quinta-feira, 16 de junho de 2011

AGROBUSINESS

  O campo vem se modernizando bastante nas últimas décadas. Tanto que alguns autores falam num "novo rural" brasileiro. Um dos destaques deste "novo rural", são os agrobusiness, os agronegócios ou, como preferem alguns, a agroindústria.
  O termo agrobusiness, designa toda uma cadeia de produção interligada de bens que dependem uns dos outros: desde produtos agrícolas (uva, soja, fumo, algodão, café, cana-de-açúcar, pecuária etc.), máquinas e equipamentos agrícolas industrializados (óleos, cigarros, tecidos, vinho, café solúvel etc.).
  Como se percebe, não se trata de um setor apenas rural, e muito menos agrário, mas de um complexo que envolve atividades urbanas e rurais interligadas. Uma subordinação do campo à cidade ou, uma modernização do campo. A atividade básica do agrobusiness é a agropecuária, mas uma agropecuária modernizada, com elevada produtividade da terra, fruto da aplicação de uma tecnologia avançada (correção de solos, aprimoramento em laboratórios de raças de animais ou de cultivos) e de forte investimento de capitais.
Produtor realizando o processo de calagem em Goiás
  O grande destaque do agrobusiness brasileiro tem sido a soja, um produto que antes era importado e hoje representa mais de 10% das exportações rurais brasileira. O Brasil virou o maior exportador mundial de soja, desbancando os Estados Unidos.
Plantação de soja no oeste da Bahia
  A viabilidade da soja no Brasil, especialmente na região do cerrado (Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia, parte de Minas Gerais, sul do Piauí e Maranhão), foi resultado de décadas de pesquisas para a correção dos solos tidos como pobres, para o aprimoramento da planta e das técnicas de produção. A soja está ligada a toda uma cadeia que vai da grande produção de máquinas, tratores e instrumentos agrícolas até as indústrias do farelo e do óleo de soja.
 Grãos de soja
  Outro setor da agroindústria que se expandiu e continua a crescer é o da fabricação de vinhos, especialmente no Rio Grande do Sul (região serrana ao redor de Bento Gonçalves e região fronteiriça com o Uruguai) e no Vale do São Francisco, entre Pernambuco e Bahia. Outros setores importantes do agronegócio brasileiro são a produção de carnes e derivados (salsichas, patês, salames, produtos de couro, de ossos ou de chifres etc.), de álcool combustível, de algodão e tecidos e de café e derivados.
 Cultivo de uva em Juazeiro - BA
  O Brasil tem excelentes condições, que nenhum outro país tem na mesma proporção, de expandir seu agrobusiness, como: enorme disponibilidade de terras agricultáveis ainda não aprovietadas; a incrível disponibilidade de água, elemento básico na agropecuária - que é a atividade econômica que mais utiliza água; possui uma tecnologia apropriada - o país desenvolveu e continua a desenvolver inúmeras tecnologias inovadoras nesse campo, desde o álcool como combustível até a correção dos solos do cerrado, passando pelo biodiesel, pela criação por meio da engenharia genética de novas espécies de plantas ou de aves (como o chester) etc.
Criação de chester em Santa Catarina
Fonte: VESSENTINI, José William. Geografia: o mundo em transformação. 1ª edição. Editora Ática: São Paulo, 2009.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog