domingo, 20 de fevereiro de 2011

CIVILIAÇÃO "ORIENTAL" OU SÍNICA

  A área dominada pela civilização sínica, ou chinesa, abrange além da China, alguns países vizinhos no continente asiático: Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan (Formosa), Hong Kong e, com menor intensidade, o sudeste Asiático.
  A civilização chinesa, uma das mais antigas do mundo, desenvolveu um rico sistema de linguagem, especialmente a escrita, e filosofias com grande significado religioso, político e até ecológico. a escrita chinesa, baseada ideogramas, expandiu-se para amplas áreas da Ásia e chegou até o Japão. O idioma chinês abrange seis dialetos principais; o falante de um deles não consegue entender os outros. Mas a escrita os unifica, pois todos compreendem os ideogramas, mesmo que as palavras que eles significam variem bastante.
Mandarin - letras do alfabeto chinês. Fonte: institutomandarin.net
  Ao longo dos milênios, a população chinesa, formada predominantemente por camponeses, teve de lutar contra um ambiente muitas vezes difícil e árido. A civilização chinesa foi a que mais desenvolveu sistemas de irrigação, transportando água dos rios para áreas longínquas com secas periódicas. É por isso que ela é chamada de "civilização hidráulica milenar".
Grande Canal da China ou Grande Canal de Jing-Han. Sua construção teve início no ano 604 pelo Imperador Yang Guang. Possui 1.794 quilômetros de comprimente. Fonte: portuguese.cri.cn
  A cultura chinesa engloba três principais correntes de pensamento, que para o povo chinês não se excluem, mas se completam: o confucionismo, o taoísmo e o budismo - as três religiões (ou filosofias) que formam uma "única família", o Sankiao. O chinês típico em geral, é ao mesmo tempo budista, taoísta e confucionista (e algumas vezes até cristão). Isso sempre preocupou os missionários e agentes ocidentais na região, pois o Ocidente não existe o meio-termo e a possibilidade de ser e não ser ao mesmo tempo. Essa é uma diferença essencial entre a cultura chinesa, ou "oriental", e a ocidental. A própria ideia cultural do Oriente é uma invenção do Ocidente, pois há várias civilizações diferentes na Ásia, e os escritores que criaram a ideia de um Oriente único, misturavam tudo: a civilização chinesa com a hinduísta e a islâmica.
  Vejam as principais características das correntes orientais:
Confucionismo
  Deriva dos ensinamentos de Confúcio, do século V a.C. Prega uma série de regras éticas ou virtudes para as pessoas. Ele advoga um grande respeito às tradições e aos idosos, à família e à pátria, especialmente ao Estado. Valoriza bastante o ensino e apregoa que os sábios ou letrados, detentores do saber e também do poder, ocupem o primeiro lugar na sociedade.
Templo do confucionismo na China. Fonte: portuguese.cri.cn
  O confucionismo foi e continua sendo fundamental para a organização da burocracia chines - a classe dirigente do país há milênios, mesmo depois da introdução da República (1911) e da Revolução Socialista de 1949. Essas mudanças na vida política oficial do país não alteram o fato básico de que a camada dominante sempre foi, e continua sendo, a elite burocrática que controla o Estado e o governo. No passado esses mandatários eram os mandarins; hoje são os membros privilegiados do Partido Comunista.
Mao Tsé-tung - líder chinês. Fonte: institutomandarin.net
Taoísmo
  Fundado por Lao-tsé, no século V a.C., advém da palavra tao, que significa o caminho ou processo do universo, a ordem da natureza. O mundo é visto como um processo dinâmico e cíclico, com frequentes oposições de lados contrários que se complementam: o yin e o yang, ou seja, o feminino e o masculino, o intuitivo e o racional, o complexo e o simples, o receptivo e o expansivo, o repouso e o movimento.
Lao-tsé - fundador do Taoísmo. Fonte: wordpress.com
  A vida, dizia Lao-tsé, é a harmonia combinada do yin e do yang, a busca do equilíbrio, mesmo que às vezes um dos dois lados prevaleça momentaneamente. A tradicional medicina chinesa, que usa a acupuntura, alimentação especial e outras técnicas muito diferentes da medicina ocidental, baseia-se numa imagem do corpo (em união com o espírito) que seria essa combinação dos elementos yin e yang.
Montanha Qingcheng, lugar sagrado do taoísmo na província de Sichuan. Fonte: mitologiasereligiões.com
Budismo
  Chegou tardiamente à China, no século I d.C., vindo da Índia. O budismo chinês (e também o japonês) é diferente do primitivo budismo indiano, pois foi reelaborado no contato com a cultura chinesa. O fundamental no budismo é a ideia de "despertar" ou nirvana, um estágio de meditação profunda que conduz ao conhecimento último das coisas. Tudo é mutável, está em movimento, se transforma, dizia Buda. Não devemos nos apegar às coisas transitórias, a fatos e pessoas, nem ao próprio "eu", pois tudo seriam formas de ilusão.
Estátua de Buda em Macau - China. Fonte: cambetabangkokmacau.com
  Nessa área tradicionalmente bastante povoada, a desvalorização do individualismo apregoado pelo budismo teve grande aceitação. O budismo enfatiza também as ideias de sofrimento - pobreza, dor, doença e morte -, com propostas consoladoras de renúncia e de possibilidade de alcançar a salvação, o nirvana.
Templo budista em Zen - China. Fonte: canstockphoto.com.br
  Assim, a civilização "oriental", valoriza muito a nação e o Estado, a família, a cultura (os letrados), a relatividade das coisas (tudo é transitório e tudo é aceitável, desde que na medida certa) e a história vista como ciclos, fases que vão ora numa direção, ora em outra.
  Também a solidariedade dos tradicionais clãs (grupos de famílias) com sua pátria de origem vem ajudando muito a atual expansão econômica da China. Isso porque os chineses que vivem no exterior - especialmente Taiwan, Cingapura, Malásia, Tailândia etc - criaram uma vasta rede de investimento nesse país, que vem sendo o de maior crescimento em todo o mundo desde os anos de 1990, e hoje já possui a segunda maior economia mundial, superando em 2010 a economia japonesa, e se persistir esse crescimento, nos próximos 15 anos já será a maior economia mundial.
Parque industrial em Pequim - China. Fonte: info.abril.com.br
  E a extrema valorização da escola e do professor, típica dessa cultura, muito ajudou na modernização não apenas da China, mas também de outras economias mais industrializadas, como o Japão, a Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan, dentre outras. Esses países também incorporaram, em maior ou menor grau, elementos da civilização chinesa, especialmente o confucionismo. Em todos eles existe um forte nacionalismo e uma efetiva valorização da educação de boa qualidade para todas as pessoas.
Alunos em uma escola em Xangai - China. Fonte: noticias.bol.uol.com
Fonte: VESENTINI, José William Geografia: geografia geral e do Brasil, volume único. São Paulo: Ática, 2005.

11 comentários:

Anônimo disse...

O conteúdopublicado no seu blog é muito bom

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações, foi muito bom.

Anônimo disse...

Hello there, I discovered your blog by means of Google at
the same time as looking for a related subject, your web site came up, it seems great.
I've bookmarked it in my google bookmarks.
Hello there, just become aware of your blog through Google, and located that it's really informative.
I am going to watch out for brussels. I'll appreciate for those who continue this in future. Numerous other folks shall be benefited from your writing. Cheers!

My website ... skin brightener for sun spots

Anônimo disse...

Hi there just wanted to give you a quick
heads up. The text in your article seem to be running off the
screen in Chrome. I'm not sure if this is a formatting
issue or something to do with internet browser compatibility but I figured I'd post to let you know.

The design look great though! Hope you get the problem resolved soon.
Many thanks

Here is my web blog: guia de hotel fazenda

Anônimo disse...

овчарка воспитание и дрессировка [url=http://dressirovka-moskovskaya-oblast.dressirovka-shenkov.ru/pravilnaya-dressirovka-sobak.html]правильная дрессировка собак[/url] дрессировка цвергпинчера [url=http://dressirovka-moskovskaya-oblast.dressirovka-shenkov.ru/kakie-sobaki-luchshe-poddaytsya-dressirovke.html]какие собаки лучше поддаются дрессировке[/url] инструктор по дрессировке собак [url=http://dressirovka-shenkov.ru/dressirovka-dzhek-rassel-terera.html]дрессировка джек рассел терьера[/url] дрессировка стаффа [url=http://sobaki-pozharnye.dressirovka-shenkov.ru/burbul-dressirovka.html]бурбуль дрессировка[/url] дрессировка щенка той терьера [url=http://dressirovka-moskovskaya-oblast.dressirovka-shenkov.ru/dressirovka-sobak-sayt.html]дрессировка собак сайт[/url] собаки поддающиеся дрессировке [url=http://msk.dressirovkacobak.ru/dressirovka-sobak-orehovo-136.html]дрессировка собак орехово[/url] дрессировка и воспитание щенка [url=http://dresirovka-sobak.dressirovka-shenkov.ru/shkoli-po-dressirovke-sobak.html]школы по дрессировке собак[/url] дрессировка пуделя [url=http://ceny-na-dressirovku.dressirovka-shenkov.ru/dressirovka-sobak-mitishi.html]дрессировка собак мытищи[/url] дрессировка лабрадора ретривера [url=http://dressdog.dressirovkacobak.ru/kak-nauchit-sobaku-dressirovke-733.html]как научить собаку дрессировке[/url] дрессировка немецких собак [url=http://dressirovka.dressirovka-shenkov.ru/posledovatelnost-komand-dressirovki-sobak.html]последовательность команд дрессировки собак[/url] дрессировка алабая в домашних условиях [url=http://dressirovka-v-moskve.dressirovka-shenkov.ru/obuchenie-sobaki-komande-fas.html]обучение собаки команде фас[/url] дрессировка и воспитание ротвейлера [url=http://sobaki-pozharnye.dressirovka-shenkov.ru/dressirovka-shenka-layki.html]дрессировка щенка лайки[/url] ротвейлер воспитание и дрессировка [url=http://obuchenie.dressirovkacobak.ru/rotveiler-dressirovka-488.html]ротвейлер дрессировка[/url] дрессировка фокстерьера [url=http://obuchenie.dressirovkacobak.ru/zashita-dlya-dressirovki-sobak-923.html]защита для дрессировки собак[/url] дрессировка цвергшнауцера [url=http://dog.dressirovkacobak.ru/590.html]собаки хорошо поддающиеся дрессировке[/url] кинолог дрессировка собаки [url=http://dresirovka-sobak.dressirovka-shenkov.ru/dressirovka-sobak-v-podolske.html]дрессировка собак в подольске[/url] дрессировка маламута [url=http://obschiy-kurs-dressirovki.dressirovka-shenkov.ru/dressirovka-sobak-voskresensk.html]дрессировка собак воскресенск[/url] сколько стоит дрессировка собак [url=http://dressirovka.dressirovka-shenkov.ru/dressirovka-nyfaundlenda.html]дрессировка ньюфаундленда[/url] сколько стоит дрессировка собаки [url=http://dressirovka-sobak.dressirovka-shenkov.ru/shkola-dressirovki-sobak.html]школа дрессировки собак[/url] дрессировка собак самостоятельно [url=http://dressirovka-sobak.dressirovka-shenkov.ru/fristayl-s-sobakoy-obuchenie.html]фристайл с собакой обучение[/url] дрессировка собаки самостоятельно [url=http://obschiy-kurs-dressirovki.dressirovka-shenkov.ru/dressirovka-retrivera-v-domashnih-usloviyah.html]дрессировка ретривера в домашних условиях[/url] самостоятельная дрессировка собак [url=http://karaulnaya-sluzhba.dressirovka-shenkov.ru/dressirovka-shenka-chihuahua.html]дрессировка щенка чихуахуа[/url]

Anônimo disse...

[url=http://buyfinasteride-propecia.com/]Buy Finasteride Online[/url] Salbutamol Online http://zoloft-50mg-generic.org/

Anônimo disse...

[url=http://buyfinasteride-propecia.com/]Buy Propecia Online[/url] Ventolin Cost http://zoloft-50mg-generic.org/

Anônimo disse...

[url=http://buyfinasteride-propecia.com/]Propecia Without A Prescription[/url] Ventolin Hfa http://zoloft-50mg-generic.org/

Anônimo disse...

[url=http://buyfinasteride-propecia.com/]Generic Propecia[/url] Salbutamol Online http://zoloft-50mg-generic.org/

Anônimo disse...

adorei mi ajudou no trabalho que estou fazendo nesse ezato,momento com meus amigos i amigas ajudou a refletir mas sobre o asunto civilizacao oriental ou sinica,muito obrigado mesmo consegui tira minha duvida obrigado e obrigado

Unknown disse...

Desenvolvimento cultural e científico

ADSENSE

Pesquisar este blog