terça-feira, 22 de março de 2011

UNASUL

 Unasul (União das Nações Sul-Americanas) é uma comunidade formada por doze países sul-americanos. Fazem parte os seguintes países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Suriname e Guiana.
  Em 8 de dezembro de 2004, na cidade de Cuzco, Peru, foi realizada a Terceira Reunião de Presidentes da América do Sul, onde foi redigido o documento Declaração de Cuzco, que criou as bases para a Unasul. O projeto ganhou o nome de Casa (Comunidade Sul-Americana de Nações). Em 2007, durante a Primeira Reunião Energética da América do Sul, realizada na Venezuela, o nome foi modificado para Unasul.
  O objetivo principal da Unasul é propiciar a integração entre os países da América do Sul. Essa integração ocorrerá nas áreas econômica, social e política. Dentro deste objetivo, espera-se uma coordenação e cooperação maior nos segmentos de educação, cultura, infraestrutura, energia, ciências e finanças.
Em 23 de maio de 2008, em Brasília, representantes dos doze países assinaram um tratado para a criação da Unasul, onde, por meio desse tratado, a Unasul passou a ser um organismo internacional, deixando a fase de debates para entrar na criação prática de medidas. Este tratado ainda precisa ser ratificado pelos congressos dos países membros.
  A Unasul terá três órgãos deliberativos: conselho de Chefes de Estado e de Governo, Conselho de Ministros de Relações Exteriores e Conselho de Delegados.
  As reuniões de chefes de Estados e de Governo ocorrem uma vez por ano. Os encontros do Conselho de Ministros de Relações Exteriores ocorrem semestralmente.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog