sábado, 19 de março de 2011

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO DE XANGAI (OCX)

  A Organização para Cooperação de Xangai (OCX), é uma aliança que começou a tomar forma em 1996, quando chefes de estado da China, da Rússia, do Cazaquistão, do Quirguistão e do Tadjiquistão se reuniram em Xangai, na China, para discutir problemas fronteiriços. Desde então, esses países, conhecidos como os "cinco de Xangai", organizaram uma agenda anual de encontros, para colaborarem nos campos da segurança regional, da economia e da política.
  Em 2001, os "cinco de Xangai" e o Uzbequistão criaram a OCX, que passou a atuar também na luta contra o terrorismo e o separatismo. Em 2004 a Mongólia foi admitida como observador da OCX e, em 2005, o Paquistão, a Índia e o Irã. Os Estados Unidos também pediram para se tornar observadores, mas foram rejeitados. Desde 2005, as ações da OCX incluem a realização de exercícios militares conjuntos entre a China e a Rússia, inclusive nos territórios dos demais países membros.
  Em 2010, Belarus e Sri Lanka, passaram a dialogar com o grupo.
Fonte: ARAUJO, Regina
Observatório de geografia: 9° ano: territórios da globalização/ Regina Araujo, angela Corrêa da Silva, Raul Borges Guimarães. São Paulo: Moderna, 2009.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog