que essa realidade não se restringe à situação atual, pois existem áreas onde ocorreram eventos continuados de fome nos últimos 40 anos. A situação se meteu ainda mais grave com a ocorrência de conflitos que destroem áreas de lavouras e provoca o êxodo de milhões de pessoas. Desalojadas, só sobrevivem se obtiverem ajuda.
Mapa da fome no mundo
  Se parte das populações não consegue acesso a alimentação adequada, as consequências se fazem sentir de forma intensa na saúde das pessoas. A África é o continente onde os índices de esperança de vida ao nascer são menores; a grande maioria dos países apresenta uma expectativa de vida inferior a 55 anos, que é a mais baixa do mundo.
Mapa da expectativa de vida no mundo
  O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela ONU para todos os países, é uma síntese das condições de vida dos lugares que representa, pois leva em consideração as informações a respeito dos níveis de esperança de vida, de renda per capita e de escolarização. A maior parte dos países africanos apresenta IDH considerado baixo. Mesmo os países que apresentam melhor desempenho, conseguiram atingir apenas o nível médio.
Mapa do IDH na África
  A alta inciência de algumas doenças afetam negativamente os níveis de esperança de vida da população de vários países africanos e, em consequência, contribui bastante para o rebaixamento do IDH. Uma das doenças que preocupam já há duas décadas é a AIDS, pois o continente apresenta as mais altas taxas de infecção do mundo, com mais de 40 milhões de africanos infectados com a doença. Mais de 14 milhões de crianças perderam um ou ambos os pais em função de epidemia, criando uma legião de órfãos que não contam com qualquer assistência e orientação, o que torna ainda mais sombrias as perspectivas da epidemia.
Mapa da AIDS na África
  Além da AIDS, vários países africanos apresentam ainda uma taxa elevada de infecção por um conjunto de doenças denominadas genericamente "doenças tropicais", como a malária, a esquistossomose, a febre amarela e a doença do sono, entre outras. Em geral, são transmitidos por insetos cujo hábitat se situa predominantemente na região tropical.
  Não existem vacinas para a maior parte dessas doenças, mas existem tratamentos eficazes, além da prevenção, que deve ser feita sobretudo evitando a proliferação dos insetos e outros vetores que transmitem tais doenças. Mesmo a AIDS, apesar de ainda não ter cura, já apresenta níveis de mortalidade bem menores do que alguns anos, desde que seja feito o tratamento adequado, cuja maior limitação é o preço dos remédios.
Homem com AIDS na África do Sul
  Quando existem tratamentos possíveis para as doenças, a mortalidade passa a afetar sobretudo as parcelas da população que não têm condições financeiras para custeá-los. É necessário então que os governos dos países implementem programas de tratamento e prevenção abrangentes.
  Na África, a situação é mais grave no sul: Botsuana e Suazilândia apresentam uma taxa de infecção da população adulta superior a 37%. O maior número de pessoas infectadas localiza-se na África do Sul.
  A proliferação da AIDS na África está ligada à falta de informação e de divulgação a respeito das formas de propagação da doença, aliada às condições precárias de vida de grandes parcelas das populações.
Mapa da fome na África
FONTE: Carvalho, Marcos Bernardino de. Geografias do mundo: fronteiras, 8° ano / Marcos Bernardino de Carvalho, Diamantino Alves Correia Pereira. - 1. ed. renovada. - São Paulo: FTD, 2009.  - (Coleção geografias do mundo)

7 comentários:

Anônimo disse...

di mais essa page !! mi ajudou no meu trabalho de geografia!!!!adorei um 10

Anônimo disse...

Me ajudou também muito obrigada.

Effe disse...

Muito bom. Serviu de base para meu trabalho de Regional da África. Obrigado e parabéns.

Effe disse...

Muito bom. Serviu de base para meu trabalho de Regional da África. Obrigado e parabéns.

Effe disse...

Muito bom. Serviu de base para meu trabalho de Regional da África. Obrigado e parabéns.

Anônimo disse...

Ajudou bastante no meu portfolio de saúde da África na matéria de GEOGRAFIA

Hodélia Firmino disse...

me ajudou muito . muito obrigado

ADSENSE

Pesquisar este blog