quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A GEOPOLÍTICA DA FOME

  Suprir as necessidades alimentícias das populações tem sido um desafio desde o princípio da humanidade. Porém, o que torna peculiar a ocorrência da fome nos tempos atuais é o fato de ela coexistir com recursos tecnológicos que fazem da abundância de alimentos uma realidade.
  A fome é um problema social grave, que pode até levar pessoas à morte por inanição ou por agravamento de doenças, e ainda agravar conflitos e causar guerras. Os efeitos da fome no mundo suscitaram debates políticos e acadêmicos que permitiram evidenciar o seu caráter social. Reconhecer a fome como um problema social é importante, pois abre possibilidades de combatê-la também por meios políticos.
  Os conflitos motivados pelo domínio de fontes de alimentos ou a posse dessas fontes como arma para enfraquecer os inimigos nas disputas territoriais sempre estiveram presentes ao longo da história.
  A escassez de alimentos também é uma das principais causas da mobilidade populacional. Em busca de melhores condições de sobrevivência, imigrantes e refugiados muitas vezes se veem envolvidos em conflitos com os habitantes estabelecidos anteriormente. Os confrontos geram novas levas de migrantes forçados, que, ao se refugiarem em áreas desprovidas de recursos suficientes para todos, criam condições que resultam em novos conflitos.
  O controle sobre a produção de alimentos essenciais para o consumo humano já foi usado como arma para nações poderosas, por meio de bloqueios econômicos e embargos de alimentos. Em 1973, com a eleição do governo socialista de Salvador Allende no Chile, os Estados Unidos iniciaram um bloqueio, deixando de vender os cereais necessários para a população chilena. A insatisfação popular com a falta de alimentos ajudou a orquestrar o golpe de Estado promovido pelo General Augusto Pinochet, apoiado pelos Estados Unidos.
Bombardeio do Palácio La Moñeda, sede do Governo do Chile durante o Golpe de Estado em 1973
  Quando Pinochet subiu ao poder, o Chile passou a ser beneficiado com um dos maiores créditos agrícolas fornecidos pelos Estados Unidos no período, o que possibilitou restabelecer o abastecimento de cereais a preços baixos.
  Desse modo, os embargos econômicos, a destruição de plantações e de infraestrutura de transporte e a restrição do comércio internacional são grandes promotores da fome no mundo.
FONTE: Geografia, 3° ano: ensino médio / organizadores: Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena - 1. ed. - São Paulo: Edições SM, 2010. - (Coleção ser protagonista

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog