segunda-feira, 2 de maio de 2011

COSTA DO MARFIM

  A Costa do Marfim, ou Côte d'Ivoire, em francês, é um país africano localizado no Oeste da África, e limita-se ao norte com o Mali e Burkina Fasso, a leste por Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné.
Observe alguns dados sobre a Costa do Marfim:
Área: 322.463 km² (67º)
População: 20.179.602 habitantes (55º)
Capital: Yamoussoukro (constitucional) e Abidjan (sede do governo)
Cidades mais populosas:
Abidjan (4,3 milhões de habitantes)
Abidjan - maior cidade da Costa do Marfim
Bouaké (831.149 habitantes)
Universidade em Bouaké
Yamoussoukro (250.659 habitantes)
Yamoussoukro - terceira maior cidade da Costa do Marfim
Língua Oficial: francês
Governo: República semipresidencialista
Independência: 7 de agosto de 1960, da França
Religião: islamismo (38,7%), cristianismo (26,1%, sendo que 20,8% são católicos e 5,3% são protestantes), animismo (17%), ateismo (13,4%), outras (4,8%).
PIB: U$ 22,384 bilhões (93º)
IDH: 0,397 (149º)
Expectativa de Vida: 49,3 anos (179°)
Mortalidade Infantil: 116,9/mil nasc. (189º)
Alfabetização: 48,7% (161º)
Moeda: Franco CFA
HISTÓRIA
  As populações indígenas estiveram, políticas e socialmente isoladas até épocas muito recentes. Os antecessores da população atual se instalaram na área entre os séculos XVIII e XIX. Os exploradores portugueses chegaram no século XV e iniciaram o comércio de marfim e escravos do litoral. No século XVII estabeleceram-se diferentes Estados negros, entre os quais se destacou o dos baules, por suas atividades artísticas. No final do século, os franceses fundaram os entrepostos de Assini e Grand-Bassam e, no século XIX, celebraram uma política de pactos com os chefes locais com o objetivo de estabelecer uma colônia.
Ruínas em Grand-Bassam - Costa do Marfim
  Em 1887 iniciou-se a penetração para o interior. A região se tornou uma colônia autônoma em 1893. Em 1899, passou a fazer parte da Federação da África Ocidental Francesa.
Mapa da África Ocidental Francesa
  A ocupação militar ocorreu entre 1908 e 1918, enquanto se construía a linha férrea entre o litoral e Bobo-Dioulasso, hoje pertencente a Burkina Fasso.
  Em 1919, a parte norte da colônia se tornou independente. Abidjan permaneceu sob a jurisdição francesa durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1944 foi criado o Sindicato Agrícola Africano, que deu origem ao Partido Democrático da Costa do Marfim. Entre 1950 e 1954, foi construído seu porto. Em 1958, foi proclamada a República da Costa do Marfim, como república autônoma dentro da Communauté Française (Comunidade Francesa) e, em 1960, alcançou a independência plena.
  Foi eleito presidente Félix Houphouët-Boigny, líder do Parti Democratique de la Côte d'Ivoire - Rassemblement Démocratique Africain, que até 1990, foi a única agremiação política legal do país.
Félix Houphouët-Boigny
  Com um alinhamento político pró-ocidental, a Costa do Marfim esteve em foco na década de 1970, ao tentar intervir pela via das negociações, na resolução do Apartheid na África do Sul.
  As eleições de 1990, a primeira que houve uma disputa real pelo poder, foram disputadas por todos os partidos políticos já legalizados, tendo o presidente Houphouët-Boigny sido reeleito para um sétimo mandato. Também em 1990, o papa João Paulo II visitou a Costa do Marfim, onde consagrou, em Yamoussoukro, a suntuosa basílica de nossa Senhora da Paz.
Basílica de Nossa Senhora da Paz, em Yamoussoukro
   Houphouët-Boigny, apesar de numerosas tentativas de Golpes de Estado e da instabilidade social provocada por crises econômicas, manteve-se no poder desde a independência até dezembro de 1993, quando faleceu. O antigo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Henri Konan Bedié, assumiu a presidência da República em 1993 e foi confirmado no cargo em 1995.
Henri Konan Bedié
