terça-feira, 29 de novembro de 2011

VIETNÃ, O TIGRE VERMELHO

  Em 1986, iniciou-se a batalha que o Vietnã está travando de sua reinserção independente na economia mundial e sua rápida transformação em novo tigre asiático, acelerando seu ritmo de crescimento anual de 4% de 1986 a 1990 para taxas acima de 7% ao ano de 1991 até os dias atuais, o que signifca que a nação triplicou o tamanho de sua economia nos últimos vinte anos.
Cultivos nas montanhas do Vietnã
  Em 1986, diante da persistência do subdesenvolvimento, do bloqueio econômico capitalista e dos perigos da perestroika soviética, o PC do Vietnã assumiu a reforma econômica, baseada no modelo chinês de Deng Xiaoping. O Estado vietnamita manteve o monopólio do aparelho bancário, do comércio exterior, dos setores de energia e transportes e das grandes indústrias (cimento, cerveja, etc.), mas diminuiu sua presença econômica direta, aumentando sua presença indireta (planejamento). Manteve a propriedade estatal da terra, mas estimulou os contratos de parceria com os camponeses, estimulando grandes aumentos da produção, as mais significativa das quais na rizicultura, que saltou de 19,2 milhões de toneladas em 1990 para mais de 40 milhões de toneladas em 2010. Com boas jazidas de fosfatos, o Estado instalou fábricas de fertilizantes, que ajudaram o salto da agricultura, também visível nas crescentes safras de café e de borracha. Hoje, o Vietnã é o segundo maior produtor mundial de café (perdendo apenas para o Brasil) e o sexto maior produtor mundial de borracha.
Borracha - o Vietnã é o sexto maior produtor mundial
  Mais do que o crescimento agrícola é o da indústria, que tem garantido o grande dinamismo econômico, pois a indústria cresceu a taxas anuais de 12,5% nos anos de 1990 e 14% nos anos 2000. O grosso das exportações de manufaturados é de produtos tradicionais de mão de obra intensiva, de controle estatal majoritariamente: têxtil, confecções, calçados, entre outros.
Indústria de calçados - uma das que mais cresce no Vietnã
  O povo vietnamita e seus dirigentes têm enfrentado com coragem e sucesso a batalha iniciada em 1986. Realiza crescimento econômico mais igualitarista que o chinês, diminuindo a pobreza de 70% da população em 1985 a 25% em 2004, com 310 mil famílias promovidas a cada ano em média, bem como diminuindo o desemprego urbano. Completou a universalização do ensino primário e elevou o número de estudantes do ensino superior.
Estudantes vietnamitas
  O Vietnã constrói uma sociedade harmoniosa, onde as 54 minorias étnicas (15% da população) e os diferentes credos religiosos, sobretudo os budistas, possam se sentir parte ativa da construção do socialismo, fortemente industrializado, abundante e mais justo.
FONTE: Geografia, 2° ano: ensino médio / organizadores: Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena - 1. ed. - São Paulo: Edições SM, 2010. - (Coleção ser protagonista).

Um comentário:

Anônimo disse...

My brother recommended I might like this website.

He was once totally right. This submit truly
made my day. You cann't consider simply how so much time I had spent for this information! Thanks!
My blog ; homens a procura de mulher

ADSENSE

Pesquisar este blog