   No dia 24 de dezembro de 1999, um Golpe de Estado, comandado pelo General Robert Guel, destituiu o presidente Konan Bedié, que se refugiou na Embaixada da França e depois no Togo. O General Robert Guel (Robert Guéi) convocou todos os partidos políticos para formarem um governo de transição e prometeu que o retorno à democracia seria rápido. Esse foi o primeiro golpe de Estado no país desde a sua independência em 1960.
General Robert Guel
  Robert Guéi foi assassinado durante um levantamento encabeçado pelo Movimento Patriótico da Costa do Marfim em 2002. Foi sucedido por Laurent Gbagbo.
  Em setembro de 2002, tem início a uma guerra civil, quando o norte do país, muçulmano, se rebeloue contra o sul, cristão , obrigando a ONU enviar mais de 10.000 boinas azuis (soldados de paz da ONU) da ONUCM ou Unoci (Força de Paz da ONU na Costa do Marfim).
  Nos últimos meses aumentaram os conflitos no país. Esses conflitos foram motivados pelas eleições presidenciais realizadas em 28 de novembro de 2010. Alassane Ouattara, foi declarado vencedor das eleições, que recebeu o apoio da ONU e pelos dois países que exercem maior influência no país - os Estados Unidos e a França.
Alassane Ouattara
  Laurent Gbagbo, cristão, líder do sul e presidente desde 2000, não aceitou o resultado e se recusou a deixar o poder. Nos dias que se seguiram, a Costa do Marfim viveu uma situação constrangedora, com Ouattara e Gbagbo nomeando primeiros-ministros e formando governos diferentes. Desde então, a tensão sofreu uma escalada e, além da possibilidade de um novo confronto entre o norte e o sul, a comunidade internacional teme um confronto entre as tropas da Unoci, a Força de Paz da ONU na Costa do Marfim, e os militares fieis a Gbagbo.
Laurent Gbagbo
GEOGRAFIA
  A Costa do Marfim situa-se em plena região tropical, com o clima habitual destas zonas. A temperatura média situa-se nos 30ºC durante todo o ano, exceto na estação das chuvas, onde a temperatura baixa para 25ºC. Há duas estações chuvosas: de maio a agosto e com menos intensidade, em novembro. Duas grandes zonas climáticas fazem parte do país: o Norte possui uma paisagem árida, com um clima quente e seco; o Sul é bastante úmido com uma vegetação rica em espécies vegetais.
Paisagem no sul da Costa do Marfim
  A Costa do Marfim está dividida em 19 regiões, subdivididas em 58 departamentos. As regiões da Costa do Marfim são:
1 - Agnéby; 2 - Bafing; 3 - Bas-Sassandra; 4 - Denguélé; 5 - Dix-Huit Montagnes; 6 - Fromager; 7 - Haut-Sassandra; 8 - Lacs; 9 - Lagunes; 10 - Marahoué; 11 - Moyen-Cavally; 12 - Moyen-Comoé; 13 - N'zi-Comoé; 14 - Savanes; 15 - Sud-Bandama; 16 - Sud-Comoé; 17 - Vallée du Bandama; 18 - Worodougou; 19 - Zanzan.
DEMOGRAFIA
  Mais de 76% da população é cidadã da Costa do Marfim e fala predominantemente o francês. Desde que se estabeleceu como uma das economias mais prósperas da África Ocidental, 20% da mão de obra consiste em trabalhadores da vizinha Libéria, Burkina-Fasso e Guiné. Este fato tem originado permanentemente uma tensão, devido ao fato de que grande parte destes trabalhadores serem muçulmanos, enquanto que a população natural da Costa do Marfim é, essencialmente cristã e animista. Cerca de 4% da população é de origem não africana. Há muitos descendentes de libaneses, cidadãos franceses, britânicos e espanhóis. Há uma minoria de missionários protestantes norte-americanos e canadenses.
Drogba - costamarfinense e estrela do futebol mundial
ECONOMIA
  A economia da Costa do Marfim é baseada na agricultura, que emprega 68% da população economicamente ativa (PEA), principalmente no cultivo do cacau, onde o país é o maior produtor e exportador mundial desse produto.
Produção de cacau na Costa do Marfim
  Outro produto que se destaca na economia do país é o óleo de palma, onde o país também é o maior produtor mundial. O algodão faz do país ser o terceiro maior produtor mundial desse produto. A partir de 1960, o país começou a cultivar a borracha e a copra (polpa seca de coco). A produção de abacaxi, banana e açúcar, se tornaram nos últimos anos, itens importantes da balança comercial.
Café - produto de destaque na Costa do Marfim

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog